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Blog Alcance x impressões: quais as diferenças entre as métricas das redes sociais

Alcance x impressões: quais as diferenças entre as métricas das redes sociais

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Nós já mostramos em textos anteriores a importância de ter presença digital mesmo sendo uma empresa B2B. Então  se você colocou essa dica em prática e investe em canais digitais, principalmente redes sociais, provavelmente já teve dúvidas quanto à relação alcance x impressões. E  já se questionou se a agência que você contratou está trazendo bons resultados para a sua empresa.

Se você não conta com o serviço de uma agência especializada em marketing B2B é hora de pensar no assunto, pois fazer a gestão de campanhas sozinho é um trabalho complexo e pode não trazer os resultados necessários. 

Clique na imagem e leia o nosso texto sobre a importância de contratar uma agência de marketing digital!

Por que contratar uma agência de marketing digital?

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Veja agora quais as diferenças entre alcance e impressões e como melhorá-las. Aproveite a leitura! 

O que é impressão e alcance em cada rede social?

Para uma melhor estratégia de marketing e entender a questão de ambas as métricas na prática, é importante entender como cada uma das principais redes sociais define os termos.

Mesmo que o Facebook e o Instagram pertençam à mesma empresa e estejam cada vez mais caminhando para processos e conceitos unificados, ainda existem aspectos diferentes entre as plataformas.

Facebook

Em relação ao alcance e às impressões, existem três subcategorias para cada um dos dois conceitos. Elas são chamadas de pagas, orgânicas e virais:

Orgânico: impacto gratuito por qualquer conteúdo que tenha sido postado em uma página;

Pago: impacto pago por meio de posts patrocinados e anúncios ou dark posts;

Viral: impacto de pessoas que viram conteúdos de uma página na sua timeline porque os amigos curtiram ou seguiram a página, se envolveram com posts, fizeram alguma publicação ou compartilharam fotos, por exemplo.

É importante ressaltar que no caso do alcance pago, quanto maior for a quantidade de dinheiro investido nas publicações, melhor será a entrega do Facebook.

O dinheiro sozinho não garante a performance de um post — afinal, ele precisa ter qualidade e fazer sentido para o público de uma marca — mas é importante estudar ações de mídia online paga para ter sucesso.

Instagram

Ao contrário do Facebook, o Instagram não faz o desmembramento das métricas em categorias mais específicas. Nesse caso, o alcance representa o número de pessoas que entraram em contato com uma publicação. Se você viu o mesmo post 3 vezes, não importa: será contabilizado como usuário único. Já as impressões, são contabilizadas quantas vezes os posts foram exibidos para o usuário.

Twitter

O Twitter não trabalha com a métrica de alcance, apenas com as impressões. De acordo com a plataforma, elas podem ser definidas como “quantas vezes um usuário recebe um tweet na timeline ou nos resultados de busca”.

Ou seja, da mesma forma que no Instagram e no Facebook, uma mesma pessoa é contabilizada diversas vezes na métrica caso tenha sido impactada pelo conteúdo em mais de um momento.

Isso acontece, por exemplo, quando vários amigos dão retweet em um mesmo conteúdo em dias ou horários diferentes.

Qual é a diferença entre alcance e impressões?

O alcance representa o número de pessoas que entraram em contato com uma publicação. Se você viu o mesmo post 3 vezes, não importa: será contabilizado como usuário único.

No caso das impressões, são contabilizadas quantas vezes os posts foram exibidos para o usuário.

Somam-se todos os números, inclusive nos casos em que um mesmo usuário veja um conteúdo mais de uma vez. Ao analisar as métricas em relatórios, você poderá perceber que as impressões serão pelo menos iguais — na maioria das vezes maiores — do que o número de pessoas alcançadas.

É válido ressaltar que ambas as métricas não oferecem dados sobre quantas pessoas de fato se engajaram com o conteúdo, já que isso fica por conta da métrica de engajamento.

Como melhorar tais métricas?

Depois de entender o conceito de ambas as métricas, chegou a hora de entender quais são as melhores formas de caprichar no conteúdo para que ele chegue a um número cada vez maior de pessoas.

