Como a inteligência de dados está moldando o mercado?
No episódio recente do podcast Amplifica Digital, Oscar Asakura, CEO da Datuen Adimena e especialista em gestão e governança de dado. Para conversarmos sobre o que é inteligência de dados e como ela está moldando o mercado, o que é ESG e como podemos aplicá-lo na prática.
Inteligência de dados
A inteligência de dados envolve a utilização de ferramentas, técnicas e tecnologias para criar insights valiosos. Portanto, isso inclui a organização e transformação dos dados, a realização de análises estatísticas e a criação de visualizações e relatórios. Uma ferramenta muito importante dentro das empresas, além de possibilitar criar trabalhos manuais e a diminuição de atividade que não exige criatividade. Como resultado, ter mais tempo para outras atividades.
Por outro lado, utilizar em excesso a inteligência de dados neutraliza a criatividade, pois permite não ter novas ideias e engessando quem a utiliza. Dentro da empresa é preciso entender que você pode ganhar tempo produzindo e criando ideias. E por muitas das vezes, utilizar a inteligência de dados possibilita ter mais tempo para criar novas ideias e objetivos.
As empresas necessitam dessa tecnologia para diminuir atividade. Embora possa realizar tarefas que anteriormente levava dias estudando sobre o assunto em livro e cursos.
A inteligência de dados veio para revolucionar, porém sua utilização requer atenção. A lei de proteção de dados precisa ser mais vigorosa, para que dados pessoais não sejam perdidos em meio a ela. Além de que todo usuário deva se atentar ao seu uso – comenta Oscar Asakura
A inteligência de dados pode substituir os seres humanos?
A inteligência de dados não será substituta pelo ser humano. Ou seja, a tecnologia jamais sentirá o ar fresco ou toque de alguém. Antes de mais nada, ela não sente o que nós seres humanos somos capazes de sentir.
Mesmo que a inteligência de dados produza, ela precisa do ser humano para realizar. Mesmo que a ela seja tão eficiente é difícil que ela sozinha tenha a mesma criatividade que os seres humanos.
O que é ESG
ESG é utilizada para avaliar a sustentabilidade e o impacto de uma empresa em relação ao meio ambiente, às práticas sociais e à estrutura de governança. No entanto, seu objetivo é identificar empresas que adotem práticas responsáveis, tenham menor impacto e estejam alinhadas com valores de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
O planeta terra perde muitas árvores por dias. Dessa forma, nos seres humanos, em média, devemos plantar 49 árvores por ano para recuperar essa perda. E o ESG busca de alguma forma diminuir a poluição no meio ambiente e trazer mais saúde e vida para a sociedade.
O ESG tem possibilitado mostrar para o público o grau que uma empresa tem com o compromisso com o meio ambiente. No entanto, busca elevar seu nível, mostrando seu interesse em ajudar o ecossistema.
Geração Z
A geração Z tem dominado o mundo nos dias de hoje. Atualmente os jovens têm buscado produtos que não prejudicam o planeta e não fazem testes em animais. É essa geração que um dia comprará da sua empresa. E em contra partida, é por esse motivo que a sua marca precisa se atentar na utilização do ESG, pois eles escolherão empresas conscientes e sustentáveis.
Produtos de sustentabilidade têm crescido cada vez mais nos últimos anos. De fato, essa procura se dá pela conscientização dessa geração que estão sempre interagindo nas redes sociais.
Utilizar e pensar em meios de implementar o ESG na sua empresa é questão de sobrevivência – orienta Oscar.
Assista também nosso episódio sobre O marketing verdadeiro:
Para mais episódios, acesse https://amplificadigital.com.br/podcast/
Gostou do conteúdo? Que tal agendar uma reunião??
Fale com o nosso time comercial e conheça nossos serviços de marketing para a comunicação interna da sua empresa