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E-mail marketing: tudo o que você precisa saber

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Descubra de fato o que é e-mail marketing e como implementar essa estratégia no seu negócio!

O e-mail marketing é uma estratégia muito importante dentro do marketing. Através dele é possível o envio de mensagens direcionadas para um grupo específico de pessoas, podem ser clientes atuais, leads ou até mesmo assinantes interessados.

Entretanto, a principal finalidade do e-mail marketing é estabelecer e fortalecer o relacionamento entre uma empresa ou marca com seu respectivo cliente e público por meio de comunicação relevantes no digital.

Além disso, o texto de e-mail marketing pode ser desenvolvido em texto ou por meio do HTML. Além de ser enviada através de uma ferramenta de disparo de e-mails.

Benefícios do E-mail Marketing:

Alcance Direcionado 

É uma das principais vantagens do e-mail marketing e desempenha um papel fundamental na eficácia dessa estratégia. Além disso, o alcance direcionado é possível enviar e-mails para um banco e grupo de pessoas que já demonstraram interesse na marca, produtos ou serviço. 

Custo-Efetividade

É um dos aspectos mais atraentes do e-mail marketing é uma das razões pelas quais empresas e profissionais aderem a ela. No entanto, é através dela que é possível ter uma economia maior, redução de desperdícios com leads que talvez não seja seu cliente. Além disso, é possível ter baixo custo em sua produção e uma segmentação eficiente.

Personalização

Através da segmentação da lista de e-mails, você pode personalizar mensagens com base em interesses, comportamentos e dados demográficos, o que aumenta a relevância para os destinatários.

Mensagens Oportunas

Além disso, o e-mail permite que você entregue mensagens no momento certo, como promoções sazonais, eventos especiais e atualizações importantes. Dessa forma, possibilitando o envio das mensagens certas.

Rastreamento e Análise

Através das ferramentas de e-mail marketing é possível o rastreamento de métricas como taxas de aberturas, cliques e conversões. Dessa forma, possibilitando o desempenho das campanhas.

Automação

Outra possibilidade através do e-mail marketing é a ferramenta de automatização de e-mail e permite criar sequências de mensagens personalizadas com base em ações específicas dos assinantes e clientes.

E-mail marketing nas estratégias digitais

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficaz em diversos meios digitais, tanto em mídias sociais, conteúdo online e SEO. Dessa forma, é possível que você envie e-mails para direcionar tráfego para o conteúdo mais recente do site, promover ofertas especiais ou até mesmo envolver seus assinantes nas redes sociais. Além disso, através de seus dados coletados por meio de campanhas de e-mail marketing podem informar outras métricas para sua estratégia digital.

Entretanto, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para empresas ou marcas se conectarem com seu público-alvo, construírem relacionamentos e alcançarem objetivos de marketing. A chave para o sucesso está na entrega de conteúdo valioso e relevante, no cumprimento das regulamentações de privacidade e no monitoramento contínuo do desempenho das campanhas para otimização.

Tipos de Email Marketing

O e-mail marketing oferece diversos formatos personalizados para o envio e a comunicação. No entanto, cada formato deve ser usado para ocasiões específicas. Além disso, alguns deles são voltados para a venda de um produto, outros entregam notificações sobre a atualização em um blog, oferta de um download gratuito, comemorações entre outros.

Segue alguns modelos para você se inspirar e começar sua comunicação com seu cliente.

Newsletter

As newsletter são e-mails informativos que fornecem conteúdos relevantes, atualizações, notícias da empresa, dicas e insights para assinantes. Além disso, eles ajudam a manter seus assinantes informados e engajados com os acontecimentos da empresa.

Entretanto, as newsletter costumam ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo. Além disso, se sua empresa já possui um blog com conteúdo frequente, a newsletter é uma excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo.

Email promocional

Eles são e-mails voltados para a promoção de produtos, serviços ou ofertas especiais. Como o nome já diz, ele vem recheado de promoções e até mesmo cupons de desconto para o cliente aproveitar e se manter engajado. 

Email sazonal

Os e-mails sazonais são aqueles enviados com uma data especial, seja um webinar, o aniversário do cliente, datas comemorativas e felicitações em geral. 

Os e-mails sazonais também podem ser considerados aquelas datas especiais comemoradas no mercado, como o Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday, entre outros. 

Email de boas-vindas

O email de boas-vindas é o email que você enviará ao seu prospect assim que ele se tornar Lead. Pode não parecer importante, mas esse email tem diversas funções, principalmente avançar o usuário em sua jornada de compra, ou seja, nutri-lo com informações relevantes. 

Email de Reengajamento

Enviados para clientes e assinantes inativos, ou seja, aqueles que estão há um bom tempo sem se engajar.  Eles podem incluir ofertas exclusivas, atualizações de produtos ou apenas um lembrete amigável para incentivar a interação.

Email de Abandono de Carrinho

São aqueles e-mails enviados para assinantes que encheram seu carrinho e não efetuaram a compra. Além disso, ele é ideal para lembrar e incentivar o cliente a efetuar a compra e não perder descontos.

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