Como e por quê adotar a transformação digital em vendas

Antes do período pandêmico, a transformação digital já estava preparando seu terreno para ficar. Durante a pandemia a transformação digital se consolidou como uma obrigação para a sobrevivência das empresas. É possível pensar que essa realidade provavelmente se manterá no pós-pandemia. Confira nesse blogpost porquê a transformação digital pode ser benéfica para o seu negócio e como adotá-la:

Benefícios da transformação digital em vendas

A solução de problemas tradicionais das vendas a partir da ajuda da tecnologia é o principal objetivo da transformação digital . Mais que uma prática, a transformação digital é uma cultura que impacta diretamente na forma de operar das empresas. Essa cultura torna as empresas muito mais eficientes. 

Como adotar a Transformação Digital

Invista em automação

Em primeiro lugar, lembre que a automação é a principal característica da transformação digital. Atualmente no mercado, existem softwares que automatizam todas as etapas da jornada de vendas; desde a aquisição de leads até as assinaturas de contratos. O objetivo da automação é, principalmente, otimizar o tempo de trabalho e a produtividade dentro das equipes. 

Os softwares de automação ajudam o time de vendas a atuar com mais assertividade. Isso porquê utilizam de recursos que oferecem com uma nítida visibilidade de dados. Dessa forma, erros e refações também podem ser evitados.

 Construa uma cultura digital 

Em segundo lugar, tenha nítido que um dos grandes desafios da adoção da transformação digital em empresas é, com certeza, a construção de uma cultura digital. Devido à necessidade de alterar processos e abandonar velhos hábitos, a cultura digital é vista com maus olhos por muitos colaboradores, por isso a dificuldade nesse processo.

Desenvolver a cultura digital dentro de uma empresa diz respeito à adoção de práticas mais tecnológicas em atividades cotidianas. Dessa maneira, a transformação acontece desde atividades simples como optar por uma reunião on-line no lugar de um encontro presencial, até atividades operacionais como contar com um software CRM para fazer o gerenciamento dos clientes.

Acompanhe seus resultados

Apesar do investimento em tecnologia ser fundamental, ainda é necessário que sua empresa conte com um planejamento estratégico completo. Alguns exemplos de métricas são: entregar mais resultados, melhorar a produtividade do time, reduzir custos, dentre outras. 

Trabalhe com a nuvem

Trabalhar com a nuvem significa contar com servidores online para fazer o gerenciamento e armazenamento de seus softwares e bancos de dados. A nuvem possibilita um trabalho muito mais fluido e dinâmico. Isso graças a premissa de que não exige instalações nem compra de hardwares. 

Além disso, ao que tudo indica, o cenário de home office criado pela pandemia da Covid-19 tem tudo para ficar. A computação em nuvem permite que seus colaboradores trabalhem de forma remota, acessando dados de onde quer que estejam. Essa é uma vantagem competitiva que coloca seu negócio muito à frente dos concorrentes que ainda dependem da ida ao escritório para a solução de problemas.

Mídias Sociais

Para além da modernização dos seus processos internos, se apresentar para o mercado como uma marca moderna e ligada em tecnologia faz toda a diferença para a sua reputação. Para isso, uma boa ferramenta é investir na sua presença nas redes sociais.

Defina um estilo e uma linha editorial de postagens que combine com a sua persona e interaja com seu público online. Um relatório feito pela We Are Social em 2019 apontou que 66% da população brasileira está inserida nas mídias sociais, logo, não explorar esse nicho é perder tempo e dinheiro.

Em resumo, vale a pena conferir os diferentes tipos de conteúdos que você pode produzir para cada etapa do seu funil de vendas.

Enfim, espero que esse artigo tenha lhe ajudado!

Para mais conteúdo sobre vendas e marketing digital, acesse nosso blog!