Pular para o conteúdo
Blog Cursos online gratuitos oferecidos pelo Governo Federal

Cursos online gratuitos oferecidos pelo Governo Federal

O Governo Federal disponibiliza cursos online gratuitos para pessoas que estão em busca de capacitação profissional, mas não têm recursos financeiros para arcar com as aulas. Interessados em estudar a distância podem recorrer a portais do Governo Federal, do Congresso Nacional e de Institutos Federais que oferecem conteúdos educativos em diversas áreas do conhecimento. 

O Tech Tudo reuniu alguns dos sites para ter acesso aos cursos.  

Escola Virtual

Portal de educação a distância do Governo Federal, a Escola Virtual oferece cursos de capacitação em áreas como Gestão de Pessoas, Políticas Públicas, Inovação, Finanças, Estatística e Tecnologia da Informação. Para os que desejam se aprofundar em uma área específica, a plataforma oferta programas de capacitação, ou seja, agrupamentos de cursos sobre temas afins. Ao final das aulas, os alunos podem emitir certificado.

Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados tem uma plataforma de educação a distância voltada para servidores públicos e para a sociedade em geral. Batizado de Eleve, o portal oferece cursos sobre educação financeira, gestão de projetos e Direito Constitucional, entre outros temas.

Enquanto alguns cursos possuem o acompanhamento de tutores, outros são autodidáticos. Em ambos os casos, a plataforma permite fazer testes de conhecimento e comentar em fóruns de discussões para tirar dúvidas sobre a disciplina. Todos os cursos oferecem certificado para aqueles que obtiverem pelo menos 70% da nota total.

Instituto Legislativo Brasileiro

Assim como a Câmara dos Deputados, o Senado Federal também oferece cursos online gratuitos. Entre as disciplinas ministradas no Instituto Legislativo Brasileiro estão: Política Contemporânea; Teoria e História das Relações Internacionais; Introdução ao Direito Constitucional e Ética na Administração Pública. Os alunos têm 60 dias para finalizar as lições e podem emitir certificado ao final do curso, desde que tenham acertado pelo menos 70% da avaliação final.

Ministério da Cidadania

O Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania é um espaço virtual de aprendizagem voltado para profissionais da pasta e também para cidadãos interessados nos temas tratados pelo ministério. Os cursos são distribuídos conforme os seguintes temas: Assistência Social; Cadastro Único e Programa Bolsa Família; Avaliação, Gestão da Informação e Planejamento; Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa; Segurança Alimentar e Nutricional.

Para participar das aulas é preciso se inscrever na plataforma e completar todos os campos pedidos no cadastro. Os alunos têm autonomia para ditar o ritmo de aprendizagem, já que os cursos são autoinstrucionais, mas precisam finalizar as atividades dentro do prazo de encerramento da turma. Após fazer a prova final, o participante poderá emitir o certificado de conclusão do curso.

Todos por Todos

Iniciativa do Governo Federal para apoiar o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A plataforma Todos por Todos reúne mais de 670 cursos online de diversas instituições de ensino. A ideia é que trabalhadores e empreendedores possam aproveitar a quarentena para investir em capacitação profissional gratuita.

É possível filtrar os cursos por área temática – competências básicas, comércio, indústria e empreendedorismo, por exemplo – ou instituição de ensino. Google, Fundação Getúlio Vargas, Microsoft, Sebrae e Senai estão entre as entidades que aderiram à iniciativa.

É importante ressaltar que, como a página Todos por Todos é uma agregadora de conteúdo, os alunos precisam se cadastrar no site das respectivas instituições de ensino. A emissão de certificado também está sujeita aos critérios das instituições.

Fonte: TechTudo

Para mais notícias e dicas, acesse nosso blog!

Até logo!

Marcações: