Segmentação de marketing, por que fazer?

Existiu uma época onde fazer marketing para o público geral era algo rentável, mas hoje o mercado exige estratégias diferenciadas. Os consumidores estão cada vez mais conectados uns aos outros por redes sociais, no entanto, em meio a milhares eles querem se sentirem únicos. 

  Todas as empresas, independente do seu porte, precisam se preocupar em criar uma segmentação de mercado, direcionando assim seus esforços de forma mais objetiva para o público certo, aumentando as chances de retorno de investimento e garantindo a sobrevivência da sua marca. 

O que é uma segmentação de marketing?

A segmentação de marketing é o processo de dividir o mercado de potenciais clientes em diferentes grupos e segmentos com base em certas características.  Em outras palavras segmentar é dividir em estratos o grande emaranhado de consumidores de um mesmo produto ou serviço. Graças ao grande número de dados pessoais que a internet oferece, é fácil fazer campanhas segmentadas. Os dados podem ser coletados em redes sociais, sites de busca e em várias ferramentas online. Porém, após agosto de 2020, tenha cuidado para não descumprir a LGPD

Existe uma base de segmentação de marketing:


Segmentação Demográfica:

Divide o mercado com base em recortes como idade, gênero, orientação sexual, renda, religião, etc. Esse tipo de segmentação é o mais comum. A segmentação demográfica se apoia na premissa de que o comportamento de compra dos clientes é extremamente influenciada por aspectos demográficos.

Segmentação Psicográfica:

Divide o público com base em sua personalidade, estilo de vida e atitude. Funciona com a máxima de que o comportamento de compra do consumidor pode ser influenciado por sua personalidade e estilo de vida.   

Segmentação Geográfica:

Basicamente divide os consumidores pela região em que vivem. Pessoas de diferentes localidades podem usar de formas diferentes os mesmos produtos. A segmentação geográfica ajuda os profissionais a elaborar campanhas de marketing personalizadas para todos. 

Segmentação Comportamental:

Classifica o público a partir de seu relacionamento com o produto, ou seja, o quanto a pessoa conhece e como se relaciona com a marca. Os consumidores podem ser leais, neutras ou fãs da marca. 

Por que fazer uma segmentação de marketing?

Em primeiro lugar, o objetivo central de uma segmentação de marketing é tornar suas estratégias mais objetivas e certeiras. Feita a segmentação, será possível:

  •  Atender as necessidades e desejos de diferentes estratos do seu público-alvo, potencializando a aceitação do seu produto/serviço e , por conseguinte, aumentar as vendas. 
  • Sua empresa poderá ir ao encontro das necessidades de seus clientes de forma mais direta. 
  • Possibilita a criação de um mix de marketing personalizado para cada segmento e assim oferecer um atendimento de acordo com os anseios dos clientes.
  • Será possível definir o público ideal para seu produto e assim aumentar a taxa de conversões
  • A probabilidade de que suas promoções obtenham respostas positivas será maior. 
  • Com o mercado-alvo organizado a equipe de marketing poderá ser mais eficiente, poupando tempo,  dinheiro e outros recursos. 
  • Reduz o risco de uma campanha de marketing ser mal sucedida, pois estará tentando vender para quem realmente quer comprar. 

Após realizar a segmentação o que é preciso?

Após a segmentação você terá identificado as características, necessidades, preferências e hábitos de consumo comuns a diferentes grupos que fazem parte de um mesmo grupo. Com isso:

  •  Faça pesquisas de mercado para descobrir quais os gostos do sua persona, como age no momento de compra e qual o processo que ela trilha para decidir sobre um produto ou um serviço. 
  • Defina a linguagem correta para criar uma identificação e confiança no seu cliente. 
  • Selecione os canais mais adequadas para conseguir se comunicar de maneira mais efetiva com sua persona.

Não tenha dúvidas, a segmentação de marketing irá te auxiliar a elaborar melhores estratégias de comunicação.

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Até logo!

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