O LinkedIn, desde o seu lançamento em 2003, cresceu exponencialmente para se tornar a maior rede social profissional do mundo, com mais de 774 milhões de usuários em todo o globo. Além disso, para profissionais de marketing e empresas que desejam se conectar com outras empresas (B2B), o LinkedIn oferece um ambiente rico em oportunidades. Dessa forma, uma das estratégias eficazes para aproveitar ao máximo essa plataforma é a criação e compartilhamento de materiais ricos.
O que são Materiais Ricos?
Materiais ricos referem-se a conteúdos de alta qualidade e valor, geralmente na forma de eBooks, whitepapers, webinars, infográficos, vídeos ou estudos de caso. Além disso, eles são projetados para educar, informar e envolver o público-alvo, fornecendo informações valiosas sobre tópicos relevantes para sua indústria ou nicho de mercado. Esses materiais são geralmente disponibilizados para download em troca de informações de contato, como nome e endereço de e-mail, permitindo que as empresas construam relacionamentos com contatos (leads) qualificados.
Os e-books são as melhores estratégias de geração de contatos mais bem sucedidas entre o público B2B. Além disso, os clientes-alvo estão sempre procurando maneiras de resolver seus problemas rapidamente. E se o seu material rico fornece as informações necessárias sobre como fazer isso, eles confiarão em suas habilidades como profissional, buscando construir um relacionamento com você.
No lado do marketing, os e-books são as iscas digitais perfeitas para captação de contatos de empresas.
Mais Contatos de empresas B2B no LinkedIn
As estratégias de geração de contato geralmente começam com iscas digitais. As iscas digitais são informações gratuitas que incentivam uma pessoa a se inscrever em uma lista de e-mail. Essa lista geralmente inclui material rico, white papers, estudos de pesquisa, listas de verificação, questionários e muito mais.
Uma das iscas digitais de maior sucesso no LinkedIn são os e-books, pois eles são uma maneira certeira de transmitir sua experiência em um tópico específico.
Sendo assim, você inicia uma estratégia de geração de contatos criando um anúncio para esse material rico e incentivando os usuários que veem seu anúncio a baixá-lo em troca do e-mail.
Além disso, ao usar um anúncio, isso automatiza o processo de geração de contatos, que por sua vez acaba produzindo ainda mais contatos de empresas. É um “ciclo vicioso” produtivo.
Contatos B2B de maior qualidade
Um e-book de alta conversão geralmente aborda um problema específico experimentado por um determinado grupo de pessoas.Além disso, ele tem empatia com seus desafios e apresenta pontos acionáveis que podem ser implementados para chegar ao próximo nível de negócios.
Se essas pessoas lerem seu livro e as estratégias que você propôs as ajudarem a ter sucesso, elas se tornarão contatos de maior qualidade. Dessa forma, uma vez que eles percebam o quanto você é especialista no assunto, é provável que comprem produtos ou serviços semelhantes de você – especialmente quando você os nutre com uma campanha de gotejamento.
Aumento das taxas de conversão com e-mail marketing no LinkedIn
Para baixar seu e-book, seu público do LinkedIn precisa entrar na sua lista de e-mail. sendo assim, se o material rico acabar fornecendo soluções eficazes para seus desafios, seus assinantes se tornarão ativos.
No entanto, eles começam a ler seus e-mails e lentamente se convencem de que você é um especialista nesse assunto específico. Esses assinantes são muito mais propensos a converter, devido à confiança que desenvolveram.
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Como gerar contatos no LinkedIn usando os materiais ricos
A geração de contatos é uma parte indispensável de todos os negócios. Se você deseja clientes pagantes, precisa de um fluxo confiável de contatos qualificados. Ou seja, como os materiais ricos são uma das estratégias de geração de contatos (leads)mais poderosas em qualquer plataforma social, deixe-me mostrar como usá-lo para adquirir contatos (leads) para seus produtos ou serviços via LinkedIn:
Crie um material rico focado no que você faz
Defina o maior desafio do seu cliente-alvo e crie um e-book sobre suas possíveis soluções e como isso se conecta aos seus produtos ou serviços. Além disso, crie conteúdos que abordam diretamente como você é um especialista em resolver os pontos problemáticos que seu público-alvo está enfrentando.
Crie um anúncio para o e-book no LinkedIn
Depois de concluído o material rico, é hora de criar um anúncio no LinkedIn. Ajuste as configurações do seu anúncio para focar em seu público-alvo e suas pessoas. Além do mais, não se esqueça de incluir um CTA focado no ebook, como “Baixe agora”. Selecione seu orçamento e duração da campanha, tomando o devido cuidado de sempre otimizar para que o custo-por-lead (CPL) diminua ao longo do tempo.
Crie uma landing page para acesso do material rico
Após clicar no anúncio, seus prospects devem ser direcionados para uma landing page onde eles acessam o material rico enviando seus e-mails em um formulário de contato. Para otimizar sua landing page, a oferta e o CTA devem ser fáceis de localizar. Além disso, eles podem até aparecer várias vezes na mesma página. De qualquer forma, sua landing page não deve sobrecarregar o leitor com informações, mas deve ser curto e direto ao ponto, para que os leitores saibam baixar o ebook.
Integre a geração de contatos ao seu CRM
Depois de adquirir seus e-mails e outras informações de contato, esses contatos (leads) serão adicionados automaticamente ao seu CRM se você tiver integrado o formulário de contato para isso. Além disso, você pode começar a nutri-los por meio de campanhas de marketing por e-mail como parte de uma estratégia abrangente de automação de marketing.
Nutra os contatos por meio de campanhas e conteúdos
Por fim, as campanhas envolvem o envio de e-mails automáticos para um segmento específico de seus assinantes para ajudá-los a resolver seus problemas e, ao mesmo tempo, construir a autoridade da marca.
Além disso, esses e-mails geralmente são preparados e enviados em uma sequência durante um período específico com o objetivo de levar o assinante a concluir uma ação específica, como a compra de um produto ou serviço.
Depois que seus clientes em potencial ingressarem na lista de e-mail, use campanhas para convertê-los em clientes. Além disso, outras formas de conteúdo que você pode enviar incluem artigos relevantes, blogs e séries de vídeos curtos.
A relevância de se investir no LinkedIn e criar, como dizem, uma “killer campaign” — uma campanha eficaz e poderosa — é altamente recomendável para a estratégia digital da sua marca.
Portanto, podemos dizer que o LinkedIn é uma das principais vitrines para a sua empresa. Fazer bom uso dessa ferramenta é um excelente caminho para consolidar sua presença digital e promover o seu negócio. E, como vimos, isso funciona especialmente quando o assunto é empresas B2B.
Conclusão
Os materiais ricos desempenham um papel vital na estratégia de marketing de empresas B2B no LinkedIn. Além disso, eles ajudam a estabelecer autoridade, gerar contatos (leads) qualificados, aumentar a visibilidade da marca, criar conexões significativas e fornecer dados para otimização contínua. No entanto, ao investir na criação e compartilhamento de materiais ricos, as empresas podem tirar o máximo proveito do LinkedIn e alcançar o sucesso em suas estratégias de marketing B2B.
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