O LinkedIn é uma rede de mídia social profissional e, atualmente, uma vitrine de empregos. Além disso, ainda que no passado tenha sido tomado por posts de recrutadores e vendedores, hoje é um ótimo lugar para promover o seu negócio, tornando-se um player realmente valioso no mundo da publicidade digital.
No entanto, o LinkedIn é especialmente útil para empresas B2B — e os profissionais de marketing devem entender como aplicar melhor a publicidade do LinkedIn como parte de sua estratégia de inbound se quiserem atingir seu público-alvo.
A plataforma é o melhor lugar para encontrar profissionais, além disso a capacidade de publicidade do LinkedIn se expandiu para se tornar uma forte plataforma para contatos B2B, com excelentes opções de segmentação.
O que são os Anúncios dentro do linkedIn
As ferramentas oferecidas pelo LinkedIn ajudam sua empresa a fortalecer suas estratégias e consolidar sua marca. Dessa forma, elas atuam em diversas frentes e conseguem atingir o público-alvo de maneira certeira.
Claro que, antes de qualquer incursão às campanhas em si, é preciso saber com clareza quais são seus objetivos. Além disso, deve entender e traçar as personas, tipo de campanha, segmentação, budget etc. antes mesmo de lançar sua campanha na rede.
No LinkedIn, ter os seus objetivos bem estabelecidos será um guia quando se trata da escolha dos formatos de anúncios, sobre como proceder a divulgação da sua marca, sobre o desenvolvimento de potenciais clientes. Além disso, o principal: nortear a geração de leads do seu negócio.
Ou seja, se você sabe aonde quer chegar e o que quer fazer, o resultado será melhor e muito mais eficaz.
Ferramentas essenciais para campanhas B2B no LinkedIn
Uma campanha B2B bem-sucedida no LinkedIn requer o uso de diversas ferramentas e estratégias para alcançar seu público-alvo de maneira eficaz. Dessa forma, aqui nós disponibilizamos as ferramentas essenciais para lhe auxiliar a criar uma campanha bem-sucedida.
Campaign Manager
A Campaign Manager é a plataforma onde você gerencia suas campanhas publicitárias no LinkedIn. Além disso, você pode definir seu orçamento, programar anúncios, acompanhar o desempenho e ajustar suas campanhas conforme necessário.
Sales Navigator
O Sales Navigator é uma ferramenta premium do LinkedIn que permite encontrar leads e empresas ideais para sua campanha B2B. Além disso, ele oferece recursos avançados de pesquisa e filtragem para encontrar prospects de alta qualidade.
InMail Patrocinado
O InMail Patrocinado permite enviar mensagens diretas para leads específicos, mesmo que eles não estejam na sua rede. Dessa forma, é uma maneira eficaz de iniciar conversas com prospects.
Eventos do LinkedIn
Promova e participe de eventos relacionados ao seu setor no LinkedIn. Portanto, isso pode incluir webinars, conferências online e workshops. Os eventos são uma ótima maneira de se conectar com leads em potencial.
Analytics do LinkedIn
Acompanhe o desempenho de suas campanhas com as ferramentas de análise do LinkedIn. Dessa forma, isso permitirá que você avalie o sucesso de suas estratégias e faça ajustes conforme necessário.
Text ads
Os anúncios de texto são pequenos anúncios na coluna direita de um feed do LinkedIn. Eles também podem ser encontrados nas sugestões de “Pessoas que você talvez conheça”. Esses anúncios são curtos e diretos. Então o mais importante é pensar com cuidado sobre o que eles contêm. As palavras que você escolhe podem fazer uma diferença enorme na disputa para fisgar a atenção dos usuários.
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Dynamics Ads
Os anúncios dinâmicos permitem que você torne seus anúncios um pouco mais personalizados. Além disso, você pode usá-los para promover várias coisas, incluindo anúncios de emprego, downloads de conteúdo ou a página da sua empresa, bem como usar anúncios em destaque para direcionar o tráfego para seu site.
