Ferramentas para identificar seu persona

Existe marketing que traz resultados e marketing totalmente ineficaz. Sabe qual a principal diferença entre os dois? 

Certamente, é pelo direcionamento que as campanhas tomam.

 Em primeiro lugar, é necessário que você, na sua estratégia de marketing digital defina com quem você irá se comunicar. É imprescindível conhecer seu público alvo e entender suas particularidades, estabelecendo assim quem é seu persona.

Uma boa pesquisa de personas irá transformar de forma positiva o seu quadro de marketing. 

A tecnologia ganhou espaço nas últimas décadas, facilitando e poupando o tempo da população. Dessa forma, por que não utilizar dos recursos tecnológicos na sua missão de estabelecer quem é seu persona?

Rafael Rez, em seu livro Marketing de Conteúdo, cita algumas ferramentas que irão te auxiliar: 

Google Keyword Planner:

Gratuito, o Keyword Planner é uma ferramenta integrada ao Google AdWords. Essa ferramenta te ajuda a encontrar as palavras que determinado grupo busca no Google. Outro recurso é o fornecimento de estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. 

Übersuggest: 

Essa  ferramenta sugere palavras-chave. O Übersuggest utiliza dados do Google e de outros buscadores, exigindo apenas que se coloque um termo, adicionando na frente dele uma letra ou um número. Ele faz as tarefas repetitivas de busca de palavras-chave de forma automática. 

Survey Monkey: 

Essa plataforma permite que você crie questionários e os envie por e-mail durante a pesquisa. Existe uma versão gratuita que inclui 10 perguntas por questionário e até 100 respostas para cada uma. Gera gráficos e tabulações de forma automática. Os questionários podem ser enviados por meio de aparelhos móveis , pela web ou via mídias sociais. 

Sua Pesquisa: 

Versão brasileira do Survey Monkey que permite fazer questionários, espalhar a pesquisa e coletar os dados para a tomada de decisões. Existe uma versão gratuita desta ferramenta que concede o envio de formulários com até 30 respostas. Ela possibilita o cruzamento de dados. Um modelo básico de formulário já vem pronto com exemplos de questões referentes ao tipo de aplicação escolhida e você pode alterá-los, conforme a necessidade. 

Google Forms:

Um formulário do Google que pode ser customizado e enviado aos entrevistados. O serviço é bastante útil para quem deseja preparar uma enquete rápida, coletar endereços de e-mail e criar questionários mais elaborados. No entanto, esse serviço só reúne as respostas, exigindo uma habilidade para poder cruzar os dados .

Entre essas ferramentas, estão algumas que já citamos em nosso textos aqui no blog, como institutos de pesquisa e redes sociais. Porém esses meios exigem um trabalho maior, mas possibilitam da mesma forma fazer uma segmentação em idade, sexo, região geográfica, entre outras.

Com tantos meios, você não tem mais desculpa para não conhecer bem seu persona!

Enfim, teste essas ferramentas e descubra qual encaixa melhor no seu setor e empresa, garantindo assim sua competitividade nesta era totalmente digital!

Para mais textos, acesse nosso blog

Até logo! 

Privacidade