Como otimizar o SEO para busca por voz?

Com os avanços da tecnologia está cada vez mais comum realizar pesquisas por voz. É super tentador não precisar digitar o que busca em um momento que você está com pressa. Apesar de parecer algo super moderno, o primeiro uso do sistema de diálogo foi registrado em 1977.  

 A internet não está só nas pontas dos dedos, mas também na ponta da língua. Na pesquisa por voz tudo que você precisa fazer é dizer ao seu dispositivo o que quer e ele irá fazer a pesquisa por você. A busca por voz veio para facilitar nosso dia a dia, mas ainda levanta dúvidas para quem trabalha com marketing digital.

Como funciona a pesquisa por voz?

A busca por voz se apoia no PLN (Processamento de Linguagem Natural). O PLN é uma vertente da inteligência artificial que ajuda computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. Essa ferramenta possibilita que seu dispositivo seja ativado quando ouve você falar, entenda suas intenções, execute uma ação e dê um feedback, tudo isso em poucos segundos.

A imagem abaixo demonstra como a PLN funciona:

O PLN possibilita que os computadores leiam textos, ouçam e interpretem falas, e a partir disso encontrem o que o usuário busca. 

Nossa fala é composta por sotaques regionais, fora que tendemos a falar baixo e usar palavras de outro idioma. O PLN é importante porque ajuda a resolver essa ambiguidade na linguagem . 

Com o tempo, o Google “aprende” sua linguagem, sotaque e outros padrões na forma como você fala. Existe um subcampo do PLN chamado ELN (Entendimento de linguagem natural) que possui grande potencial em aplicações cognitivas. Os algoritmos de ELN têm a capacidade de resolver o problema extremamente complexo de interpretação semântica. Em outras palavras, eles podem compreender o significado pretendido da linguagem falada ou escrita. Enfim, eles podem entender contextos e inferências da mesma forma que nós. A medida que o google aprimora seu algoritmo, é possível que a experiência do usuário se torne mais suave e intuitiva. 

O que muda para os sites de busca com a pesquisa por voz

O Google muda constantemente os seus algoritmos com o objetivo de aperfeiçoar nossa experiência enquantos usuários. Por isso, estar no primeiro lugar no Google, Bing e em qualquer outro mecanismo de busca, nunca foi tão importante como agora.  O Google passa a levar em consideração, além de uma determinada palavra-chave, aquilo que motivou o usuário a fazer a pesquisa. Dessa forma, o mecanismo pode mostrar conteúdos que não necessariamente têm aquele termo, mas que são relevantes naquela ocasião. Quanto mais longo for o conteúdo, maior será a possibilidade dele ranquear nas primeiras posições do Google.  

Como otimizar meu site para pesquisas por voz?

Embora a pesquisa por texto seja ainda maior, a tendência é que os usuários usem cada vez mais a pesquisa por voz, assim, saber como otimizar seu conteúdo é de extrema importância. 

Temos aqui algumas dicas: 

Crie uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso gratuito que permite divulgar um negócio. É possível inserir informações como endereços, fotos, depoimentos de clientes satisfeitos e horário de funcionamento. Cadastrar seu negócio nessa plataforma é uma maneira de aumentar as possibilidades de seu site aparecer nos primeiros resultados de pesquisa de voz.

Tenha Posts resolvendo as dúvidas mais frequentes

Conheça bem seu público alvo e saiba quais são as dúvidas que são mais recorrentes entre eles, a partir disso crie posts que respondam às principais perguntas que esse público costuma fazer. Existem ferramentas que ajudam a descobrir os termos mais buscados no google, com o uso dessas ferramentas é possível criar posts que ofereçam exatamente o que as pessoas pesquisam no mecanismo de busca. 

Use posts em áudio

Além do post escrito, coloque um áudio que reproduza o seu conteúdo. Nem todas as pessoas estão dispostas a ler um artigo e, como já dissemos, muitas usuários usam a busca por voz para pouparem tempo e poder só escutar e não ler é um avanço. 

Use perguntas como palavra-chave

Pesquisa por voz é mais propensa a conter perguntas nas frases.

Use essas palavras: como, o que, quando, por que, e onde, pois a maioria das pesquisas começam assim. É possível identificar o intuito do usuário a partir das palavras escolhidas, por exemplo, se colocam “o que” e “ quem” significa que ainda estão na fase de pesquisa, mas se usam “onde” sinaliza que estão quase prontos para realizar uma compra. 

Seu conteúdo deve parecer uma conversa

Quanto mais formal e robótica for a linguagem da sua página, menos chance ela terá de aparecer nos resultados da pesquisa de voz. Por isso é aconselhável o uso de uma linguagem natural.

Escreva para seu público alvo

Escreva exclusivamente para o seu público-alvo. Será mais fácil assim a segmentação e isso ajudará a otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca. 

Seu site precisa ser compatível com Mobile

As pesquisas por voz acontecem, sobretudo, em dispositivos móveis, logo é necessário que seu site seja compatível com mobile. 

Garanta que seu site carregue rapidamente

As pessoas possuem pouco tempo disponível e estão sempre correndo, então é recomendado que seu site carregue de forma rápida. Os usuários desistem mais dos sites que demoram mais a carregar. 

Em resumo, não é uma tarefa simples, mas a otimização irá preparar seu site para as buscas por voz.

Se você não adequar seu site não será fácil encontrá-lo de forma orgânica.

Lembre, com a forte concorrência o mercado ficará cada vez mais difícil.    

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Até logo!

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