Programmatic Display Ads
Os anúncios gráficos são uma ótima opção se você quiser segmentar bem seu público. Além disso, eles são como outros anúncios gráficos, como aqueles que você pode encontrar na rede Google Ads ou no Facebook.
Primeiros passos para configurar suas campanhas
Há muitas coisas que você pode querer fazer antes de configurar uma campanha publicitária no LinkedIn. Você não quer gastar nada até saber pelo menos o básico do que deve fazer.
Um bom lugar para começar é com as diretrizes e especificações de publicidade do LinkedIn. Além disso, você pode encontrá-los nas páginas de ajuda do LinkedIn, incluindo guias para diferentes tipos de conteúdo. Depois de entender as diretrizes para diferentes tipos de anúncios, há mais algumas coisas a fazer antes de criar suas campanhas.
Obtenha a LinkedIn Insight Tag
O LinkedIn Insight Tag permite que você colete informações sobre os visitantes do seu site. É um pedaço de código JavaScript que você adiciona ao seu site para coletar dados de pessoas que visitam o LinkedIn.
Ele coleta informações como cargos, URL, endereço IP, dispositivo e navegador e carimbo de data/hora. É fácil adicionar o código ao seu site. Além disso, você mesmo pode fazer sem o auxílio de um desenvolvedor Web.
Os dados que você coleta podem ser úteis para ajudar a segmentar seus anúncios, mas pode levar algumas semanas para obter alguns dados úteis.
Prepare o seu conteúdo
Usar o LinkedIn para promover conteúdo é uma ótima ideia, mas primeiro você precisa ter esse conteúdo disponível. Além disso, você pode promover artigos de blog, ebooks, vídeos, infográficos e outros conteúdos que podem ser usados para coletar leads. Se você ainda não tem algum conteúdo para usar, pense no que quer oferecer.
Alguns conteúdos são rápidos e fáceis de criar. Mas outros, como e-books e vídeos, podem demorar um pouco para serem desenvolvidos. Pense em como você pode educar seu público sobre seus produtos ou serviços, bem como tópicos relacionados.
Adicionar uma lista de contatos
O LinkedIn permite que você carregue uma lista de contatos de um banco de dados para que você possa criar um público-alvo. Além disso, a plataforma recomenda que você tenha pelo menos 1.000 contatos em nível de conta (chamado em inglês de account-level contacts) ou 10.000 contatos em nível de contato (contact-level contacts) se quiser aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis.
O LinkedIn pegará seus contatos e tentará combiná-los com o endereço de e-mail verificado. Dessa forma, usar sua lista de contatos existente permite unificar seus contatos em diferentes canais de marketing.
Veja diferentes estratégias de lances
Você pode não decidir exatamente como gastar seu dinheiro ainda. Mas deve começar considerando as diferentes maneiras de dar lances em anúncios. Além disso, o LinkedIn é como outras plataformas, pois existem algumas maneiras de fazer lances em anúncios.
Uma opção é o lance automático, ideal para quem não quer gastar muito e ainda não tem tanto contato com a ferramenta. É uma opção de baixa manutenção, com o LinkedIn gerenciando seus lances para você.
Além disso, você também pode definir um limite para decidir quanto quer gastar por dia, assim como em plataformas como o Google Ads, e realizar a estratégia que mais se adequa ao seu negócio.
Esteja preparado para testar primeiro
Embora você possa querer começar, você não quer comprometer imediatamente todo o seu orçamento de anúncios e executar campanhas completas. É inteligente estar preparado para testar as coisas primeiro para que você possa descobrir o que funciona.
Portanto, diferentes estratégias funcionam para diferentes empresas — por isso é melhor testar as coisas primeiro e evitar desperdiçar dinheiro.
Outra opção a se considerar é basear seus gastos no custo-por-clique (CPC) ou no custo por 1.000 impressões (CPM). O CPC costuma ser a escolha recomendada para garantir que seus anúncios alcancem mais pessoas e ajudar você a obter o melhor retorno do seu investimento.
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