Reduza os custos da sua empresa com tecnologia

Já parou para pensar sobre o impacto da tecnologia na nossa rotina?

Há décadas os filmes e livros de ficção científica já indicavam que o futuro seria permeado por inteligência artificial. Não é exatamente como apresentado nas obras de ficção científica, mas a tecnologia está presente em quase todas as nossas atividades. 

 A inovação tecnológica ofertou diversos recursos que podem colaborar com as diferentes áreas de um negócio. Entre os benefícios da tecnologia estão os de diminuição de custos de uma empresa.

Diminuir os custos de uma empresa com certeza é um de seus objetivos, pois quanto menor for as despesas , maior será seu lucro. Porém, como fazer esse processo sem impactar de forma negativa a qualidade dos seus produtos e serviços?

A tecnologia é uma aliada nesses momentos, nos quais você precisa reduzir custos sem prejudicar sua produção. A substituição dos processos manuais pela automação gera muitos benefícios em toda a estrutura organizacional e leva uma empresa até um novo patamar.

Atualmente, sua empresa pode armazenar toneladas de dados virtualmente em nuvem, gerar e-mails automatizados, além de realizar operações comerciais com a ajuda de softwares personalizados. Isso diminui e muito os custos da sua empresa. 

Veja outros benefícios da tecnologia para a sua empresa!

Os benefícios obtidos através do uso de tecnologia são inúmeros, sendo que o mais óbvio é a automação dos processos. No entanto, existem algumas outras vantagens que também podem colocar um negócio à frente do mercado.

Talvez você pense que investir em novas tecnologias pode ser um processo caro, no entanto, adotar uma tecnologia de qualidade pode render um grande lucro a curto e a longo prazo.

Ao agilizar os processos da sua empresa através de tecnologia, sua equipe terá mais tempo para outras atividades, ou simplesmente fazerem as atividades de forma mais atenta, o que diminui as chances de erros humanos. 

Podemos citar outros benefícios como:

Aumento da produtividade

Ficou nítido, principalmente no período de pandemia, que a tecnologia aumenta a produtividade. Os computadores e a internet permitem que a produção seja alta, mesmo que de forma remota. 

Sem falar que a tecnologia, através da automação de muitas tarefas, liberou os funcionários para se concentrarem em atividades mais importantes, o que também resulta em uma maior produtividade.  

 Aumentos na produtividade permitem que as empresas façam mais com menos trabalhadores, o que reduz os custos de folha de pagamento que normalmente são gastos em tarefas comerciais repetitivas, mas necessárias.

Facilita a  comunicação

Sem sombra de dúvidas a comunicação hoje está mais fácil. Temos smartphones e outros dispositivos que nos permitem estar conectados com pessoas do mundo inteiro a qualquer momento. Isso diminui o tempo e dinheiro gastos em reuniões. Além de permitir formações, comunicação com clientes e compartilhamento de informações de uma forma mais rápida.

Dados acessíveis e seguros

A tecnologia facilita muito o processo de tratamento e armazenamento de dados. Digitalizar os documentos da sua empresa reduz significamente a quantidade de espaço necessário para a manutenção de registros. 

Além disso, quando estão digitalizados os documentos são mais fáceis de serem achados, o que aumenta a segurança contra a perda de dados sensíveis da organização, que podem facilmente ser extraviados quando em papel, sem grandes chances de serem recuperados.

Em síntese, o armazenamento de dados pode reduzir os custos com infraestrutura, uma vez que todos os quartos cheios de documentos podem caber em um único disco rígido (ou na nuvem).

Diminuição de falhas e erros

Através do uso de máquinas com capacidade de aprendizado e tecnologia, é possível diminuir as chances de erros, o que diminui o desperdício de tempo e produtos. Com um produto ou serviço de boa qualidade você agradará seu cliente e diminui assim o número de churn

Otimização de marketing e vendas

Embora ainda seja bom usar vários meios de publicidade, a publicidade digital ganha destaque no mundo digital. Isso acontece porque anunciar online representa custos inferiores e permite que você monitore os resultados com mais precisão. Além disso, com a IoT, uso de big data e algoritmos de segmentação, sua publicidade é muito mais focada e eficaz.

Entre as várias soluções de tecnologia que podem diminuir os gastos podemos citar três: 

CRM

O CRM pode armazenar todos os tipos de dados do cliente. Ele permiti que você atenda de forma personalizada cada consumidor. Isso gera uma redução nos custos com a aquisição de clientes.

Armazenamento na nuvem

Para que sua empresa funcione de forma correta é preciso manter os dados organizados. Não deve ser novidade para você que  os custos com armazenamento podem ser altos. Uma solução para esse problema é o armazenamento na nuvem. Com a computação em nuvem, as empresas podem armazenar e acessar dados pela internet, independentemente de onde estejam.

Chatbots

Os chatbots são um tipo de software que possibilita que os clientes conversem com as empresas e recebam respostas automáticas. Eles são mais ágeis que um e-mail e se tornam mais íntimos que uma publicação em rede social.  

A questão de adaptação ao cliente é resolvida de uma forma bem eficaz, porque as respostas dadas pelo robô fazem parecer que há uma pessoa do outro lado da tela conversando com os usuários. Em alguns casos, estes robôs recebem até nome e uma foto no chat de atendimento. 

Outro ponto interessante dos chatbots é que dependendo da tecnologia usada, eles podem ser facilmente abertos nos dispositivos móveis tais como smartphones.

Os chatbots oferecem respostas mais rápidas e precisas sobre possíveis dúvidas ou problemas simples. Isso poupa o trabalho humano que só irá resolver questões mais complexas. 

Gostou dessas dicas? Temos muito mais no nosso blog