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Inteligência Artificial e estratégias de marketing

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Se olharmos para trás, veremos que não há muito tempo víamos a  Inteligência Artificial como um mecanismo inalcançável para muitas empresas de pequeno porte. Porém, hoje em dia, a inteligência artificial é algo que pode ser facilmente implementado em qualquer empresa de qualquer porte e está no mercado para auxiliar você em suas estratégias de marketing.

O que é inteligência artificial?

Geralmente a primeira imagem que vem à cabeça quando falamos em Inteligência Artificial são robôs dominando o mundo, mas  IA não significa isso, ainda que robôs de pequeno porte possam fazer uso da inteligência artificial para suas operações. 

Em resumo podemos explicar a inteligência artificial como a capacidade de máquinas aprenderem e imitarem o comportamento humano, para dessa forma auxiliar em tarefas complexas ou no dia a dia. Essa tecnologia é programada para identificar padrões de comportamento e reproduzi-los, semelhante ao cérebro humano.

Levando em consideração essas funcionalidades, podemos usar a Inteligência Artificial para facilitar várias tarefas de nossa rotina profissional, entre elas as ações de marketing de nossa empresa e a produção de conteúdo.

Inteligência Artificial e marketing – rola essa união ?

A Inteligência Artificial pode sim ser utilizada para melhorar as suas estratégias de marketing. A Amplifica Digital separou aqui algumas dicas para você: 

Recomende  produtos e serviços

Com a inteligência artificial é possível descobrir as preferências do seu cliente e recomendar produtos e serviços que serão interessantes para seu perfil. Com isso, sua empresa melhora a experiência do consumidor, aumentando o relacionamento dele com a marca e fazendo ofertas que são irrecusáveis, de acordo com cada perfil.

Seja pioneiro em seu setor

Com a IA é possível estar à frente de seus concorrentes. O aprendizado de novos padrões disponibiliza para a máquina as ferramentas necessárias para informar quais as métricas que estão guiando seus clientes no momento, fazendo com que você entenda seus próximos passos de acordo com cada necessidade.

Descubra com quem você está falando

A possibilidade de criar uma persona fiel ao seu negócio, é uma grande vantagem que deve ser levada em consideração na hora de decidir implementar a Inteligência Artificial dentro de sua empresa. Você pode usar o algoritmo a seu favor e identificar quais as variantes importantes e relevantes para determinar seu público alvo, conseguindo criar assim uma excelente persona para te guiar nas melhores decisões.

Melhor atendimento ao consumidor 

A capacidade de analisar grandes blocos de conteúdos e identificar tendências é uma das maiores vantagens que a inteligência artificial entrega para sua empresa. Dessa forma é muito mais fácil melhorar o atendimento ao cliente, conforme suas necessidades, de acordo com todas as análises que o monitoramento pode entregar para sua empresa.

erramentas de Inteligência Artificial disponíveis

 

Ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis 

Canva

Uma das mais conhecidas, o Canva é uma ferramenta de design gráfico que permite a criação de designs para redes sociais, apresentações, relatórios, entre outros. No entanto, possui recursos de inteligência artificial que facilitam a criação de designs, como sugestões de imagens e layouts.

Copy.ai

É uma ferramenta de geração de conteúdo que usa inteligência artificial para ajudar os usuários a criar títulos, descrições de produtos, anúncios, entre outros.

Phrasee

Ferramenta de otimização de email marketing que usa inteligência artificial para gerar assuntos de email e corpo de mensagens de maneira automatizada.

AdEspresso

Plataforma de gerenciamento de anúncios que usa inteligência artificial para otimizar campanhas de anúncios em redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

Quill

É uma ferramenta de geração de conteúdo que usa inteligência artificial para escrever artigos, descrições de produtos, e-mails de marketing, entre outros.

Adext AI

É uma plataforma de publicidade programática que usa inteligência artificial para otimizar campanhas de anúncios em diferentes canais.

DALL-E

Ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI que permite a criação de imagens a partir de descrições de texto. DALL-E pode ser alimentado com descrições como “um sanduíche de sorvete com asas” e gerará uma imagem de um objeto que combina características de ambos. No entanto, isso permite aos usuários criem imagens únicas e personalizadas sem a necessidade de habilidades em design ou ferramentas específicas.

ChatGPT

Modelo de linguagem conversacional baseado em GPT-3 (Generative Pretrained Transformer 3), treinado pela OpenAI. Ele é capaz de gerar respostas a perguntas e manter conversas de maneira natural, além de realizar tarefas como traduções, resumos, entre outras. A OpenAI treinou o ChatGPT com uma grande quantidade de dados da internet, possibilitando que ele responda a uma ampla gama de perguntas e participe de conversas sobre assuntos diversos. Empresas utilizam amplamente o ChatGPT para impulsionar seus chatbots, assistentes virtuais e sistemas de suporte ao cliente.

A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais popular no mundo do marketing, pois oferece uma série de vantagens para as empresas. Mas é preciso lembrar que ela não substitui o trabalho de uma agência de marketing. Ao contrário do que muitas pessoas estão pensando: a inteligência artificial não vai substituir os seres humanos!

Apesar de todas as suas inovações, a IA necessita do ser humano!

O fator humano continua sendo indispensável e constitui matéria-prima para a execução da Inteligência Artificial e o aprimoramento de novas tecnologias.

Afinal de contas, a AI só existe por conta de seres humanos e funciona através deles.

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