Inicialmente, é importante deixar claro que, por mais que as métricas não estejam “estampadas” na cara do leitor ou dos parceiros comerciais — como curtidas e comentários, também conhecidas como “métricas de vaidade” —, o alcance e as impressões são extremamente importantes em uma estratégia de redes sociais.

Reconhecimento de marca e branding são dois fatores importantes para investir nesse tipo de métrica. Ao visualizar um conteúdo por mais de uma vez, estabelecendo frequência, o usuário começa a criar lembranças sobre marcas e produtos específicos.

Sabemos o quão importante é trabalhar no reconhecimento da marca, por isso investimos em conteúdos mais consumidos e mais fáceis de serem entendidos pelo público, como os vídeos. Veja alguns vídeos animados que fizemos para a Scala Data Center.

 

Além de investir em conteúdo em vídeo, veja o que mais você pode fazer: 

Invista em conteúdo pago

Nos últimos anos, redes sociais — principalmente o Facebook — se posicionaram como ferramentas de negócio. Ou seja, para aparecer no feed de notícias dos usuários, as marcas precisam investir cada vez mais dinheiro. 

Faça um monitoramento periódico

Uma das principais formas de perceber se o conteúdo está sendo entregue — e como os números estão performando — é a partir do acompanhamento periódico das redes sociais.

No caso das postagens orgânicas, análise o pico de atividade dos usuários para definir horário e data para publicação. Dessa forma, você explora melhor o potencial daquele post. Para as postagens pagas, a questão do horário não é tão importante, mas vale acompanhar para entender cada uma das métricas.

Muitas vezes, mesmo quando existe investimento em mídia, alguns formatos não trazem resultado. Isso pode acontecer por diversos fatores, como distanciamento do assunto, campanhas não pensadas para as personas corretas, falta de criatividade ou um simples azar. 

Esse é um grande motivo para monitorar além dos números, entendendo também como está a resposta do público. Para isso, vale analisar métricas como engajamento e visualizações no caso de vídeos.

Invista em hashtags e localizações

Além do investimento em mídia, existem alguns pequenos “truques” capazes de aumentar o alcance de um post.

Ao usar hashtags específicas, assim como marcar lugares em posts do feed ou nos stories, seu conteúdo ficará à disposição de todas as pessoas que buscarem tais palavras-chave na rede social.

É uma forma excelente, inclusive, de conquistar um público novo. Para isso, faça um mapeamento daquelas palavras que fazem mais sentido em relação ao momento do seu negócio e do universo da marca como um todo.

No caso das marcações geolocalizadas, estude pontos que de alguma forma possam ter conexão com o perfil.

Quando há exagero — muitas marcas saem publicando em localizações que não se relacionam em nada com a proposta — o que acontece é um efeito reverso, causando distanciamento e até mesmo repulsa por parte do leitor.

Invista em conteúdo periódico e de qualidade

Manter um calendário editorial que mantenha frequência é importante para garantir o alcance de uma página.

Dessa forma, sua empresa pode fornecer conteúdos de forma constante ao leitor, garantindo que ele esteja sempre “alimentado” com informações relevantes e evitando que ele esqueça ou perca o interesse.

Lembre-se, porém, que quantidade por si só não significa qualidade. Tenha em mente que todos os conteúdos devem apresentar uma proposta de valor — até mesmo aqueles que fazem parte de campanhas mais agressivas e têm as vendas como objetivo —, e pense em cada um deles de forma estratégica, lembrando sempre de oferecer informações relevantes para o seu público.

Práticas como storytelling, escrita criativa e campanhas humanizadas estão sendo percebidas com uma frequência cada vez maior, o que contribui significativamente para o engajamento do público.

Isso só foi possível em razão das mudanças no comportamento do usuário, que não “se vende” facilmente como ocorria no passado. Para conquistar um cliente, é preciso merecer a atenção dele.

Por isso, invista em conteúdo relevante, se atentando aos termos técnicos e acompanhando as métricas de sucesso de forma constante. Assim, o tão sonhado resultado positivo se transforma em simples consequência de muito trabalho duro e dedicação.

Se você gostou deste post, temos mais alguns materiais que podem ser úteis para a sua estratégia.

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