Dicas e estratégias: como criar um bom plano de marketing digital

   Esse artigo irá auxiliá-lo na produção de um plano de marketing digital, que por sua vez, te ajudará a criar um planejamento estratégico de atuação no mercado. 

    Aqui você aprenderá a planejar ações de como atuar no mercado, o que possibilita o aumento de vendas, captação de leads, desenvolvimento de estratégias de comunicação, entre outros posicionamentos de mercado. 

  O Plano de marketing digital é uma ferramenta de gestão fundamental para o seu negócio e deve ser usada regularmente e atualizada sempre. Ter um plano de marketing digital te auxilia na adaptação às constantes mudanças do mercado, além de identificar tendências e com isso, obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes. 

Aqui você encontrará:

  • O que é um plano de marketing digital de uma empresa?
  • O que o plano deve contemplar?
  • Quais são as etapas do plano de marketing digital ?
  • Dicas para colocar o plano de marketing digital em ação!

O que é um plano de marketing digital de uma empresa?

     Em resumo, um plano de marketing digital é um conjunto de estratégias e metas, traçadas para atingir determinados objetivos em marketing, seja ele de um produto, de uma loja ou mesmo, um serviço.

   É evidente  que estas estratégias devem ser sólidas e bem elaboradas, já que geralmente um plano de marketing costuma cobrir um período de até 5 anos.

  O plano de marketing digital pode parecer complexo de ser construído, mas não apresenta grande dificuldade. São vários passos que ajudarão você a compreender tudo o que é necessário para criar uma ação de marketing efetiva.

  Se engana quem pensa que um plano de marketing digital é só para grandes e médias empresas, todas independente do tamanho precisam de um para alcançar seus objetivos.  

Dentro do plano de ação, a estratégia de conteúdo ganhará mais forma, o que o tornará mais assertivo. Você saberá quem é a persona, em qual etapa da jornada de compra ela se encontra, a palavra-chave do conteúdo, quais serão os meios de divulgação, entre outros diversos detalhes importantes.

O que o plano deve conter?

Para desenvolver um bom plano de marketing, é preciso que ele contemple algumas informações fundamentais para ser realmente efetivo. São elas:

Objetivos e metas do negócio: 

Uma boa estratégia de marketing deve estar sempre alinhada às metas e objetivos estabelecidas. Para desenvolver essas metas, escreva-as no formato de Meta SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal).

Análise SWOT: 

Essa análise identifica os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças em termos de posição competitiva, mercado, público-alvo, posicionamento, etc. Aproveite e aprenda a fazer a Meta SWOT!

Persona: 

No plano de marketing, é preciso identificar o perfil do potencial cliente e personalizar as ações de marketing. Dessa forma, se o seu negócio possui mais de um perfil de possíveis clientes, crie mais de uma persona para ser mais efetivo. 

KPIs:

 É fundamental definir indicadores-chaves para mensurar se as ações estão funcionando, quais devem receber maior investimento e quais devem ser colocadas de lado. 

Prazos e orçamento: 

Por fim, o plano de marketing deve contemplar o prazo de cada estratégia, o investimento necessário e o retorno esperado do tempo e dinheiro investidos. 

Quais são as etapas do plano de marketing digital ?

  O nome já é sugestivo, o plano de marketing digital começa com o seu planejamento. Um bom planejamento é composto de vários itens entre eles:

Sumário executivo

Apesar de este item está no início do seu Plano de Marketing, ele deve ser escrito por último. Isso porque, ele é exatamente o que o nome diz: um sumário. É nele que você vai resumir as informações que vai obter sobre o seu produto, estratégias de marketing, público-alvo, entre outras, durante todo o processo de planejamento deste esquema.

Aqui deverá constar, de maneira nítida, a ideia e os objetivos principais do seu negócio e do seu Plano de Marketing.

Análise de ambiente

Em primeiro lugar, você deverá somar todos os fatores, internos e externos da sua empresa, que possam influenciar positiva ou negativamente a efetividade de seu Plano. Enfim, você levará em consideração todos os fatores que podem resultar em bom ou mau funcionamento de suas operações.

Analise os materiais que são necessários para a atividade plena de suas funções e se o seu negócio dispõe de todos eles. Se seus equipamentos são novos, se a tecnologia que você usa é efetiva ou se representam alguma fraqueza para a sua empresa.

Definição de público-alvo

 Nesta etapa do seu Plano de Marketing Digital você fazerá pesquisas que ajudem a definir quem é o seu público-alvo. Ou seja, aquela parcela da população que você e seu negócio querem como cliente.

Este processo é importante porque ajudará você a entender melhor que tipo específico de pessoa oferece as melhores oportunidades de negócio para a sua empresa.

Definição do posicionamento de mercado

Defina uma imagem nítida do que você quer que a sua empresa reflita para seus clientes. Use os dados coletados anteriormente, estas informações sobre os pontos fortes e fracos da concorrência podem te ajudar a definir estratégias para que seus serviços sejam superiores, tornando isso mais uma qualidade que o cliente verá em sua marca.

Definição da marca

Chegamos ao momento em que você deve criar a identidade da sua empresa. Tudo o que você definir nesta etapa influenciará a maneira com que seus clientes vêm o seu negócio, por isso recomendamos que você conte com a ajuda de um profissional.

Isso porque, além de criar um logotipo que transmita os conceitos da sua marca, você ainda vai precisar desenvolver um slogan, definir as cores que representam a sua empresa, entre muitos outros itens. Tudo para que a identidade visual do seu negócio reflita a imagem que você escolheu para ela.

Definição dos objetivos e metas

Quais são os objetivos que a sua empresa quer alcançar? Especifique aqui qual a missão e a visão do seu negócio e elabore metas nítidas e realistas de onde quer chegar. Trace metas alcançáveis para que se você não conseguir atingir o sucesso completo em uma delas, você não desanime. 

Definição das estratégias de marketing digitais

Aqui você listará as estratégias que adotará para alcançar os objetivos que estabeleceu acima. Temos entre nosso material rico um guia  sobre estratégia digital que pode ser útil. 

 Para ficar mais fácil, estas estratégias devem ser pautadas pelos 5 P’s do Marketing:

  • Produto

É o que a sua empresa oferece, podendo ser também um serviço. O produto que você oferece deve atender a necessidades específicas de seus clientes, além de ter um diferencial perante os produtos dos seus concorrentes.

  • Preço

Preço não é somente quanto você cobra por seus produtos e serviços. É quanto os consumidores estão dispostos a pagar por eles. Materialmente, um bom preço para um produto é aquele que paga pela sua produção e proporcione uma boa margem de lucro para a empresa que o vende. Como você estabelece os preços de seus produtos?

  • Praça

Este item diz respeito à maneira que os seus produtos chegam até o seu cliente. É através de entregas? Venda em ponto físico? Quais os canais que ajudam este produto a chegar até a sua empresa?

Você deve conhecer tudo o que é relevante no processo fornecimento, transporte, recepção e estoque dos seus produtos.

  • Promoção

Como você sabe, o objetivo da promoção é estimular as vendas, tanto de produtos novos, quanto de produtos que você descobriu, através de um controle de estoque eficiente, que estão encalhados nas prateleiras.

  • Pessoas

Um dos elementos principais de qualquer empresa é o elemento humano. Em outras palavras, dele pode depender o sucesso ou o fracasso de um negócio. 

Leia mais no nosso texto : Como a internet transformou os 4 Ps em 4 Cs?

 Dicas para colocar o plano de marketing digital em ação

Agora que você já fez um bom planejamento é hora de colocar o seu plano em ação. Temos aqui algumas dicas que irão te auxiliar nesse processo: 

Revise de tempos em tempos as bases do plano

Os dados coletados não são estáticos. O seu  plano deve sempre ser revisto. A revisão ajuda a entender onde você tem acertado e o que vale a pena investir mais. Assim como colocar novas estratégias encontradas ao longo do caminho que podem ajudar na busca por um ROI maior.

Trace estratégias para reter clientes

Em primeiro lugar, o plano de marketing é focado na conquista de novos clientes, porém, também é preciso se preocupar em reter aqueles já conquistados. Dessa forma, essa é de longe a estratégia mais econômica e com maiores chances de sucesso.

Pense em ações para lidar com clientes insatisfeitos

Clientes insatisfeitos são um problema para qualquer negócio. E eles são inevitáveis.  Esses consumidores irão mostrar de alguma forma que estão insatisfeitos. Existem diversos canais para tal, como suas próprias redes sociais ou o Reclame Aqui.

Em síntese, sem estratégias para lidar com possíveis clientes insatisfeitos, eles se tornarão um problema muito maior, afastando novos e antigos compradores. Por isso, pense em ações para lidar e contornar esses problemas, como investir em Customer Experience.

Espero que esse material seja útil para a sua estratégia! 

Para mais conteúdo sobre marketing digital, acesse nosso blog!