Guia definitivo do marketing digital B2B

Para iniciar essa conversa é preciso relembrar o que é marketing digital.

Em primeiro lugar, podemos chamar de marketing digital todo o conjunto de atividades que uma empresa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

O texto O que é Marketing Digital – É importante para a sua empresaresponde algumas perguntas chave:

  • Quais são os canais sociais onde se podem executar ações de Marketing Digital para a sua empresa?
  • Qual é o meu objetivo em aplicar o Marketing Digital no meu negócio?
  • Por que estou procurando na Internet algo sobre Marketing Digital?
  • Como tornar a sua estratégia de Marketing Digital rentável?
  • Em qual rede social faz sentido divulgar a sua marca/empresa/produto ou serviço?

 Quer saber tudo sobre marketing digital agora mesmo?

Se sua resposta for “sim”,  este guia definitivo do marketing digital B2B é o que você precisa.

Aqui você aprenderá sobre:

Mesmo sendo digital, ainda estamos falando do marketing. E o marketing, como campo de estudo, nos fornece muitas ferramentas que se aplicam perfeitamente quando falamos de Marketing Digital. Muitas delas, inclusive, podem ser expandidas para se encaixar melhor ao mundo da internet.

 Conheça os termos e ferramentas do marketing digital , alguns deles já usados anteriormente pelo marketing tradicional. No texto “O marketing on-line irá destruir o marketing off-line?”  Falamos sobre como o tradicional convive com o novo. 

Para falar sobre marketing digital, precisamos apontar os termos e ferramentas que são utilizadas no dia a dia. 

Comecemos pelos 4 Ps do marketing digital:

Também conhecido como Mix de Marketing, esse conceito se refere a um produto ou serviço em quatro pontos-chave:

  • Produto.
  • Preço.
  • Praça.
  • Promoção.

Persona

Você sabe o que é persona ou avatar? E como aplicar na sua estratégia de Marketing Digital. 

Em resumo, persona é a concepção ideal do seu cliente, humanizada e personalizada. Dessa forma, é preciso conhecer para quem você está falando, conhecer suas dores, dificuldades, sonhos, como vive, experiências, etc… Procure investir tempo em conhecer seu persona para que sua estratégia de Marketing tenha resultados e para que você consiga vender seu produto ou serviço para a pessoa certa.

Lead

Você sabe o que significa lead e como aplicar nas suas ações de marketing digital?

Lead é uma pessoa que tem interesse em um produto, serviço ou algo que sua empresa oferece para ele(a). Sendo assim, uma pessoa se torna um lead quando deixa nome e telefone (ou e-mail) para que sua empresa entre em contato.

Funil de Vendas

O Funil de Vendas, também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

Para saber mais, leia:

CRM

O CRM (Customer Relationship Management)  é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes. Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

Landing Page

Landing Pages são as páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

CTA

Os Calls to Action ou CTAs são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é sinônimo de marketing de atração. Ao criar uma estratégia de Inbound, seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas.

No Inbound Marketing, as empresas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.

Para mais informações sobre Inbound Markerting, baixe nosso e-book:

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer as melhores soluções.

Portanto, Marketing de Conteúdo é o processo de publicar materiais e informações relevantes e valiosos, a fim de atrair, converter e encantar 

Blog

O blog é um canal exclusivamente de comunicação com o seu público, sem as interferências e distrações que outros canais como as redes sociais podem ter. Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser, desde que seja um conteúdo útil para o seu persona.

Em meio a tantos blogs publicando sobre diversos assuntos todos os dias , a saída para alavancar os acessos da sua página, é a inovação. Acima de tudo, inovar é garantir a competitividade do seu blog. É possível trazer novidades sem gastar muito tempo, abordando o mesmo tema em vários formatos, o que pode melhorar ainda mais a sua estratégia de marketing digital. 

Baixe nosso eBook “31 tipos de conteúdos para produzir no seu blog” , para ter dicas mais detalhadas.

Site Institucional

Ter um bom site aumenta a credibilidade do seu negócio. Afinal, quando as pessoas procurarem você, elas precisam ter a segurança de que a sua empresa é séria e confiável. Além de ser mais uma forma dos consumidores te encontrar.

Redes Sociais

 Se organizar em redes é inerente ao ser humano. Dessa forma, estabelecemos relações de amizade, trabalho, enfim, ligações básicas de convivência. Não seria diferente no mundo virtual. Assim sendo, por se caracterizar como uma estrutura não linear e descentralizada, a internet se tornou um campo fundamentalmente horizontal e fértil para redes sociais. 

Sendo assim, é essencial ter uma página nas principais redes sociais, são nelas que seu público alvo com certeza se encontra. 

Email Marketing

Email Marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet. Assim, ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

Chatbots

Os chatbots , robôs de comunicação automatizada, ou seja, são ferramentas excelentes para adicionar na sua estratégia digital.

Em síntese, além de auxiliarem no processo de otimização do atendimento de clientes em sites e redes sociais, esses bots podem ser utilizados para melhorar o relacionamento com leads e clientes, divulgar informações importantes e até mesmo gerar vendas.

Remarketing

O remarketing, atualmente,  é uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital. Disponibilizada inicialmente pelo Google Ads, atualmente o recurso também está disponível em outras plataformas como o Facebook Ads, essa ferramenta marca e identifica os usuários que visitam o seu site. Assim, é possível criar campanhas no Google Ads para exibir seus anúncios com mais frequência para as pessoas que foram capturadas pelo pixel de remarketing . 

Para saber mais sobre o Google Ads, assista esse vídeo:

Métricas 

Em suma, as métricas são ferramentas que possibilitam mensurar, monitorar e avaliar seus processos estratégicos, de uma maneira simples, clara e objetiva. Dessa forma, é importante que sua empresa veja as métricas como o ponto de partida para iniciar seus planos e ações estratégicas. 

Custo de Aquisição de Clientes

O CAC   é um dos tipos possíveis de métrica, nada mais é do que a relação entre o número de clientes e o seu gasto com Marketing Digital, ou seja, essa métrica busca responder à pergunta: “quanto eu preciso investir para atrair um novo cliente?”.

Assim, ela é calculada pela divisão dos seus custos destinados à aquisição de clientes pelo número de novos clientes no período.

Em resumo, supondo que uma empresa gastou R$100 mil em marketing em um ano e adquiriu 120 novos clientes nesse ano, seu CAC é de R$833,33.

E agora? Contratar ou não uma agência de marketing digital?

Agora que você já se informou sobre marketing digital, veio a ideia de que precisa de ajuda para implementar essa ação na sua empresa? No nosso blog temos textos com dicas que irão te auxiliar:

 Enfim, se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe especializada.

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo!