Em 2019, o Google divulgou que iria aprimorar a segurança de seu navegador, o Chrome. E pelo que tudo indica, essa novidade está por vir.
Segundo o Engadget, a próxima atualização do sistema começará a ser implantada. A companhia anunciou uma série de medidas. Entre as mudanças está o bloqueio de downloads não encriptados por HTTPS ou vindo de fontes não verificadas.
Recentemente o Google tomou medidas sobre o navegador que incluem “a proibição de cookies” e a “veiculação de anúncios intrusivos em vídeos”. Tudo para deixar o usuário mais seguro ao navegar na rede.
ATUALIZAÇÃO
Dessa forma, os downloads que não estiverem nos padrões do próprio Google serão inacessíveis pelo Chrome.
Atualmente já é possível evitar o download de links não reconhecidos por esse sistema.
Com as futuras atualizações, o Google irá tornar padrão a ferramenta que sinaliza o risco de download com conteúdo impróprio.
PRÓS E CONTRAS
PRÓS: Em primeiro lugar, o usuário terá mais conforto parar utilizar o Chrome, sem ficar vulnerável a tantos riscos a sua segurança e privacidade.
CONTRAS: O usuário terá uma navegação mais limitada e será constantemente incomodado com janelas pop-up.
Enfim, durante o período de lançamento do “Chrome 82” até a atualização, o Google irá aproveitar o tempo de aprimoramento da ferramenta para corrigir possíveis falhas que surjam no aplicativo.