Já parou para pensar em como cada rede social seleciona as publicações da sua página inicial?
Essa seleção é baseada na ação dos logaritmos.
Mas afinal, o que é um logaritmo?
Historiadores divergem sobre a origem da palavra algoritmo, ou mesmo onde surgiu sua prática. Mas independente de sua real etimologia, a palavra refere à descrição sistemática da maneira de realizar uma tarefa.
Podemos citar como exemplo de algoritmos uma receita culinária, ela tem os ingredientes necessários, passo a passo para realizar a receita e o prato final, ou seja, o resultado.
Ao transferir o conceito para a tecnologia da informação, ele foi ressignificado, como ações automatizadas recebendo valores de entrada (input) e produzindo valores de saída (output).
Na ciência da computação, o conceito de algoritmo foi formalizada em 1936 por Alan Turing e Alonzo Church. Eles afirmaram que um algoritmo é um conjunto não ambíguo e ordenado de passos executáveis que definem um processo finito.
Eles contribuíram para a evolução tecnológica vista nas últimas décadas e são cada vez mais complexos.
Os computadores funcionam respondendo a comandos de uma série de códigos pré-estabelecidos por algoritmos. Geralmente quando um computador trava , os comandos que ele recebeu não foram programados para serem realizados.
Cada rede social tem seu próprio algoritmo e é necessário conhecer as estratégias e exigências de cada uma. Conhecer o funcionamento de cada algoritmo irá contribuir para melhorar a estratégia digital da sua empresa.
Observe o que o algoritmo de cada rede social valoriza:
Facebook:
Afinidade:
Leva em conta quantas vezes alguém curte, comenta ou compartilha determinada postagem, ou seja, quanto mais você interagir com as publicações de uma página, o Edgerank (algoritmo do facebook) vai entender que aquele conteúdo é relevantes e dar prioridade a ela em seu feed de notícias. O facebook prioriza de forma orgânica as postagens de amigos, deixando em segundo plano publicações comerciais.
Peso:
As atividades que gastam mais tempo do usuário tem mais mais peso, por exemplo, comentários tem mais peso que curtidas.
Instagram:
- Número de curtidas e comentários.
- Nível de interação em stories e com quem publicou a foto.
- Horário da publicação.
- Se os usuários trocam mensagem via direct.
YouTube:
O youtube tem um logaritmo que favorece os vídeos com maior médio de visualização.
Linkedin:
- Reputação do perfil
- Como outras pessoas se engajam com o conteúdo.
- O que está em alta na rede.
Mas, é importante lembrar que a maioria das redes sociais se baseia nas ações dos próprios usuários para determinar o sucesso do conteúdo. Então uma publicação que atrai bastante engajamento acaba tendo a oportunidade de se destacar.
O marketing nas redes sociais precisa ser altamente estratégico levando em conta as particularidades de cada plataforma utilizada.
Dessa forma, acompanhar a mudança que os algoritmos sofrem é essencial para garantir uma boa visibilidade ao seu conteúdo.