Pular para o conteúdo
Blog Gerenciamento de marketing em tempos de crise: você está preparado?

Gerenciamento de marketing em tempos de crise: você está preparado?

  • Blog

Vivemos em uma era de profunda volatilidade e muitas incertezas. Crises como as guerras acontecendo pelo mundo, iminência de retorno da pandemia de Covid-19, surtos de dengue e recessões econômicas são ameaças constantes que podem desestabilizar negócios presumidamente estáveis praticamente da noite para o dia. Mais do que nunca, em 2024, o gerenciamento ágil e estratégico de marketing faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma organização.

Quando a crise bate à porta através de conflitos bélicos, surtos globais ou mesmo urgências internas de geração de receita, o marketing é uma das primeiras áreas a exigir rápida adaptação. Campanhas, produtos e orçamento de marketing precisam ser repensados e reestruturados, eliminando desperdícios e maximizando retorno sobre investimento.

Além disso, durante períodos turbulentos, a comunicação assertiva com o cliente se torna vital para fortalecer relacionamentos, transmitir confiança e humanizar a marca. É papel crítico dos profissionais de marketing identificar as dores e demandas do consumidor em tempos difíceis, ajustando o tom, conteúdo e canal para atender essas necessidades de forma sensível e útil.

Em suma, o marketing em tempos de crise exige visão holística, capacidade analítica, pensamento criativo e extrema orientação para a empatia. São competências desafiadoras, mas essenciais para estabelecer bases para a retomada nos momentos seguintes à tormenta. Este artigo busca fornecer insights práticos para que você e sua organização estejam preparados para gerenciar o marketing de forma estratégica e resiliente frente às maiores adversidades.

Assim sendo, desenvolvemos um manual prático para qualquer empresa, de qualquer porte ou ramo de atividade, se preparar para os dias de luta que nos reserva o presente ano de 2024.

Capítulo 1: Avalie seus recursos e capacidades

Enfrentar uma crise começa por uma auto avaliação franca e realista sobre os ativos que sua organização possui para implementar ações de marketing de forma ágil e assertiva. Analisar lucidamente suas capacidades internas é o primeiro passo para identificar vulnerabilidades e mitigar riscos.

Equipe de marketing: Mapeie suas competências humanas em marketing digital, branding, comunicação, análise de dados e gestão de crises. Avalie se a equipe necessita de treinamento em alguma frente para que vocês possam ser ágeis em cenários de mudança. Verifique também as necessidades psicológicas e emocionais da equipe, buscando formas de motivar e cuidar do bem-estar dos profissionais.

Orçamento: Revise minuciosamente seu orçamento de marketing. Identifique onde existem oportunidades imediatas para corte de gastos supérfluos, garantindo investimento apenas no essencial. Foque em alocação inteligente para impulsionar vendas e relacionamento com o cliente. Em paralelo, desenhe planos de contingência e captação de recursos para cenários de extrema adversidade.

Canais e ativos: Mapeie todos os seus ativos digitais como site, blog, redes sociais, bases de dados e canais de automação. Avalie saúde de tráfego, engajamento e conversões. Verifique em quais frentes você tem fraquezas importantes, traçando planos para fortalecê-las. Garanta também que todos os seus ativos conversem entre si através de uma estratégia omni-channel integrada e sem ruídos.

Mitigando riscos: Com base na avaliação, você poderá ter clareza sobre suas maiores vulnerabilidades como possível falta de pessoal qualificado, baixo engajamento nas redes ou sites frágeis. Elabore planos de mitigação de riscos, buscando eliminar pontos únicos de falha sempre que possível. Trabalhe com cenários para ter opções pré-montadas caso o pior aconteça.

Esse diagnóstico imparcial sobre sua real capacidade de execução é o primeiro passo para um marketing ágil e resiliente em tempos de crise. Não tenha medo de encarar fragilidades e arregace as mangas para fortalecer suas bases.

Capítulo 2: Conheça seu cliente e adapte sua mensagem

Em momentos de crise e adversidade, a empatia se torna a maior aliada do marketing. Entender profundamente seu cliente, com suas dores exacerbadas e novas demandas, é chave para ajustar comunicação e oferta de modo cuidadoso, assertivo e útil.

Mudanças de comportamento: Estude como crises similares afetaram padrões de consumo e estado emocional de clientes em situações análogas. Por meio de pesquisas, entrevistas e benchmarking, mapeie alterações em necessidades práticas do dia a dia, bem como no lado psicológico e aspiracional.

Técnicas como marketing de guerrilha permitem essa escuta em tempo real do mercado. Esteja antenado em mudanças de interesses em buscadores e o que clientes procuram em sites similares. Acompanhe métricas de desempenho de conteúdo já publicado, eliminando o que perdeu relevância abruptamente.

Ajustes de tom e mensagem: Munido desses insights sobre o novo momento do cliente, você estará apto a ajustar comunicação e conteúdo. Em respeito à dor das pessoas, evite oportunismo e frases feitas, demonstrando genuína empatia. Foque sua comunicação no útil e prático, eliminando superficialidades.

Caso seu produto ou serviço ajude diretamente a mitigar dores da crise, comunique isso de forma simples e direta. Adaptadores de tom para diferentes personas e fases do relacionamento com clientes são poderosos nesse contexto. Teste constantemente novas abordagens e otimize ao máximo.

O marketing focado no ser humano, com compaixão e utilidade, fortalece laços com a marca e abre portas para o futuro. Esteja perto de seus clientes nos momentos mais difíceis de suas jornadas.

Capítulo 3: Maximize canais digitais e minimize custos

Em tempos de orçamento enxuto, concentrar energia nos canais digitais com maior retorno sobre investimento é mandatório. Ao mesmo tempo, uma revisão impiedosa de custos de estrutura deve acontecer para liberar recursos para o digital sem afetar a experiência do cliente.

Canais digitais em foco: Mapeadas as novas demandas e comportamentos do cliente, análise onde seu investimento online gerará maior impacto positivo. SEO, tráfego pago, social ads e email marketing são excelentes opções com alto potencial de retorno.

Faça testes A/B rigorosos identificando a melhor copy, palavras-chave, landing pages, audiências e criativos. Plataformas como Google Analytics são grandes aliadas, assim como ferramentas de heatmap. Encontre a combinação ideal de elementos, depois escale ao máximo os formatos vencedores.

Simplificação de custos: Ao mesmo tempo em que se você se concentra no digital, realize um pente-fino em custos de marketing para reduzir tudo o que não impacta diretamente em conversões e engajamento. Esteja aberto a mudanças como corte de tiragens e versões físicas, diminuição de estoque em centros de distribuição e simplificação de portfólio.

O foco deve ser manter uma experiência premium para o cliente, mesmo que elementos logísticos dos bastidores sejam enxugados. Seja criativo e não tenha medo de mudanças de processos analógicos que geram ineficiência de recursos.

Simplifique sempre que possível.

Equilibrar o aumento de presença digital com redução nos bastidores é fundamental para um marketing enxuto e focado mesmo em tempos de vacas magras. As dicas deste capítulo servirão de guia para esse delicado balanceamento.

Capítulo 4: Analise, otimize e inove

Gerenciar marketing em tempos de crise exige dedicação aos dados, disposição para experimentação e visão para enxergar oportunidades. Análise, otimização e inovação devem fazer parte dos seus hábitos diários para moldar uma comunicação cada vez mais assertiva com seus clientes.

Métricas e KPIs em tempo real: Acompanhe em tempo real métricas essenciais de negócio, marketing e experiência do cliente. Dashboards bem configurados permitem essa visibilidade constante de vendas, tráfego, leads e satisfação. Defina indicadores-chave de desempenho (KPIs) específicos para seus objetivos maiores nesse momento de contingência.

Testes e otimização: Essa cultura de dados suportará um processo contínuo de testes e aprendizados. Plataformas como Google Optimize permitem testes A/B e multivariantes em larga escala para copy, design, produtos, preços e campanhas. A meta é encontrar combinações vencedoras para seus KPIs e escaloná-las rapidamente.

Inovação e agilidade: Por fim, mesmo em meio à tempestade, mantenha as antenas ligadas para possibilidades únicas que a crise pode trazer. Novos produtos, diversificação de canais e aquisições se tornam opcionais diante do vácuo deixado por outros players. Com visão e agilidade, saia na frente encapsulando novas demandas.

Seguindo as dicas aqui apresentadas para potencializar análise, otimização e inovação, seu marketing sairá fortalecido e pronto para o crescimento quando dias melhores chegarem.

Capítulo 5: Marketing resiliente

Após enfrentar os desafios imediatos de uma crise e passar por processo de adaptação, é hora de consolidar aprendizados e fortalecer músculos para tempos difíceis. Mais do que técnicas pontuais, a resiliência em marketing passa por cultivar valores e capacidades internas orientadas para a agilidade, foco e compaixão.

