Pular para o conteúdo
Blog WhatsApp auxilia no combate ao coronavírus

WhatsApp auxilia no combate ao coronavírus

Nesta quarta-feira (18) o WhatsApp anunciou duas iniciativas de apoio à luta  contra o coronavírus. As iniciativas são o Hub de Informações sobre o Coronavírus do WhatsApp, criado em parceria com a Organização Mundial da Saúde, UNICEF e PNUD, e uma doação de US$ 1 milhão à Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN) do Instituto Poynter.

A primeira iniciativa, o Hub de Informações sobre o Coronavírus do WhatsApp contém orientações simples e úteis para profissionais da saúde, educadores, líderes comunitários, organizações sem fins lucrativos, governos e empresas locais. O site também oferece dicas e recursos para usuários a fim de diminuir a disseminação de fake news disponibilizando informações oficiais de saúde.

Até o momento, o WhatsApp  já trabalhou em países como Cingapura, Israel, África do Sul, Brasil e Indonésia. 

Durante o ano passado, o WhatsApp trabalhou na integração com organizações de verificação de fatos, para que elas possam reportar sobre fake news  que podem estar circulando em vários serviços de mensagens, incluindo WhatsApp ou SMS.

O dinheiro apoiará o treinamento para usar os recursos avançados do WhatsApp Business, incluindo a API do WhatsApp Business. A expansão da presença dessas organizações de verificação de fatos certificadas pela IFCN ajudará a garantir que as comunidades locais estejam cientes e desmintam fake news prejudiciais.

“A doação feita pelo WhatsApp ajudará as verificações publicadas pela CoronaVirusFacts Alliance a alcançar um público maior e, consequentemente, ajudar as pessoas a separar fatos da ficção durante esta avalanche de informações que a OMS chamou de ‘infodêmica’.” disse Baybars Orsek, Diretor da IFCN.

Fonte: Olhar Digital

Marcações: