Como usar Inteligência Artificial no marketing digital?

A ficção cientifica criou a ideia de que em 2020 já teríamos carros voadores  e robôs que se comportassem como humanos.  

Infelizmente, não chegamos à esse nível de tecnologia. No entanto, já temos uma inteligência artificial capaz de auxiliar o ser humano em vários quesitos. Podemos citar como um exemplo surpreendente do uso de tecnologia artificial, o caso do algoritmo da BlueDot . Esse algoritmo enviou e-mail às organizações de saúde e companhias aéreas em 31 de dezembro de 2019, alertando para que eles evitassem a região de Wuhan, na China, que mais tarde foi confirmada como epicentro da epidemia do Coronavírus. O algoritmo fez o alerta mais de uma semana antes do pronunciamento oficial da Organização Mundial de Saúde. 

O que é Inteligência artificial?

A inteligência artificial, basicamente, é a capacidade de máquinas aprenderem e imitarem o comportamento que é natural ao ser humano. O termo “inteligência artificial” foi criado em 1956, mas só se popularizou nos últimos anos graças ao crescente volume de dados e avanços na tecnologia. 

Esse tipo de tecnologia difere da automação robótica guiada por hardwares. Enquanto a automação robótica realiza tarefas impostas manualmente a I.A realiza tarefas frequentes e computadorizadas de modo ágil e confiável. Outro detalhe importante é a precisão desse tipo de ferramenta que realiza leituras através de redes neurais de forma que seria impossível realizar à anos atrás. 

  Usando inteligência artificial é possível obter um número máximo de dados que podem se tornar propriedade intelectual se extraídos e analisados de forma correta. Isso é extremamente importante visto que vivemos em uma Era que os dados são mais importantes do que nunca.

A inteligência artificial não foi criada com o intuito de nos substituir ou algo do tipo, mas sim para expandir nossas potenciais  e nos auxiliar naquilo onde nossa capacidade de esgota. 

Com certeza, a I.A irá revolucionar todos setores!

Porém é necessário entender que ela possui limites, sendo que cada sistema é criado para realizar tarefas predefinidas.

Como usar a inteligência artificial em marketing digital?

A inteligência artificial pode ampliar seu trabalho de marketing nos seguintes pontos:

Recomendação de produtos e serviços:

Você pode utilizar a I.A para aprender as preferências e hábitos do consumidor e assim recomendar produtos e serviços que se encaixam naquele padrão. 

Segmentação do Público Alvo:

Os algoritmos são capazes de identificar quais as variáveis de fato importam e assim determinar quem são suas personas. A I.A verifica se as compras e pesquisas são esporádicas ou não, e a partir dessa análise determina a qual público o consumidor pertence. 

Automação do atendimento:

Os bots de atendimento são a forma mais presente da inteligência artificial. Os chatbots conseguem dar respostas mais rápidas, deixando com o ser humano só questões mais específicas. Existe a promessa de logo ser possível percorrer todas as etapas do funil sem precisar do trabalho humano.

Reconhecimento de voz:

Os algoritmos são capazes de aprender palavras, frases, sotaques. O reconhecimento por voz vem sendo utilizados por canais de atendimento, mecanismo de busca, suporte ao cliente entre outros. 

Reconhecimento de imagens:

Sites de e-commerce utilizam a inteligência artificial para indicar produtos de categorias diferentes, mas que visualmente agradam ao mesmo público.

Precificação de produtos:

se algum produto começa a ter suas vendas estagnadas, o sistema naturalmente baixa o preço. Da mesma forma, se por algum motivo as vendas aumentam, consequentemente o preço também irá aumentar. Muitas empresas que trabalham com produtos que possuem flutuação de oferta grande, já utilizam a I.A para precificação, podemos citar os sites de venda de passagem de viagem ou reserva de hotéis, entre outros.

Promoções e ofertas:

Baseado na oferta e procura, a inteligência artificial pode estabelecer ofertas e promoções adequadas para seu público alvo.

Campanhas Digitais:

Os algoritmos podem aprender a frequência e horário de maior acesso, além de mostrar quais os itens mais procurados para estabelecer o momento perfeito para exibir uma campanha de marketing digital, enviar um email marketing ou uma promoção. 

Usar I.A irá criar uma vantagem competitiva entre sua empresa e a concorrência, pois nesse cenário ganha que tiver o melhor conjunto e análise de dados. 

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Até logo!