Precisa expandir a presença de sua empresa no mundo digital?

A sua empresa precisa lançar um produto ou serviço no mundo Digital?

 Escolher em qual plataforma anunciar é um dos principais desafios ao lançar um produto/ serviço.

Constantemente, várias empresas cogitam anunciar no Google (Rede de Pesquisa, Google Shopping, Rede Display, Youtube) outras querem anunciar no Facebook, Instagram ( que também é um canal social do Facebook), no Linkedin, Twitter…

  Mas afinal, como saber qual a melhor plataforma para a  sua empresa? As dúvidas são muitas na hora de lançar um produto/serviço no mundo digital.

  Então, se você quiser saber um pouco mais sobre este assunto, continue lendo este post.

Como escolher a plataforma ideal para lançar o meu produto ou serviço?

Analisando o modelo de negócio existente de uma empresa,  seja ele B2B ou B2C, podemos ter como parâmetro o perfil dos usuários que queremos impactar, em qual rede social estão presentes . Dessa maneira, temos uma luz sobre qual plataforma escolher para anunciar.

O que vemos todos os dias gerenciando campanhas de diferentes clientes? (Empresas B2B ou B2C)


Gerenciando campanhas todos os dias em diferentes plataformas, notamos que atualmente as empresas estão impactando usuários com suas campanhas em diferentes plataformas, já não mais considerando se a plataforma é B2B ou B2C.

Já vimos também campanhas de marcas como foco em consumidor final sendo feitas dentro do Linkedin e já vimos também campanha do Facebook, especificamente do Instagram sendo feita também dentro do Linkedin. (Linkedin – Plataforma que conecta profissionais! Sim, isto mesmo).

Pois ,as marcas, incluindo as empresas donas das plataformas sociais entendem que é importante patrocinar o seu produto/serviço em diferentes plataformas, incluindo a plataforma da concorrência para aumentar a exposição de sua marca e gerar mais resultados. Fazendo uma analogia, é o mesmo que a Rede Globo anunciar na Record TV ou vice-versa.

Marketing Centrado no Consumidor

No marketing centrado no consumidor, as marcas querem impactar os seus usuários independente de qual plataforma o usuário esteja. Assim sendo, se a plataforma tem pessoas (usuários conectados) porque não criar o anúncio do produto/serviço na respectiva plataforma?

Como definir os objetivos de sua campanha de marketing?

Pensando em objetivos de campanhas, conversão, tráfego, vendas, geração de leads, reconhecimento da marca, é importante focar no resultado imediato que uma empresa quer alcançar. Para isto é sempre importante levar em consideração a verba de Marketing disponível para investir em campanhas nos diferentes “veículos digitais” ( Canais sociais: Facebook, Google Linkedin, Twitter e entre outros)

Abaixo estão alguns exemplos de resultados esperados  pelas empresas em realizar campanhas nas plataformas digitais e em qual plataforma investir.

  • Leads B2B qualificados > Investir no Linkedin e Google Adwords. (dependendo do serviço/produto)
  • Leads B2C > Investir no Facebook & Instagram, Google Adwords.
  • Reconhecimento de Marca> Criar um plano de mídia com verba distribuída entre diferentes canais sociais é sempre recomendável.

Conclusão

A base de análise histórica das campanhas trazem dados relevantes para se avaliar qual é a plataforma ideal para o seu negócio e quais resultados esperados podemos conseguir investindo em um canal social específico.

Mediante o exposto, construa sua estratégia digital de médio e longo prazo (12 a 24 meses). Planos de mídia com verba definida, ainda que mínima e distribuída ao longo dos meses, costumam dar resultados melhores.

Seja maior do que a sua empresa é! Investir em marketing digital contribuirá para aumentar visibilidade da marca e consequentemente se diferenciar dos concorrentes.

Leia também o nosso post sobre Qual é o foco do seu negócio