Estratégias digitais para o crescimento de empresas de tecnologia B2B

Quando falamos em empresas de tecnologia B2B, a busca por clientes em um mercado tão competitivo é um desafio para muitos gestores. Isso porque, chegar no decisor final é complexo e nem sempre é uma tarefa fácil, já que muitas vezes a quantidade destes é menor quando comparada ao mercado B2B.

Dependendo do produto ou serviço que a sua empresa oferece, o ciclo de venda pode ser longo e a pergunta que as empresas fazem todos os dias é: “Como aumentar a entrada de leads no funil de Inbound e consequentemente no funil de vendas?”

Criamos este artigo com o objetivo de ajudar empresas de tecnologia B2B a explorarem todo o potencial dos principais canais digitais ao seu favor.

Ações que ajudam sua empresa de tecnologia B2B

Repense as suas estratégias, se você é uma empresa de tecnologia B2B e ainda não investe em ações digitais. Usuários do mundo todo estão presentes nas diversas redes sociais existentes.

Com o intuito de ajudar a sua empresa, a Amplifica Digital, especializada em marketing digital B2B, Growth e Digital Sales, separou algumas dicas de ações digitais que são ótimas opções para o seu negócio, como por exemplo, a criação de um blog corporativo com conteúdo estratégico. Além dele, as redes sociais também são ótimos canais para você ampliar a presença digital da sua empresa e conquistar o resultado desejado. 

Nesse caso, conhecer a quantidade de usuários em determinado canal digital, entender nitidamente a sua persona (quem compra as suas soluções) e saber o que ela busca, é um passo primordial para uma estratégia  de marketing digital B2B eficiente. 

Veja outras ações gratuitas que podem te ajudar: 

  1. Invista em campanhas patrocinadas para atração de leads no Linkedin Ads e Facebook Ads  para conversão de leads usando materiais ricos (Whitepapers, ebooks, infográficos, webinars); 
  2. Execute campanhas para conversões de fundo de funil dentro do Google Ads, crie campanhas patrocinadas para conversão utilizando palavras específicas relacionadas ao seu produto/serviço;
  3. Invista em campanhas na rede de display no Youtube e direcione para usuários que estão assistindo vídeos ou buscando informações do seu seu mercado ou assuntos relacionados;
  4. Direcione ações para audiência B2B dentro do Instagram. Sim, é possível criar campanhas  para atrair leads B2B qualificados dentro do Facebook e Instagram;
  5. Teste todas as plataformas, Google Ads, Linkedin Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Google Display (Rede de Display e Youtube) e entenda quais redes trazem melhores leads para sua empresa de tecnologia.
  6. Invista no site corporativo da sua empresa. Ele é visualmente atrativo? É possível encontrar rapidamente as soluções que você oferece e quais problemas/dores o seu produto/serviço resolve?
  7. Conteúdo estratégico no blog corporativo é essencial para ajudar na sua estratégia de conteúdo e com certeza isso ajudará na conversão de leads para a sua empresa.

Com essas ações, é possível explorar todo o potencial de alcance da sua marca, produto ou serviço. 

Conhecer os usuários e atividades destes nas mídias também te ajudará a alcançar novos resultados para a sua empresa. Portanto, saiba quais são os números das redes sociais mais usadas no mundo todo:

  • LinkedIn 740 milhões de profissionais 
  • Youtube 5 bilhões de vídeos são visualizados diariamente
  • Facebook 2,79 bilhões de usuários ativos diários 
  • Instagram 25 milhões de empresas

Outros dados sobre os usuários nas redes sociais

Linkedin

O LinkedIn é a maior plataforma profissional do mundo. E saber utilizá-la para conquistar novos clientes e divulgar seu negócio, é essencial para um marketing digital eficiente. Afinal, além de engajar sua marca, outras empresas a conhecem e pessoas passam a querer trabalhar em sua empresa. 

Além disso, os dados do LinkedIn são impressionantes e mostram que a rede social cresce cada dia mais:

  • 90 milhões de influenciadores de nível sênior;
  • 63 milhões de decisores;
  • 17 milhões de líderes de opinião;
  • 87 milhões de usuários da geração Millennials;
  • 10 milhões de executivos;
  • 3 milhões de pessoas com MBA.

Facebook

Já com o Facebook, a rede social com mais usuários do mundo, também não é diferente. Além de ser uma ótima plataforma para atrair novos seguidores e clientes, o Facebook conta com ações que ajudam a engajar o seu negócio. Nesse caso, certos investimentos podem ser necessários. 

Se você quer alcançar um número impressionante de pessoas e potenciais clientes para a sua empresa B2B, conheça os dados do Facebook:

  • 2,65 bilhões de usuários ativos em smartphones;
  • 1,79 bilhão de usuários se conectam no facebook diariamente.

O Facebook, por concentrar o público da geração X, que nasceu do início de 1960 até o início dos anos 80, tem excelentes oportunidades para campanhas de empresas B2B de aquisição de leads para materiais ricos de atração, ações patrocinadas de remarketing, e ações para eventos online.


Instagram

Excelente rede social a ser explorada para empresas B2B.
Com um enorme crescimento desta rede e usuários mais tempo conectados ao Instagram, esta é uma ótima oportunidade para você mostrar o seu diferencial. Com uma rede social que cresce cada dia mais, o Instagram possui diferentes maneiras de divulgação que vão desde stories, reels, a publicação no feed.

O importante para o Instagram é a imagem ou vídeo escolhido , afinal, é uma rede social focada na imagem em vídeos curtos com um formato particular da rede. Por isso, utilize fotografias de qualidade, vídeos com conteúdo estratégico pensados para o seu público. 

É importante começar, e milhares de empresas globais B2B usam esta rede social para se fazerem presentes e ampliar o alcance de produtos ou serviços.

O Instagram é uma rede social eficiente principalmente para lançamentos de eventos online para públicos B2B  e tem se mostrado uma fonte de geração de leads.

Quanto aos dados dessa rede que aumenta diariamente, saiba que o Instagram possui:

  • 1 bilhão de usuários ativos;
  • 500 milhões de usuários ativos por dia;
  • 500 milhões de stories diariamente.

Google

A maior plataforma de pesquisa, o Google, também é  um excelente canal digital. Para empresas B2B, este  canal digital pode ser explorado, dado que, um usuário pode te encontrar a sua empresa a partir de uma busca, basta buscar seu nome ou palavras-chaves que se relacionam com o nome da sua empresa, produto ou serviço e será possível a sua empresa aparecer nos resultados de pesquisa.

O Google é um canal digital muito amplo, o que permite realizar anúncios pagos, anúncios em Rede de Display e também no Youtube. Exige ações direcionadas e que podem contribuir para o crescimento da sua empresa.

Como aquisição de tráfego orgânico para a sua empresa, é excelente, desde que seu conteúdo e o seu site estejam configurados para SEO. Desta maneira o Google irá indexar o seu site na rede de busca e a sua empresa ou artigos de seu blog podem aparecer nos resultados desde que sejam investidas ações  de publicação de conteúdo estratégico, relevantes e que possam atrair backlinks para o site da sua empresa B2B.

Invista nas ações neste canal digital e acompanhe os resultados no médio/longo prazo. Conheça alguns números:

  • 3,5 bilhões de pesquisas são feitas diariamente no Google.

A Amplifica Digital é uma agência especializada em empresas de tecnologia B2B, conheça-nos! 

Conheça outros materiais interessantes para empresas B2B: