SEM e SEO: qual a diferença entre as duas estratégias?

Se você trabalha ou investe em marketing digital com certeza já se questionou sobre a melhor estratégia para alcançar melhores posicionamentos nos buscadores. 

Nesse momento pode aparecer a dúvida entre utilizar o SEM ou SEO. A diferença entre o Search Engine Marketing (SEM) e o Search Engine Optimization ( SEO) é muito simples, mas pode causar algumas dúvidas, principalmente para quem está começando a investir ou trabalhar na área agora.

Frequentemente essas estratégias são utilizadas ​​indevidamente. SEO e SEM são dois canais de marketing diferentes que as empresas podem usar para alcançar seu público-alvo em mecanismos de pesquisa como o Google e o Bing. Investir recursos em SEO ou SEM possui diferenças e é importante entender o que cada uma dessas estratégias pode trazer como resultados dentro do marketing digital.

Por esse motivo, a Amplifica Digital preparou este artigo para mostrar que, apesar de estarem muito próximas, essas duas estratégias têm algumas diferenças fundamentais que devem ser levadas em consideração.

Continue a leitura e aproveite as dicas! 💡

O que é SEM?

Para explicar em poucas palavras, podemos dizer que SEM é uma estratégia de marketing completa para buscadores. Ele nada mais é que o conjunto de estratégias do marketing digital que visam aumentar a visibilidade e o tráfego de um site por meio do alcance dos melhores posicionamentos no ranking do Google e de outros buscadores.

Você sempre distinguirá um anúncio pago nas páginas de resultado de pesquisas graças ao ícone “Anúncio”. As estratégias com resultados orgânicos não têm esse aviso, o que significa que os resultados orgânicos e os resultados pagos possuem visuais diferentes.

No que diz respeito à estratégia, se engana totalmente quem pensa que SEM e SEO são a mesma coisa. Apesar de ambos terem um objetivo parecido, que é chegar ao topo da página de pesquisa, enquanto o segundo trabalha apenas com técnicas para busca orgânica, o primeiro também contempla as ações com links patrocinados.

Sendo assim, o SEM propõe uma estratégia de marketing completa para buscadores, focando tanto em anúncios quanto em otimizações para os resultados orgânicos.

SEM: conheça alguns termos importantes 

Links patrocinados

O Google Ads é uma das principais ferramentas utilizadas pelo SEM para alcançar bons resultados no Google de uma forma rápida e eficiente.

Imediatamente após a escolha das palavras-chave certas e da configuração do anúncio, sua página já começa a aparecer nas pesquisas, antes dos resultados orgânicos, e a receber novos visitantes/conversões.

Os anúncios, inclusive, não precisam ser feitos apenas para a rede de pesquisas do Google. Eles também podem alcançar novos usuários por meio da criação de campanhas em display, vídeos e aplicativos.

Busca orgânica

A segunda estratégia contemplada pelo SEM é focada no alcance de bons resultados de forma orgânica e, por isso, ela não exige qualquer tipo de investimento financeiro no Google.

No entanto, isso não significa que ela seja mais fácil que os links patrocinados. Pelo contrário, a concorrência nas primeiras colocações dos buscadores é muito grande e leva tempo para que essas plataformas reconheçam a autoridade de um site e o exibam pelo menos na primeira página.

O trabalho é bastante árduo e os resultados demoram mais para aparecer, porém existe um conjunto de técnicas que você pode adotar para se posicionar melhor no ranking do Google.

O que é SEO?

A melhor forma de aparecer nas primeiras colocações do Google de forma orgânica, sem sombra de dúvidas, é as estratégias de SEO. 

O SEO abrange um conjunto de técnicas que são utilizadas pelos profissionais de marketing para aumentar a relevância de um site e melhorar o seu posicionamento no ranking do Google de forma orgânica.

Diferentemente dos links patrocinados, essa estratégia demora um pouco mais para mostrar os resultados esperados.

Porém, quando bem aplicada, ela pode apresentar efeitos duradouros e muito importantes para a construção da sua autoridade na web, já que haverá tráfego de qualidade sem a necessidade de investimento em anúncios.

Podemos concluir assim que o SEO é uma parte essencial da estratégia de SEM e um diferencial para o sucesso do seu site a longo prazo.

Termos importantes para SEO e SEM 

As duas estratégias se dividem em SEO On Page e SEO Off Page. Saiba mais sobre!

SEO On Page

O SEO On Page é o conjunto de otimizações que precisam ser feitas dentro do site para que ele tenha mais chances de alcançar um melhor posicionamento no ranking do Google.

Essas adaptações devem levar em consideração tanto o conteúdo das páginas, quanto as técnicas relacionadas ao desempenho do site.

Ou seja, é necessário se preocupar com toda a parte de programação, tempo de carregamento, design responsivo, URL, meta description, meta tags e usabilidade, entre outros aspectos, porque a experiência do usuário também é importante para o Google.

SEO Off Page

O SEO Off Page, diferente do SEO On Page, é focado nas ações que são realizadas fora do seu site, mas que também contribuem para os bons resultados orgânicos nos buscadores.

Podemos citar:

Link building

Que acontece quando outras páginas inserem links do seu site no conteúdo delas e, consequentemente, o recomendam;

Co-marketing

Busca a parceria com sites e blogs relacionados à sua área de atuação.

Guest Post

Consiste na produção e publicação de conteúdo para outro site ou blog, o que gera tanto visibilidade para a sua marca quanto recomendação para a sua página.

SEO ou SEM – Qual utilizar?

Não existe uma resposta correta, pois depende de qual é seu objetivo específico. Por exemplo, se você deseja direcionar tráfego rápido para uma venda, testar uma nova oferta ou dar um impulso a um mês parado, o SEM deve ser a sua escolha. Porém, se você quiser impulsionar o crescimento de longo prazo, o SEO é mais recomendado. 

Você pode também combinar as duas estratégias, pois assim é possível usar insights de SEM para impulsionar sua abordagem de SEO, incluindo a obtenção de informações valiosas sobre taxas de conversão esperadas, desempenho de palavras-chave, estimativas de tráfego e muito mais. 

Utilize o SEM como uma plataforma de testes para SEO. Impulsione seus esforços de SEO criando  campanhas de remarketing  como parte de sua estratégia de SEM para alcançar aqueles que não se converteram em clientes. Você pode segmentá-los com anúncios nos resultados de pesquisa ou Display, por exemplo.

Enfim, você pode assumir o controle das páginas de pesquisa combinando essas duas táticas e garantindo sua visibilidade tanto no espaço de anúncios quanto nos resultados orgânicos.

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