Antes do período pandêmico, a transformação digital já estava preparando seu terreno para ficar. Durante a pandemia a transformação digital se consolidou como uma obrigação para a sobrevivência das empresas. É possível pensar que essa realidade provavelmente se manterá no pós-pandemia. Confira nesse blogpost porquê a transformação digital pode ser benéfica para o seu negócio e como adotá-la:
Benefícios da transformação digital em vendas
A solução de problemas tradicionais das vendas a partir da ajuda da tecnologia é o principal objetivo da transformação digital . Mais que uma prática, a transformação digital é uma cultura que impacta diretamente na forma de operar das empresas. Essa cultura torna as empresas muito mais eficientes.
Como adotar a Transformação Digital
Invista em automação
Em primeiro lugar, lembre que a automação é a principal característica da transformação digital. Atualmente no mercado, existem softwares que automatizam todas as etapas da jornada de vendas; desde a aquisição de leads até as assinaturas de contratos. O objetivo da automação é, principalmente, otimizar o tempo de trabalho e a produtividade dentro das equipes.
Os softwares de automação ajudam o time de vendas a atuar com mais assertividade. Isso porquê utilizam de recursos que oferecem com uma nítida visibilidade de dados. Dessa forma, erros e refações também podem ser evitados.
Construa uma cultura digital
Em segundo lugar, tenha nítido que um dos grandes desafios da adoção da transformação digital em empresas é, com certeza, a construção de uma cultura digital. Devido à necessidade de alterar processos e abandonar velhos hábitos, a cultura digital é vista com maus olhos por muitos colaboradores, por isso a dificuldade nesse processo.
Desenvolver a cultura digital dentro de uma empresa diz respeito à adoção de práticas mais tecnológicas em atividades cotidianas. Dessa maneira, a transformação acontece desde atividades simples como optar por uma reunião on-line no lugar de um encontro presencial, até atividades operacionais como contar com um software CRM para fazer o gerenciamento dos clientes.
Acompanhe seus resultados
Apesar do investimento em tecnologia ser fundamental, ainda é necessário que sua empresa conte com um planejamento estratégico completo. Alguns exemplos de métricas são: entregar mais resultados, melhorar a produtividade do time, reduzir custos, dentre outras.
Trabalhe com a nuvem
Trabalhar com a nuvem significa contar com servidores online para fazer o gerenciamento e armazenamento de seus softwares e bancos de dados. A nuvem possibilita um trabalho muito mais fluido e dinâmico. Isso graças a premissa de que não exige instalações nem compra de hardwares.
Além disso, ao que tudo indica, o cenário de home office criado pela pandemia da Covid-19 tem tudo para ficar. A computação em nuvem permite que seus colaboradores trabalhem de forma remota, acessando dados de onde quer que estejam. Essa é uma vantagem competitiva que coloca seu negócio muito à frente dos concorrentes que ainda dependem da ida ao escritório para a solução de problemas.
Mídias Sociais
Para além da modernização dos seus processos internos, se apresentar para o mercado como uma marca moderna e ligada em tecnologia faz toda a diferença para a sua reputação. Para isso, uma boa ferramenta é investir na sua presença nas redes sociais.
Defina um estilo e uma linha editorial de postagens que combine com a sua persona e interaja com seu público online. Um relatório feito pela We Are Social em 2019 apontou que 66% da população brasileira está inserida nas mídias sociais, logo, não explorar esse nicho é perder tempo e dinheiro.
Em resumo, vale a pena conferir os diferentes tipos de conteúdos que você pode produzir para cada etapa do seu funil de vendas.
Enfim, espero que esse artigo tenha lhe ajudado!
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