Abrace a mudança: Em cenários de rapidez e imprevisibilidade, a única certeza é a constante transformação. Abrace filosofias e práticas ágeis, descentralizando decisões para times multidisciplinares próximos ao cliente. Reduza burocracias e estimule uma cultura aberta à experimentação e aprendizado.

Fortaleça suas bases: Invista em capacitação da sua equipe de marketing em ferramentas digitais, gestão de crise e inteligência emocional. Mantenha seus ativos digitais (site, redes sociais, automação) saudáveis e integrados. Construa reservas financeiras e de relacionamento com parceiros estratégicos.

Foque no que importa: Filtrar o essencial do supérfluo é essencial em tempos adversos. Mantenha seu propósito e visão de negócio como bússola para decisões difíceis. No front do cliente, elimine complexidades, entregando apenas o estritamente necessário e útil para eles.

Ter essa base sólida e uma equipe altamente resiliente é o que fará a sua estratégia de marketing brilhar mesmo nos momentos mais sombrios. Finalmente, para apoiá-lo nessa jornada, conte com serviços especializados em marketing digital para alavancar seus resultados.

Quer entender como podemos ajudar a sua empresa a conquistar espaço no mercado?

Clique aqui para solicitar um orçamento

Capítulo 6: Marketing resiliente e assertivo exclusivo para a Indústria Farmacêutica

Ao longo dos últimos anos, a Amplifica Digital consolidou uma expertise única em estratégias de marketing digital para empresas da indústria farmacêutica. Por meio de soluções customizadas de branding, conteúdo, tráfego e automação, já ajudamos diversas companhias do setor a alcançarem resultados expressivos mesmo diante de cenários desafiadores.

Entendemos as particularidades e conformidades regulatórias do mercado farmacêutico, assim como os desafios competitivos e restrições orçamentárias característicos de períodos de crise sistêmica. Por isso, para organizações desse segmento, alguns de nossos serviços se destacam pela capacidade de impulsionar resultados com o menor custo possível.

Entre eles, vale citar o gerenciamento de tráfego pago via Google Ads, Facebook Ads e programas de afiliados. Por meio de campanhas altamente segmentadas, garantimos a maximização da taxa de conversão dentro dos rigores éticos e das boas práticas exigidas dos integrantes desse mercado.

Outra frente poderosa é a geração de conteúdo de autoridade, focado em palavras-chave com alto volume de buscas. Escrito por redatores versados e especialistas no setor e amplificado via SEO e social media, esse conteúdo posiciona nossa marca como referência em seu segmento específico.

Somamos a isso uma comunicação cuidadosa e humanizada com clientes por meio de jornadas geridas via automação, alinhadas ao tom de voz de cada empresa. Além disso, monitoramos o resultado de todas essas iniciativas em tempo real para otimização contínua dos esforços.

Em tempos difíceis, ter o marketing sob controle é ainda mais decisivo. Conte com a Amplifica Digital para potencializar o alcance da sua organização farmacêutica respeitando sempre os preceitos éticos e de conformidade regulatória. Juntos, encontraremos as melhores soluções para os desafios de seu contexto.

Capítulo 7: Impulsionando a tecnologia B2B em tempos de crise

Na Amplifica Digital, sabemos dos obstáculos que empresas de software e tecnologia enfrentam em períodos conturbados: orçamento de marketing limitado, equipes reduzidas e necessidade de resultados rápidos. Ao mesmo tempo, existem excelentes oportunidades trazidas pela aceleração da transformação digital em todas as verticais de negócios.

Como empresa focada em apoiar a tecnologia B2B há mais de 6 anos, desenvolvemos soluções ágeis e especializadas para clientes desse segmento garantirem crescimento consistente e escalabilidade mesmo em momentos adversos.

Uma das frentes mais estratégicas que dominamos é inbound marketing, garantindo captação contínua de leads altamente qualificados e redução de custo de aquisição. Por meio de conteúdo especializado, SEO, automação de marketing e eventos online, suas soluções ganham relevância automaticamente.

Além disso, implementamos campanhas integradas de tráfego pago com foco em vendas diretas e leads de alto potencial de monetização. Sempre considerando o ciclo de venda B2B, a jornada de compra se torna fluida e eficiente. O monitoramento constante de métricas complementa esse trabalho.

