Pular para o conteúdo
Blog Como fazer marketing verdadeiro e sincero? com Denise Bazzan

Como fazer marketing verdadeiro e sincero? com Denise Bazzan

  • Blog

No episódio recente do podcast Amplifica Digital, Denise Bazzan, professora de marketing, compartilhou suas experiências na profissão de publicidade. Desmascarando propagandas mentirosas e ensinando como fazer marketing verdadeiro e sincero. Denise conta como chegou a definição que não há necessidade de mentir para alcançar o que realmente deseja em vendas.

A publicidade, que elabora uma mentira no meio de um produto, tem feito muitas pessoas serem enganadas. Ao passo que evidenciam que o marketing é mentir para os clientes e captar apenas o seu dinheiro.

Entenda nesse post como criar marketing verdadeiro capaz de atrair e ajudar seus clientes, embora seja uma dificuldade para alguns.

Discurso da campanha

Em nossa sociedade atual, vemos diariamente nas redes sociais e nos stands expostos nas ruas, diversas propagandas que remetem sempre o quanto o produto é maravilhoso e sem nenhum defeito, se esquecendo de fazer marketing verdadeiro. 

Em um experimento, Denise fez um teste com seus alunos. Vendando seus olhos e experimentando variados chocolates, eles deveriam escolher os melhores. Desmarketizando a propaganda por detrás de cada um, eles infelizmente acabaram escolhendo o que não tinha marca famosa.

“A marca precisa entender seu propósito e o porquê ela existe, entender o que seu produto ou serviço resolve e alinhar os pensamentos para não cair na armadilha de enganar para alcançar com meios antiéticos” . – conta a professora Denise.

O marketing tem o objetivo de construir caminhos para esse propósito e encurtar os caminhos para essa empresa chegar aonde ela quer. Não existe a necessidade de mentir, e sim, de construir algo de forma transparente e sincera.

Consumidor antes de vendedor 

A professora Bazzan enfatizou que devemos nos colocar no lugar do consumidor, ao invés de somente vender. Você compraria aquele produto que está vendendo? A resposta a esse questionamento traz muitas conclusões.

Analise o que precisa para criar esse vínculo com o cliente e não apenas vender, embora vender traga diversos benefícios, devemos pensar em como ajudar o cliente, pois de fato alcançará resultados a longo e médio prazo.

Quando a marca decide crescer em uma sociedade tão crucial nos dias de hoje, a empresa precisa entender que existem momentos. Como por exemplo, o momento de conhecimento, o momento de entender a dor do cliente e o momento que aquele cliente realmente decide resolver o problema – o momento da compra.

Durante a pandemia, muitas empresas e instituições criaram campanhas e divulgaram seus cursos gratuitamente. De fato, conseguiram apenas ajudar e criar vínculos. No entanto, a marca precisa ser empática e não somente vender. Como aconteceu na catástrofe no litoral de São Paulo, enquanto muitas pessoas passar dificuldades, outras em contra partida começaram a vender água por um preço absurdo apenas para se autopromover em cima da dificuldade do próximo.

Branding e brand equity

O Branding refere-se ao processo estratégico de construir e gerenciar a identidade de uma marca. Certamente, envolve a criação de uma identidade visual, mensagem e posicionamento da marca. Ou seja, é fundamental que ela seja verdadeira para ser sólida por um longo tempo.

Uma marca que deseja criar essa identidade e mensagem precisa ser transparente e verdadeira para atrair clientes. Deixando de lado o marketing desleal, e utilizando o marketing verdadeiro e sincero – criando propagandas verdadeiras para atrair clientes verdadeiros. Embora, muitas empresas se esqueçam desse detalhe na hora de divulgar seus produtos e serviços.

A identidade e a mensagem constrói um legado. No entanto, mentir destrói tudo o que você construiu de forma leal. E precisar entender que para começar um negócio precisa ter bem alinhado a identidade e o propósito da marca para conseguir criar campanhas sinceras e objetivas.

A publicidade vai morrer?

O que as marcas precisam entender é que elas devem se desmarketizar, ou seja, deixar de lado somente o pensamento na campanha. Elaborar novas estratégias que mostram o quanto o produto é de qualidade, e em contrapartida, utilizar o marketing para ajudar na publicidade. 

A publicidade não irá morrer. No entanto ela precisa existir para dar vida aos produtos e alcançar futuros clientes. Para aqueles que desejam melhorar no marketing, a dica da professora é estudar, buscar conhecimento e se capacitar cada vez mais. Pois assim o ser humano será capaz de transformar o mundo com verdades.

Em suma, o objetivo do marketing é construir pontes entre o cliente e o produto, e essa ponte não pode ser de mentira.

Assista também nosso episódio sobre Social Media e sua importância:

Para mais episódios, acesse https://amplificadigital.com.br/podcast/

Gostou do conteúdo? Que tal agendar uma reunião??
Fale com o nosso time comercial e conheça nossos serviços de marketing para a comunicação interna da sua empresa

Clique aqui para agendar uma reunião!