Qual o perfil dos usuários em cada Rede Social no Brasil?

Pesquisas como a feita pelo World Internet Stats indicam que no Brasil existem 149,1 milhões de usuários na internet, ficamos atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos da América.

Esse número representa cerca de 70% da população brasileira e 85% desses usuários de internet no Brasil navegam na web todos os dias.

Assim como o apresentado anteriormente, outro dado importante para quem trabalha com marketing digital é que quase todo internauta brasileiro está nas redes sociais.

O que confirma mais uma vez a importância das redes sociais para os negócios

Mas falar de números em relação ao Brasil é muito abrangente, o País é imenso e contempla inúmeras culturas e perfis dentro de si, por isso, desmembramos esses dados e trouxemos informações que dizem respeito a cada rede social: 

Divisão das redes sociais por gênero:

As redes sociais preferidas pelas empresas:

Facebook:

  • Mais da metade do público tem entre 18 e 34 anos.
  • Cerca de 130 milhões de brasileiros possuem facebook.
  • 95% acessam o facebook pelo celular.
  • O facebook é o segundo site mais visitado na internet.
  • 98% das empresas usam o facebook.
  • O alcance orgânico médio dos posts na página do Facebook no Brasil é de 8,5%, contra 8% globalmente.
  • Postagens na página do Facebook têm uma taxa de engajamento de 4,22% no Brasil, enquanto no mundo, a média é de 3,75%.

Instagram :

  • 70% dos brasileiros que têm acesso às redes sociais afirmam ter uma conta no Instagram.
  • 67% acessam o instagram  várias vezes ao dia.
  • 83% dos entrevistados seguem alguma empresa ou marca na rede social.
  • 48% dizem já ter comprado algum produto que conheceu através do Instagram . 
  • 47% compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram. 

Twitter:

  • A maioria possui entre 21 a 44 anos.
  • 39% são casados, 38% solteiros, 17% estão em um relacionamento e 6%  são divorciados ou viúvos.
  • 50% não têm filhos.
  • 94% participam na decisão de compras dentro de casa.
  • 75% afirmaram que são fiéis às marcas que consomem. 

LinkedIn:

  • São mais de 32 milhões de usuários no LinkedIn no Brasil.
  • É a principal rede social com cunho profissional.
  • 99,7% usam o LinkedIn por motivos não relacionados à busca de empregos conforme o censo comum imagina, mas sim por networking, marketing pessoal e busca de parcerias. 
  • 1 em 4 usuários possui pós graduação. 

YouTube:

  • A maioria dos usuários são homens, ao passo que as mulheres ocupam apenas 38% da audiência.
  • 31% dos usuários acessam a plataforma para acessar conteúdo de aprendizado.
  • 10% dos consumidores de conteúdo do YouTube são LGBT+.
  • 96% são jovens de 18 a 34 anos 
  • 68% gostam de ver propagandas que tenham relação com o tema do vídeo que estão assistindo, no entanto, preferem aquelas que sejam curtas. 

Além disso, é importante  lembrar outros dados que já apontamos em textos anteriores: 

  • Em primeiro lugar, a maioria dos brasileiros (61%) acessa as redes sociais por dispositivos móveis .
  • Segundo o Relatório Digital 2019 a maior parte dos usuários da internet tem entre 18 e 44 anos.
  • As mulheres são mais ativas nas redes sociais, ou seja, clicam, curtem e compartilham bem mais que os homens. 

Enfim, saber como é o perfil de cada rede social ajuda a criar um conteúdo menos robótico e que consiga trazer um retorno positivo para a sua marca.

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Até logo!

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