Portanto, para organizações B2B que precisam garantir crescimento com equipe e orçamento enxuto, a Amplifica é o parceiro ideal nessa jornada. Vamos superar a crise lado a lado, maximizando oportunidades únicas desse mercado. Conte com nossa expertise para simplificar e potencializar seu marketing de tecnologia.

Capítulo 8: Otimizando processos logísticos em tempos de mudança

Um dos setores mais impactados em cenários de crise é o de Warehouse e Supply Chain. Interrupções bruscas na cadeia de produção e distribuição exigem adaptação ágil para garantir continuidade operacional das empresas. Ao mesmo tempo, esse contexto traz oportunidades únicas para quem consegue atender novas demandas com agilidade.

Na Amplifica Digital, temos experiência de sobra em apoiar players de logística e armazenamento a simplificar processos e potencializar resultados mesmo quando os ventos sopram contra. Por meio de automação inteligente, monitoramento em tempo real e rápida adequação às tendências de mercado, seus resultados melhoram consideravelmente.

Amplifica Digital, sua aliada em tempos de crise:

Em tempos de crise, a adaptabilidade e a capacidade de resposta rápida são fundamentais. Estamos preparados para ser o seu parceiro de confiança durante esses momentos desafiadores. Nossos serviços essenciais são projetados para ajudar as empresas de Warehouse e Supply Chain a enfrentar os desafios da crise, oferecendo soluções estratégicas que impulsionam a visibilidade da marca, aumentam a geração de leads e fortalecem o relacionamento com os clientes.

Serviços essenciais:

  1. Marketing de conteúdo personalizado: Criamos conteúdos relevantes e informativos que destacam a experiência e os diferenciais das empresas de Warehouse e Supply Chain, posicionando-as como líderes de pensamento em seu setor.
  2. Otimização de SEO para logística: Utilizamos estratégias avançadas de SEO para melhorar a visibilidade online das empresas de Warehouse e Supply Chain, aumentando sua classificação nos motores de busca e impulsionando o tráfego qualificado para seus sites.
  3. Campanhas de email marketing segmentadas: Desenvolvemos campanhas de email marketing altamente segmentadas, fornecendo conteúdo personalizado e ofertas específicas para cada segmento de público-alvo, aumentando a taxa de conversão e fidelização dos clientes.
  4. Análise de dados e inteligência de mercado: Utilizamos análises avançadas de dados e inteligência de mercado para fornecer insights acionáveis ​​e orientar decisões estratégicas, permitindo que as empresas de Warehouse e Supply Chain se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e às demandas dos clientes.

Na Amplifica Digital, estamos comprometidos em ajudar as empresas de Warehouse e Supply Chain a alcançarem seu pleno potencial, mesmo nos momentos mais desafiadores. Com nossa experiência e expertise verticalizada, somos seu parceiro ideal para enfrentar os desafios do mercado e prosperar em qualquer cenário.

Capítulo 9: Websites de alta performance para impulsionar seu negócio

Ter presença digital não é mais opcional para qualquer negócio nos dias de hoje. Mais do que isso, é preciso que seu site ou plataforma online entreguem experiências fluidas e impactantes, convertendo visitantes em leads e vendas.

Na Amplifica Digital, temos um time especializado em desenvolvimento de websites e plataformas high performance para potencializar a jornada digital de marcas de diversos setores. Por meio das melhores tecnologias do mercado e otimização para conversão, garantimos a nossos clientes máximo retorno sobre o investimento em seu projeto.

Já desenvolvemos dezenas de sites para clientes de varejo, serviços B2B, empresas de treinamento e desenvolvimento, consultoria de serviços em tecnologia, indústria farmacêutica e muitas outras mais!

Temos domínio em WordPress, Django, React, Vue.js entre outras stacks tecnológicas. Realizamos auditorias de UX e SEO para identificar melhorias rápidas que seu site atual pode receber.

Além disso, integramos seus ativos digitais como site, blogs, automação de marketing e redes sociais para criar uma experiência fluida ao usuário. Tudo com foco na síntese, relevância e personalização da jornada.

Portanto, não importa se você deseja reformular seu site, lançar uma nova vertical digital ou criar uma plataforma do zero. A Amplifica Digital tem expertise para tornar seu projeto um case de sucesso em pouco tempo. Vamos conversar?

Converse com um de nossos especialistas 👇
Clique aqui para agendar uma reunião!

Assista também aos nossos episódios de podcast:
AmplificaCast