Por que é importante fazer lives pelo Youtube, Instagram e Facebook?
Graças à quarentena, as pessoas estão ficando mais tempo nas redes sociais. Alguns artistas estão se aproveitando de lives para ficarem próximos ao seu público. Duplas sertanejas como Jorge e Mateus, pararam o Brasil, sendo por horas seguidas um dos assuntos mais citados nas redes. Mas não são só os artistas, você também pode e deve utilizar esse recurso. Ao fazer uma live, você pode capturar o interesse do seu público por mais tempo.
O que é uma live?
Basicamente, live é uma transmissão de vídeo ao vivo. Por meio das lives, o internauta pode acompanhar um evento no momento que ele acontece e interagir com o produtor do conteúdo através de comentários e curtidas. Entre as redes sociais que oferecem esse recurso estão o Facebook, Instagram e YouTube.
Fazer uma live de forma correta pode ser o que está faltando para você prender o consumidor em suas redes sociais, como foi dito no início deste post, as pessoas tendem a ficar mais tempo nas redes sociais, use isso a seu favor.
Ao prender a atenção do seu público é mais fácil fazer um Brand Awareness e gerar mais leads.
Entre os pontos positivos da live está a facilidade que ela oferece para ser realizada, podemos citar ainda:
Aumenta o alcance da marca:
As lives geram uma movimentação na sua rede social, tem um maior engajamento. Os ranqueadores e logaritmos alavancarão o alcance da sua marca nas redes.
Engaja o público :
Com um maior engajamento, você pode aumentar o número de vendas. Pessoas que assistem vídeos tem uma maior propensão a atender call to action que levem até o momento da compra.
Gera leads qualificados:
Como é um espaço que possibilita fazer perguntas e onde você pode disponibilizar mais informações, os leads gerados em lives com certeza terão um interesse verdadeiro no seu produto ou serviço.
Baixo custo:
Além de seu conhecimento, você só irá precisar de um smartphone, computador com webcam e microfone.
Cria confiança e autoridade:
Ao falar ao vivo e responder às perguntas do usuário, você mostra que domina o conteúdo. Para que tudo ocorra bem faça um roteiro e revise antes de começar a live. Estude muito para que seu conhecimento seja verdadeiro e não só uma aparência.
O que você deve fazer durante a live:
1. Faça uma boa descrição
A descrição da sua live no Facebook e no YouTube serve não só como um espaço para fazer uma CTA, como também para atrair novos espectadores.
Portanto é importante que a sua descrição seja atraente, informe as pessoas sobre o conteúdo da live e coloque palavras-chave para facilitar na localização do conteúdo.
2. Interaja com o público
Uma das grandes vantagens de se fazer live é que você pode interagir com o público, responder os comentários, fazer perguntas para a sua audiência.
Mas algumas pessoas acabam se esquecendo de fazer isso e não exploram todo o potencial que a live pode oferecer.
Coisas como ler comentários ao vivo e responder perguntas podem parecer simples, mas elas são capazes de aumentar o engajamento do seu público e fazer com que ele permaneça com você por mais tempo.
3. Faça perguntas certeiras
Uma das melhores formas de aumentar a interação da sua audiência com você, é fazendo perguntas.
No entanto, faça perguntas certeiras, algo que o seu público realmente se importe em responder e queira dar uma opinião.
6. Analise seus resultados
Fique atento aos resultados da sua live como o número de visualizações, tempo médio assistido, número de novos inscritos, o horário de pico na transmissão.
Esses dados podem te ajudar a entender melhor o comportamento dos seus seguidores, qual tipo de conteúdo chama mais a atenção deles, quanto tempo eles passam assistindo, quando eles estão online…
Assim você pode testar e planejar melhor as suas próximas lives para conseguir o maior impacto positivo possível na sua audiência.
7. Adicione uma CTA
As lives não servem só para dar mais visibilidade para a sua página ou canal, engajar seus seguidores ou aumentar o seu número de inscritos.
Você também pode utilizá-las para alcançar um objetivo estratégico do seu negócio, como por exemplo, gerar mais tráfego para o seu site ou blog, gerar leads qualificadas ou até mesmo vender um produto.
Para fazer isso é importante que você inclua uma chamada para ação (CTA) na descrição ou nos comentários da sua live.
Dessa forma, você também pode aproveitar o seu momento ao vivo para convidar o seu público para clicar no link da CTA.
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Até logo!