Pular para o conteúdo
Blog Slack: Otimize a comunicação interna da sua equipe

Slack: Otimize a comunicação interna da sua equipe

Você conhece o Slack? Esse é o canal de comunicação interna que utilizamos na Amplifica Digital, bem antes da quarentena e do trabalho remoto. No entanto, agora essa plataforma tem nos auxiliado muito na organização e comunicação diária.

Neste post apresentaremos essa ferramenta super útil. 

Slack é uma startup lançada em 2014, com o intuito de ajudar as empresas a melhorarem sua comunicação interna. 

O Slack dispensa o uso de whatsApp durante o trabalho e evita a troca de infinitos e-mails com assuntos curtos e simples. 

O que é o Slack?

Em resumo, o Slack é uma plataforma de comunicação interna para sua empresa. Ela possui diversas funcionalidades que permitem compartilhar arquivos e fazer chamada de vídeo. 

Com o Slack você pode organizar as conversas do seu time por meio de canais, abertos ou fechados. Você pode criar um canal para acompanhar o desenvolvimento de um projeto, para discutir um tópico, para a comunicação de um time específico da sua empresa, entre outras coisas, compartilhando arquivos com facilidade e tudo isso no mesmo ambiente de trabalho.

Como utilizar o Slack?

Crie times

Para começar a usar o Slack você precisa criar um time, que normalmente será por onde você gerenciará a comunicação interna de sua empresa ou startup. É possível criar mais de um time dentro do Slack, caso sua empresa seja dividida em unidades de negócios, por exemplo.

Crie canais

Para cada time você cria canais com seus assuntos de interesse. Por exemplo: criação, atendimento ao cliente, produção, desenvolvimento, suporte etc.

Esses canais podem ser públicos, com acesso de todos os participantes da empresa, ou fechados, o que pode ser útil quando se está desenvolvendo um projeto específico, por exemplo.

Mensagens diretas

Quer falar diretamente com alguém? Você pode trocar mensagens diretamente com uma pessoa ou grupo sem que o canal inteiro participe e não precisa recorrer ao WhatsApp ou Skype para isso, faz diretamente no Slack.

Comandos Slach

O Slack tem uma série de comandos para facilitar sua vida. Por exemplo, se quer citar uma pessoa, use @nomedapessoa, ou se quer notificar um canal, use #nomedocanal, quando estiver digitando sua mensagem.

Além disso, existem os “comandos Slash”, iniciados por uma barra como esta “/”.

Digitando /remind, você pode receber um lembrete do Slack do que precisa fazer mais tarde, por exemplo: /remind in 3 hours to iniciar a reunião com o cliente.

Outros comandos muito usados:

  • /call: para abrir uma chamada de voz
  • /collapse: esconde as imagens de uma conversa, para ficar mais fácil de entender o que rolou
  • /expand: para desfazer o comando acima
  • /away: alterar seu status para que todos saibam que está ocupado
  • /msg ou /dm @nomedapessoa: para mandar uma mensagem direta para alguém

Compartilhamento de arquivos

Além de poder simplesmente arrastar e soltar imagens para suas mensagens, o Slack permite o compartilhamento de arquivos dos mais diversos tipos e ainda te ajuda a entender do que se trata, pois ele cria um ícone explicativo de qual é o formato do arquivo, seu tamanho, nome e outros dados.

Aplicativo Slack para Smartphone

O Slack também funciona em smartphones, o que pode ser bom por um lado, mas se tornar um vício, por outro.

Para baixar o app Slack em português, escolha o link correspondente ao seu aparelho: : iOS, Android e Windows Phone.

Para mais textos e dicas, acesse nosso blog!

Marcações: