Faça sua campanha de marketing ser um sucesso na internet

Pense, sua empresa está preparada para o ano de 2020?

Todos os meses temos esses números:

  • Existem 2 bilhões de usuários ativos no facebook,
  • 1 bilhão inscritos no Instagram
  • 1900 milhões acessam o YouTube em todo o mundo.
  • No Brasil , 140 milhões de usuários estão conectados em alguma rede social.

Dessa forma, sendo nós contra ou a favor, o mundo se tornou digital. Se não se inserir nesse contexto, sua empresa será engolida pelos seus concorrentes.

Um ótimo recurso para se manter ativo na era digital é desenvolver uma boa campanha digital. 

Mas para começo de conversa: 

O que é uma campanha de marketing?

Basicamente, campanha de marketing é um trabalho de promoção de uma empresa, marca, produto ou serviço, com o intuito de alavancar determinado objetivo relacionado à venda de produto ou serviço. As campanhas geralmente são feitas através de uma sequência de ações, todas dentro de um conceito. Independente da razão pela qual a campanha será feita, um conceito, ou seja, uma sequência temática tem que ser desenvolvida. 

Leia agora dicas para criar uma campanha de marketing de sucesso:

  • Em primeiro lugar, planeje! Pois o planejamento é o primeiro passo de uma campanha bem-sucedida. Fazer uma boa campanha exige muito estudo e esforço. Não tente criar sua campanha por intuição. Antes mesmo de começar a criar uma campanha é necessário definir o que você deseja alcançar com ela. 
  • Faça um diagnóstico da situação da sua empresa. Análise dados como volume de vendas, faturamento, lucro, posicionamento da sua marca e dos concorrentes, dentre tantas possibilidades. Saiba quais são as fraquezas e a força contida na sua empresa. Fique de olho na concorrência o que ela está fazendo e se está surtindo efeito. 
  • Crie um roteiro e nele delimite suas metas, pense que se começar bem, irá consequentemente terminar bem. Coloque a criatividade para funcionar, ela será seu ponto forte nas campanhas de marketing. Nesse momento defina quanto tempo sua campanha ficará girando. Lembre que uma campanha longa dificulta a análise dos resultados, além de ser mais cara.  

Aqui estão mais alguns pontos importantes:

  • As métricas de desempenho devem ser definidas antes do início do projeto e elas variarão conforme a ferramenta utilizada. Avaliar os resultados é uma boa maneira de criticar sua campanha, observe se as estratégias deram certo ou não. Veja o que precisa ser mudado e o que deve ser usado novamente ou com mais intensidade. Não crie expectativas irreais, não queira dar um passo maior que a perna.
  • Defina o objetivo da sua campanha publicitária, se é um lançamento de um produto ou reforço de imagem institucional, posicionamento de marca, expansão para novos mercados, ou mesmo, ampliação de público-alvo.
  • Defina o público-alvo da sua campanha. Se você não estiver com seu público-alvo bem definido, a mensagem da campanha irá se perder. Faça uma segmentação e monte uma estratégia que mais se adeque ao seu público. 

Depois de definir os detalhes iniciais, vamos para a ação:

  • Não deixe de criar uma campanha compatível com smartphones, o consumidor com certeza utiliza algum dispositivo móvel para acessar suas redes sociais , faça com que sua experiência ao ter contato com sua campanha seja a melhor possível. 
  • Aponte o Budget, ou seja, o orçamento disponível para a realização da campanha. Os resultados da campanha estão diretamente ligados ao investimento feito pela empresa, mas não se preocupe, é possível fazer boas campanhas gastando pouco.
  • Trabalhe em equipe, para sua campanha de marketing ter sucesso, será preciso que sua equipe de marketing esteja sincronizada. 
  • Defina a linha de comunicação. Observe as características da marca, o perfil da marca deve transparecer na sua comunicação. 
  • Especifique os 4 Ps do marketing, eles levarão sua campanha de marketing ao fim desejado. 

Aqui são algumas ações para encaminhar suas campanhas:

Links patrocinados:

Você pode pagar por campanhas para que elas tenham impulsionamento, trazendo assim mais visibilidade para a sua marca.

Marketing de conteúdo:

Tenha um blog para divulgar posts relacionados aos seus produtos e serviços, gerando tráfego por meio de uma estratégia inbound.

Email marketing:

 O email marketing é uma das ferramentas que funciona de uma forma estratégica para captar e nutrir leads.

Redes Sociais: 

Independente de qual seja seu público-alvo, certamente ele usa redes sociais. Posts em redes sociais te aproximará da sua persona ideal.

Enfim, uma boa campanha de marketing é exatamente o que você precisa para alavancar seu negócio.

Para mais dicas, acesse nosso blog!

Até logo!