O E-mail marketing é uma eficiente ferramenta para ter um relacionamento com o cliente e com o futuro cliente. Através dele é possível criar um canal direto de comunicação com as pessoas e poder ajudá-las a avançar em sua jornada de compra, ou seja, efetua a comprar e continuar comprando com sua empresa.
No entanto, para medir a quantidade de pessoas que realmente estão abrindo seus e-mails, e se de fato ele tem feito sucesso, é preciso mensurar suas métricas.
A taxa de abertura é a melhor métrica para mensurar a eficiência do e-mail, e se de fato, ele tem chamado a atenção dos seus clientes. Para mensurar essas aberturas é preciso utilizar uma ferramenta que mensuará essa métrica, como outras também.
Nós, aqui da Amplifica, utilizamos a RDStation, uma excelente ferramenta que possibilita mensurar diversas métricas.
Por que devemos acompanhar as métricas?
A taxa de abertura dos e-mails não diz exatamente se o cliente leu todo o e-mail ou somente algumas palavras. No entanto, utilizar essa métrica é essencial para ter pelo menos uma base de clientes assíduos em abrir os e-mails.
Veja alguns exemplos do que essa métrica possibilita:
- definir o melhor assunto em um teste A/B
- saber qual o melhor horário para mandar seus e-mail
- identificar a atratividade da sua campanha
Para calcular a taxa de abertura de e-mail, também analisamos os e-mails rejeitados. É dessa forma que entendemos se o e-mail funcionou ou não.
É a diferença entre essas aberturas que podemos deduzir várias verticais e saber quais dados da nossa lista podem efetivar a compra ou fechar o serviço.
5 Dicas para melhorar a taxa de abertura dos seus e-mails
1. Atenção ao timing no envio do e-mail
Para enviar e-mail marketing é preciso analisar o timing de cada dado na lista. Não é só porque um dado se interessa por aquele assunto que ele irá efetuar a comprar, pois cada pessoa está em sua jornada de compra. Além disso, deve-se planejar as ações.
É preciso avaliar o timing certo, baseado no momento da Jornada de Compra, para entender qual o volume de campanhas de e-mail deve se trabalhar.
Você pode associar o timing ao perfil de cada dado na lista. Quando um contato atinge um score dentro dos estágios na Jornada de Compra, ele pode começar a receber e-mails de um fluxo específico, criado para ele e o seu momento.
Essa forma inteligente e automatizada de definir o timing de abordagem pode fazer a diferença na abertura do e-mail.
2. Crie estratégias conforme o tamanho da base de dados
Cada e-mail tem um tema e um objetivo a ser alcançado, geralmente utilizados o que chamamos de CTA (Call to Action). Portanto, as ações de e-mail são diretamente influenciadas pelo tamanho de uma base de dados. O e-mail Marketing pode funcionar bem com uma base pequena, desde que você faça uma certa segmentação.
Em contrapartida, para bases maiores, o fluxo de nutrição é a melhor estratégia, porque é possível analisar com mais cuidado e separar cada dado de acordo com seu status.
Hoje é possível segmentar pelo estágio em que o dado se encontra na Jornada de Compra, usando o cargo ou outra informação da base que possa afetar a abordagem com seus contatos. A comunicação errada em um e-mail ou num momento errado pode significar a perda de um dado numa base e a baixa taxa de abertura.
3. Ter objetivo claro na estratégia de cada e-mail
Antes de pensar em aumentar sua taxa de abertura de e-mail, você deve tomar medidas para deixá-lo com um objetivo claro. Essa é uma das principais atenções, tanto na hora de escolher a lista que vai receber a campanha quanto na definição do assunto e do conteúdo que será enviado.
A conexão e a comunicação devem ser claras, como uma conversa entre amigos. No entanto, é preciso conhecer quem receberá o e-mail e criar urgência naquela mensagem enviada. Ter metas claras e diferenciais irão afetar na tomada de decisões, motivação e ações daquele possível cliente.
4. Melhores dias e horários para o envio de e-mails
Muito se fala sobre o melhor horário para o envio de e-mails. E como nas redes sociais existe o melhor horário para postagem, muitos estudiosos ditam algumas regras na hora de enviar os e-mails, porque de certa forma as pessoas têm um padrão para o consumo e o tempo gasto diante das telinhas.
De acordo com um estudo da CoSchedule, as terças-feiras, às 10:00hs, é o melhor horário para enviar um e-mail. É recomendado evitar as segundas-feiras, pois as pessoas costumam ter suas caixas de e-mails cheias devido ao fim de semana.
Devem ser evitadas também às sextas-feiras, vésperas e dias seguidos aos feriados, quando as tarefas também costumam se acumular.
Quanto a horários, há picos que funcionam melhor às 10:00hs ou em torno deste horário, porque a maioria das pessoas já estão acordadas e trabalhando. No entanto, qualquer horário durante o dia de trabalho normal, das 9:00hs às 17:00hs, é considerado um bom timing.
De qualquer forma, comece a testar os melhores horários que fogem dos mais comuns, que são sempre os redondos como 10:00hs ou 16:00hs. Você pode fazer testes enviando e-mails com variações de períodos de pico para ver qual horário a sua lista irá responder melhor. O objetivo é descobrir o melhor dia para o seu próprio público.
5. Formatar todos os e-mails de forma clara e objetiva
Por último, você deve criar linhas de assunto e títulos curtos e descritivos, assim como ter call-to-action claros. Isso pode resultar numa melhor abertura e engajamento das ações. A maneira como você formata seu e-mail pode ter um grande impacto em como as pessoas percebem e interagem.
No entanto, a personalização também é essencial. Usar o nome das pessoas chama muita atenção e faz imediatamente seu e-mail parecer mais pessoal, informal, útil e relevante.
Cada um dos e-mails deve ter apenas uma mensagem e um objetivo. Se a pessoa gostar e aproveitar seu primeiro e-mail, as chances de ela ler os próximos conteúdos e materiais enviados cresce consideravelmente.
Essas foram algumas dicas para você aprimorar seu e-mail marketing.
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