Amplifica Digital
Pular para o conteúdo

O que é URL amigável e qual é a sua importância?

URL significa Uniform Resource Locator, o que pode ser traduzido para português como “Localizador Uniforme de Recursos”. É o endereço de um site, página da web ou documento na Internet.

Uma URL é composta por quatro partes principais:

  • Protocolo: O protocolo é o método usado para acessar o recurso. O protocolo mais comum é o HTTP (Hypertext Transfer Protocol).
  • Host: O host é o nome do servidor que hospeda o recurso.
  • Porta: A porta é o número da porta no servidor que hospeda o recurso.
  • Caminho: O caminho é o caminho para o recurso no servidor.

Aqui está um exemplo de URL: https://www.google.com/

Nesta URL, o protocolo é "https", o host é "www.google.com", a porta é "443" e o caminho é "/".

As URLs são usadas para identificar e acessar recursos na Internet. Elas são essenciais para a navegação na web e para o funcionamento de sites e aplicativos.

Aqui estão algumas dicas para criar URL eficazes:

  • Use palavras-chave relevantes: As palavras-chave na URL devem ser relevantes para o conteúdo do recurso. Isso ajudará os mecanismos de pesquisa a indexar e classificar o recurso.
  • Mantenha-as curtas e fáceis de lembrar: As URLs devem ser curtas e fáceis de lembrar. Isso facilitará para os usuários encontrarem o recurso.
  • Evite caracteres especiais: Evite caracteres especiais nas URL, como espaços, acentos e caracteres acentuados. Isso pode causar problemas para os mecanismos de pesquisa e para os usuários.

Ao seguir essas dicas, você pode criar URLs eficazes que ajudarão a melhorar o desempenho do seu site ou aplicativo.

Tópicos relevantes que abordaremos neste artigo sobre URL amigável e sua importância:

O que é URL amigável

  • Conceito de URL amigável = URL simples, curta, limpa, com palavras-chaves e de fácil leitura
  • Diferença entre URLs amigáveis e complexas

Benefícios da URL amigável

  • Melhora a experiência do usuário e a facilidade de leitura
  • Ajuda no ranqueamento do site em buscadores (SEO)
  • Aumenta a taxa de cliques
  • Reforça palavras-chaves para buscadores
  • Facilita o compartilhamento e memorização da URL

Boas práticas para otimizar URLs

  • Usar palavras-chaves principais do conteúdo
  • Manter URL curta e direta
  • Separar palavras com hífen
  • Eliminar ‘stop words‘ desnecessárias
  • Evitar numeração e caracteres especiais

    Stop words (ou palavras de parada – tradução livre) são palavras que podem ser consideradas irrelevantes para o conjunto de resultados a ser exibido em uma busca realizada em uma search engine. Exemplos: as, e, os, de, para, com, sem, foi”.

Ferramentas para testar e melhorar URLs

  • MOZ Bar
  • Pagespeed Insights
  • Google Search Console

Agora, passemos aos tópicos que auxiliarão você neste artigo esclarecedor sobre a importância das URLs amigáveis para websites e estratégias de inbound marketing:

As URLs, também conhecidas como Uniform Resource Locators, são os endereços que direcionam os usuários para cada página na web (sim, isso já foi dito no início). Ter URLs amigáveis, intuitivas e fáceis de ler traz uma série de benefícios tanto para a experiência do usuário quanto para a descoberta orgânica em mecanismos de busca.

URLs longas, confusas ou excessivamente complexas prejudicam a usabilidade. Além de serem difíceis de entender, lembrar ou mesmo copiar/colar para compartilhar depois. Por isso, simplificar e enxugar os URLs deve ser prioridade.

O que define uma URL amigável?

As URLs amigáveis são simples, curtas, diretas e compostas por palavras-chaves relacionadas ao conteúdo em questão. Elas transmitem clareza, tanto para visitantes humanos quanto para robôs de buscadores, sobre o que trata especificamente aquela página.

Exemplos de URLs amigáveis:

www.site.com/dicas-de-seo-para-iniciantes

www.loja.com/tenis-para-corrida-masculino

Já URLs extensas, contendo apenas números e parâmetros complexos, além de prejudicarem a experiência, não trazem significado sobre os tópicos:

www.site.com/B312?cod=37BK44$prp=vinicius

O impacto da URL amigável no SEO

URLs amigáveis otimizadas com palavras-chaves sinalizam relevância para mecanismos de busca, melhorando o ranqueamento do site. Elas também aumentam os cliques quando exibidas nos resultados orgânicos das SERPs (Search Engine Result Pages).

Portanto, ao estruturar uma URL curta, limpa e com termos de busca, você facilita a indexação pelo Google e compreensão pelo usuário. Essa é uma poderosa combinação para alavancar tráfego e autoridade no meio online a longo prazo.

Você quer aprender mais e obter dicas valiosas de otimização para o seu website? Acesse nosso blog diariamente para ler mais conteúdos estratégicos sobre marketing digital (postamos novos e interessantes artigos 3 vezes por semana).

Quer entender como podemos ajudar a sua empresa a conquistar espaço no mercado?

Clique aqui para solicitar um orçamento

<-->Tag de rastreamento do RD Station