Pular para o conteúdo
Blog Quais são os melhores negócios para superar a crise do coronavírus?

Quais são os melhores negócios para superar a crise do coronavírus?

A recuperação da crise pós-covid com certeza irá privilegiar negócios bons contra a crise do clima. As oportunidades para o Brasil já estão mapeadas

Não sabemos como será a recuperação econômica global depois da epidemia de coronavírus. Porém é evidente que ela será verde.  Economistas, instituições respeitadas e países apontam que o grande esforço para tirar a economia da crise da covid buscará prevenir a próxima grande crise: a do clima. 

Essa ideia parte da  recomendação do Fundo Monetário Internacional. Países como Holanda e Alemanha também afirmam que os investimentos para revigorar a economia visarão incentivar produtos e serviços com baixas emissões.

Isso abre uma oportunidade inédita para os empreendedores brasileiros. O Brasil é um celeiro natural para negócios bons para o clima. Isso graças a nossa matriz energética predominantemente limpa ( solar, hidrelétricas, álcool, eólicas), à nossa capacidade de criar uma boa economia florestal (que absorve carbono) e nossa capacidade de criar materiais alternativos (como o plástico de cana).

No entanto, no Brasil, a maior parte desses negócios está começando: 60% têm menos de cinco anos de fundação. Essas empresas trabalham com eficiência e propõem soluções diferentes que possibilitam a transição para economia de baixo carbono.

 Quando se pensa em uma indústria verde, estamos falando de uma tendência global. Em países como o Canadá as indústrias já que têm que pagar impostos sobre o carbono que emitem. Se no Brasil as grandes empresas começarem a ser cobradas também, elas podem não conseguir competir. E é por isso que elas precisam se antecipar. Quem está pensando investimentos para o futuro, como os fundos, tem que começar a olhar para as emissões de carbono porque isso vai significar menos risco para o negócio, uma vez que a regulação é uma possibilidade cada vez mais certa.

Fonte: Exame 

Para mais notícias e dicas, acesse nosso blog!

Marcações: