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Otimize sua performance de vendas

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Adotar processos de otimização de vendas contribui para novas estratégias que melhoram a geração de novos prospects. Seja em fechamento de novos negócios e a melhor leitura de canais digitais que são mais efetivos para B2B. 

Equilibrando as melhorias da sua performance de vendas com foco claro em resultados de médio e longo prazo, pode aumentar consideravelmente os resultados comerciais.

Isso porque, é impossível otimizar as vendas se você não tiver processos, ferramentas de tecnologia, dados e pessoas para alcançar resultados reais. Portanto, leia este e-book e conheça 10 dicas essenciais que ajudam a otimizar sua performance de vendas.

É importante lembrar que o foco dessas dicas são para empresas B2B, pois nossa expertise em ajudar o mercado, quando falamos em desenvolvimento comercial e em performance de vendas, são em empresas B2B como, por exemplo, do segmento de tecnologias, do mercado financeiro, imobiliário, indústria e outros. 

Mantenha a presença digital da sua empresa 

É essencial estar presente nas mídias sociais, principalmente para organizar a área comercial de uma empresa. Independente se for uma empresa B2B ou B2C.

Usar redes sociais como LinkedIn, Instagram e Facebook é recomendado para manter a presença digital. Com elas você cria relacionamento e autoridade na construção e reputação da sua empresa no mundo digital. 

Quanto maior a presença digital, maiores são as chances de conquistar novos clientes, colaboradores e usuários. Isso acontece porque, atualmente, a maioria das pessoas e empresas estão presentes nas mídias digitais e para alcançá-las é necessário ter contato e direcionar conteúdos diretamente para o público do seu negócio. 

Estar fora das mídias não só é arriscado como não ajuda na memorização da sua marca e do seu produto, dado que, se ninguém consegue te encontrar, é porque provavelmente sua empresa não existe ou não é confiável. E muita gente não quer contratar um serviço de uma empresa que não preza pela transparência. 

Outro fato é que o investimento em mídias sociais humaniza e protege a reputação da sua marca, impulsiona as vendas, envolve e constrói relacionamentos com os clientes.

Então não exite em investir no Marketing de Social Media, quanto maior a sua presença e mais redes sociais sua empresas estiver, maiores são as chances de criar relacionamento e autoridade. 

Tenha um site funcional 

O site precisa ser atualizado e bem-estruturado, pois é imprescindível que você consiga transmitir todas as informações e soluções oferecidas para o seu usuário a fim de aumentar a eficiência da performance comercial. 

Além disso, invista em conteúdo e recursos que facilitem a conversão. Os blogs, por exemplo, alcançam grandes resultados e facilitam a conversão de usuários anônimos em leads (usuários que geram conversão).

Seja pela pesquisa no Google, através de uma rede social, por uma campanha patrocinada ou qualquer outro canal digital, se o seu usuário se engajou com aquele conteúdo e ele está buscando a solução que você oferece é importante possibilitar para ele a oportunidade de se inscrever, seja para receber mais informações sobre aquele produto ou serviço ou também para se cadastrar em uma newsletter, por exemplo. 

Um site funcional possibilita essas conversações. Mas não só isso, afinal, quando suas funcionalidades contam com carregamento rápido e seguro, este traz ao usuário uma experiência positiva e, consequentemente, aumenta as chances dele voltar a visitar seu endereço virtual.

Tenha o LinkedIn como prioridade 

 

O LinkedIn é uma mídia social voltada para o mercado B2B. Sendo assim, ter uma página empresarial focada nessa rede profissionaliza a imagem do seu negócio. 

Invista no LinkedIn, mantenha a company page atualizada e disponibilize conteúdo para a sua audiência, pois é natural que na jornada da prospecção, a empresa ou o usuário que está prospectando comece a buscar informações sobre o seu negócio. 

Ademais, é recomendado que os colaboradores da sua empresa estejam com a experiência profissional atualizada. Ou seja, que eles coloquem seu negócio como atual local de trabalho. Isso porque, as prospecções conseguem confirmar que o seu negócio realmente existe e tem funcionários trabalhando nela. 

Crie estratégias de Digital Sales

Um site funcional e mídias sociais ajudam, mas não é o fator predominante para você otimizar a performance de vendas da sua empresa. Por isso, contrate uma plataforma que auxilie nas estratégias de Digital Sales para alcançar resultados tangíveis e mensuráveis. 

O LinkedIn Sales Navigator, por exemplo, é uma ótima plataforma para seccionar empresas de acordo com o perfil e segmentos de outros usuários. A partir dela e das do Digital Sales, é possível criar estratégias para se relacionar com esses segmentos e usuários, além de ofertar o seu produto ou serviço a fim de aumentar a performance de vendas da sua empresa.

Invista em prospecção digital

Invista em uma área de gestão de demanda para aumentar a entrada de leads do seu funil e, consequentemente, se relacionar com mais pessoas e conquistar mais oportunidades de acordo com o seu funil comercial. 

Avalie, por exemplo, quais são as plataformas de prospecção automatizada que ajudarão seu negócio a capturar novos leads, pois com uma ferramenta que utiliza IA (inteligência artificial) é possível criar combinações para que você consiga ter leads comerciais.

Personalize a comunicação na prospecção

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor e este é um dos motivos para que ao longo do seu processo de prospecção, você analise as empresas que está prospectando. Isso porque, um usuário que recebeu um email sem solicitar ou sem fazer qualquer prospecção pode questionar o motivo de ter recebido aquele contato. 

Outra questão primordial é oferecer a opção de cancelar inscrição. Não colocar a opção de descadastramento em seu e-mail marketing pode, por exemplo, acarretar sérios problemas para a reputação da sua empresa.

Aliás, os cancelamentos ajudam a identificar o motivo do descadastramento, dado que é possível ter controles de registro da data de exclusão da lista de e-mails e registrar todas as interações feitas dentro dos sistemas internos.

Além disso, personalize a comunicação e identifique as dores da empresa foco a fim de criar uma abordagem personalizada. São os objetivos específicos e particulares como os citados que vão diferenciar a sua empresa nesse primeiro contato com o lead, segmento ou empresa target, além de dar maior segurança para o seu negócio nas questões relacionadas a LGPD.

Unifique o funil de Vendas e de Inbound Marketing

Funil de vendas: conteúdo adequado para cada etapa

Conhecido como funil em Y, o funil de Vendas com o de Inbound Marketing ajudam a criar um relacionamento de médio a longo prazo com o lead. 

Isso acontece porque as vendas do mercado B2B são complexas, possuem ciclos mais longos, o processo de aprovação interna tende a ser lento, sendo essencial trabalhar ambos os funis em sua estratégia de digital sales. Com essa unificação, você nutre estrategicamente os leads nas diferentes etapas de negociação. 

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10 dicas essenciais

 

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