O mundo e a relações se transformam em uma velocidade extraordinária. A forma como lidamos com diversos assuntos é totalmente diferente do que era há alguns anos. Quando se trata de tecnologia essas mudanças ocorrem quase instantaneamente.
Um termo que ganhou a área nos últimos anos é o “Big Data”. Esse vocábulo em tecnologia da Informação (T.I) define conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados.
O conceito de Big Data teve início com os 3 Vs
- Velocidade: A velocidade trata de um dos grandes desafios do Big Data. Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias. É necessário gerar informação com a maior agilidade possível para as tomadas de decisão sejam efetivas.
- Volume: O volume de dados gerados a cada segundo é cada vez maior, a internet não pára e esse V refere-se exatamente à essa quantidade de dados que o Big Data lida.
- Variedade: Quanto mais dados e fontes tem, maior é a complexidade para trabalhar os dados, mas também são maiores as possibilidades de gerar informação útil. Por isso a variedade de dados é tão importante. Essa variedade de dados vêm de fontes de dados como Google Analytics, RD Station, Facebook e apps como o Whatsapp.
Depois de alguns anos surgiram mais 2 Vs:
- Veracidade: A veracidade está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira. O emaranhado de dados pode nos confundir, por isso todo cuidado é pouco para obtermos veracidade dos dados.
- Valor: O último V é o valor. Se você direcionou esforços para gerar uma informação que não serve para nada, o valor do trabalho realizado será perto de zero, portanto, precisamos entender muito bem o contexto e necessidade para gerar a informação certa para as pessoas certas. Por isso falamos tanto em “informação útil”.
Mas de forma mais objetiva, o que é Big Data?
É possível definir Big Data como um conjunto de dados extremamente amplos que, por isto, necessitam de de ferramentas especiais que comportem o volume de dados que são encontrados e transformados em informações que possibilitam uma análise ampla e em tempo hábil. Em resumo, podemos dizer que são técnicas capazes de analisar grandes quantidades de dados para a geração de resultados importantes que, em volumes menores, dificilmente seria possível.
Quando se trata de mercado de trabalho, o Big Data é ainda recente, mas oferece áreas de atuação classificadas em:
- Administrador:
Responsável por fazer funcionar os ambientes e ferramentas. Para trabalhar nessa área o profissional precisar ter conhecimento em sistemas operacionais, principalmente em Linux, arquitetura de hardware e redes, a fim de, garantir melhor performance das ferramentas.
- Desenvolvedor:
Desenvolve os processos de captura, transformação e carga de dados. Além de desenvolver novas rotinas e processos relacionados às necessidades de negócio. Exige conhecimento de programação e das ferramentas utilizadas nos processos.
- Analista de dados:
Atende as demandas das áreas de negócio ou planejamento da empresa. Está mais ligada às áreas de negócio. Exige conhecimento das ferramentas de consulta e acesso aos dados, como noções de estatística.
Quais os benefícios dessa tecnologia?
Para começo de conversa, várias criações só foram possíveis graças ao Big Data e ao cruzamento de dados. Ao mesmo tempo, com o uso dessa tecnologia você pode analisar os dados, tanto da sua empresa como dos concorrentes.
Se aproprie das ferramentas e conhecimentos que essa nova era trouxe e alavanque a sua marca.
Para mais textos, acesse nosso blog!
Até logo!