Houve uma popularização dos smartphones, e consequentemente das redes sociais.
O mundo hoje funciona de forma digital. O marketing on-line ganhou força e levantou a questão se esse é o fim do marketing off-line.
Segundo Philip Kotler, em seu livro Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital, ainda não chegou o fim do antigo marketing. Pelo contrário, temos a cultura da convergência, onde as velhas e novas mídias colidem e devem se unir para manter o poder de negociação.
Trabalhar com marketing é, sobretudo, trabalhar com mudanças. O mercado está em constante evolução, assim como os consumidores.
Como se caracteriza a massa consumidora e como é influenciada?
Atualmente, a maioria dos consumidores pertencem a classe média ou emergente. São jovens com grande mobilidade (e por isso preferem poupar tempo), que desejam consumir e têm recursos para isso, ou seja, um prato cheio para os profissionais de marketing.
Porém esses clientes não são mais passivos e fáceis de serem manipulados, visto que, possuem uma conectividade com outros consumidores, trocam entre si experiências e opiniões sobre as empresas. Essas informações valem mais para esse público do que propagandas pagas.
Os consumidores são influenciados por três fatores:
- Comunicação de marketing em diferentes mídias (redes sociais, televisão, anúncios impressos e ações de relações públicas).
- Opinião de amigos e familiares.
- Bagagem de conhecimento e sentimentos que possuem baseada em experiências prévias com determinadas marcas.
A partir disso é reforçado a idéia de criar uma propaganda boca a boca, para que aumente o número de defensores da marca, fazendo assim que a decisão de compra penda a favor dela.
Existem três categorias amplas de clientes, segundo suas atitudes em relação à marca:
- Promotores: Que recomendam a marca
- Passivos: Aqueles que são neutros e geralmente não opinam.
- Detratores: Que dificilmente recomendarão a marca.
Uma marca que tenha personalidade forte provavelmente será impopular em algum segmento do mercado. De certa forma, essa impopularidade pode também servir de propaganda, pois colocará a empresa em rodas de conversa deixando-a mais conhecida.
Não é possível agradar todo mundo, o que se pode fazer é ter uma boa equipe de marketing e assim formar um exército de defensores da marca no mundo on e off.
Enfim, dificilmente haverá uma real destruição do marketing off. Portanto, a resposta é interligar elementos on-line e off-line para atrair o seu cliente e manter a competitividade da sua empresa.
Para mais textos acesse nosso blog.
Até logo!