Topo de Funil: O que é e como criar conteúdo adequado?

O funil de vendas, ou funil do marketing, é um modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores. Entender como cada fase do funil funciona é fundamental para desenvolver estratégias que conduzam seu contato pelo caminho de vendas e é essencial para a eficácia do Inbound Marketing. Neste post vamos conversar sobre a primeira fase desse funil que é chamado de Topo do Funil ou ToFu (Top of the Funnel).

 O topo do funil é a fase onde as pessoas têm o primeiro contato com sua marca. Esse estágio é o de atração para uma possibilidade de vendas.

Não seria errado dizer que esse momento é de conscientização, é aí que você deverá despertar o interesse do futuro cliente. 

O hábito de consumo à muito tempo não é mais o mesmo, e as empresas devem recriar suas estratégias. Com esse intuito, organizamos dicas para você lidar com o ToFu:

Capriche no primeiro contato:

Como dissemos essa fase é onde as pessoas entram em contato pela primeira vez com a sua empresa. Crie um ambiente que o consumidor tenha curiosidade para conhecer mais sobre sua marca e as soluções que ela oferta. 

Ajude no momento de descoberta:

A partir do momento que as pessoas descobrem que tem um problema, elas começam a buscar uma forma de resolvê-lo. Por isso, nesse estágio você deve criar e compartilhar conteúdo adequado para educar seu público e oferecer soluções para os seus anseios. 

Coloque o vidente que existe em você para trabalhar!

Tente prever as dores dos seus potenciais clientes, isso ajudará a direcionar a produção do seu conteúdo . 

Mas como deve ser o conteúdo para o Topo de Funil?

Nesta fase do funil, o seu persona deve absorver a ideia de que tem um problema para ser resolvido. Dessa forma, é importante que o conteúdo seja de fácil acesso e compreensão, visto que o intuito é atrair o maior número de pessoas para depois fazer uma segmentação e qualificação de possíveis leads. Faça que o serviço que você oferece seja conhecido, as pessoas não sabem que precisam de uma coisa que não conhecem. As informações devem ser objetivas, tente não colocar informações que confundam o cliente. Listamos como criar um conteúdo que tenha sucesso com essa fase do funil:

Segmente o seu público ideal:

Quem você quer atingir?

Qual a idade média do seu persona?

Por que essas pessoas devem consumir seu produto/ serviço?

Qual o gênero?

Quais são as ideologias?

Em qual região mora? 

Não fale da sua marca:

As pessoas ainda estão na fase de pesquisa, mas isso não indica que elas terão interesse em comprar, por isso, evite falar diretamente da sua marca. Se no meio do conteúdo o usuário se depara com o nome da marca, intuitivamente, ele achará que é pura propaganda e não dará credibilidade ao seu trabalho. 

Eduque seu persona:

  • Todo seu conteúdo deve ser feito para a educação do seu persona. É bem importante oferecer eBooks e infográficos, que o consumidor precise preencher um formulário e se tornar um lead. 
  • Não restrinja seu conteúdo ao produto ou serviço que você oferece, divulgue informações que possam ser úteis para sua persona. Mostre ao visitante que você possui conhecimento suficiente para escrever sobre outros assuntos.
  • Uma outra estratégia é o uso de Newsletters, pois através dela será possível conseguir e-mails e se comunicar diretamente com quem demonstrou interesse. 
  • Após captar os endereços de email , comece a disparar email marketing para deixar o seu lead sempre alimentado. 
  •  Todos estamos com o tempo disponível bem curto, pensando nisso, o vídeo é um ótimo recurso, pois eles são diretos  e a pessoa não precisa parar o que está fazendo para assistir.  
  • No entanto, lembre-se que em qualquer formato, a linguagem nessa fase deve ser simples e objetiva.

Compartilhe seu conteúdo:

  • A redes sociais são uma ótima forma de atrair visitantes de todos os tipos.
  • Os blog são ferramentas que ajudarão muito no processo de criar e compartilhar conteúdo útil para sua persona. 
  • Compartilhe no maior número de plataformas possíveis, use e abuse de stories no instagram, compartilhe novidades. 

O tempo da jornada do cliente varia de acordo com cada um e não necessariamente segue uma linha reta. O que conta para ter sucesso corporativo é atrair visitantes que podem se tornar clientes reais e trabalhar para que todo o caminho do consumidor seja repleto de experiências positivas. 

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo!

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