Pular para o conteúdo
Blog USP apresenta respirador barato para combater Covid-19

USP apresenta respirador barato para combater Covid-19

Equipamento batizado de Inspire foi aprovado em experimentos com animais e com humanos, com custo de produção 15 vezes menor do que os modelos mais acessíveis

Com a demanda inédita por equipamentos médicos causados pela Covid-19, importar equipamentos como respiradores ficou difícil. Uma alternativa foi anunciada por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade, a Poli-USP, que teve sucesso em testes tanto em animais quanto com humanos e está perto da liberação para uso em hospitais.

Além de ser nacional e, portanto, tornar irrelevante a disputa internacional por insumos médicos, o ventilador emergencial Inspire, é barato. Segundo os responsáveis, uma unidade pode ser montada em questão de duas horas, com custo estimado em R$ 1.000. Um respirador comum custaria cerca de R$ 15 mil.

Inicialmente, o teste foi feito com animais entre os dias 13 e 14 de abril. O equipamento foi utilizado em dois animais e obteve sucesso, o que deu aos pesquisadores a oportunidade de testar o Inspire com humanos. Isso aconteceu entre 17 e 19 de abril, com quatro pacientes do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP. Novamente, não houve qualquer ocorrência.

Agora ficará a critério da Anvisa aprovar ou não o equipamento para uso médico. Os documentos para a aprovação serão enviados para a agência, que determinará seu uso em hospitais.

Uma parte importante do projeto é que ele foi desenvolvido com uma licença aberta, dando a qualquer um a oportunidade de aproveitar o design como preferir, sem a necessidade de pagar fortunas em royalties, bastando apenas a obtenção de uma licença da Anvisa para produzi-lo. Isso pode contribuir para acelerar a produção e sua disponibilidade no mercado para suprir a altíssima demanda do momento.

Fonte: Olhar Digital

Para mais textos e notícias, acesse nosso blog!

Até logo!

Marcações: