Pular para o conteúdo
Blog Empreendedorismo e dados

Empreendedorismo e dados

  • Blog

No último episódio do podcast da Amplifica Digital, o nosso convidado foi o Rodrigo Pereira, CEO na A3Data, para falarmos sobre empreendedorismo no mercado de tecnologia e construção de carreiras e empresas na área de dados. Neste episódio, Rodrigo compartilhou um pouco de suas experiência e aprendizados adquiridos durante sua carreira, desde sua passagem trabalhando na Fiat até o momento que toma a decisão de passar a empreender em seu próprio negócio.

Confira o podcast diretamente do Youtube

No mundo dos negócios, alcançar o sucesso no mundo do empreendedorismo é um objetivo comum para muitos. No entanto, o caminho para se tornar um empreendedor de sucessos não é fácil. É necessário aprender com experiências próprias e com pessoas ao seu redor, ter humildade, lidar com diversas dificuldades e, acima de tudo, encontrar um propósito que impulsione suas ações. Rodrigo conta um pouco de suas experiências e dificuldades durante sua jornada rumo ao sucesso.

Relações Pessoais

Uma das bases mais importantes para se ter sucesso no empreendedorismo é entender a necessidade de ter uma família estruturada e um lar saudável. Dessa forma, desmistifica muitas teorias que relatam o oposto, e ditam o que devemos fazer nessa sociedade cada dia mais egoísta. Rodrigo relata sobre a importância de separarmos momentos para nossa família e para nós também. Ele destaca que a felicidade está intrinsecamente ligada às pessoas que amamos e aos amigos que temos ao nosso lado. Embora o dinheiro seja necessário para viver e realizar sonhos, ele deve ser encarado como uma consequência do trabalho árduo e do propósito que nos guia, não como um fim em si mesmo.

Ter um objetivo maior que vai além do dinheiro proporcionará uma motivação sustentável e um senso de realização pessoal, conquistada quando não focamos no dinheiro em si, e sim, na verdadeira realização.

A busca constante por aprendizado

A busca incessante de aprendizado é o que possibilita o empreendedor chegar a outros patamares e evoluir em seu negócio. No entanto, esse comportamento não ‘abre as portas’ apenas para empreendedores, e sim para todos os profissionais nos dias de hoje.

Rodrigo relata no podcast que acredita muito na qualidade das pessoas que nos cercam, pessoas melhores do que nós mesmos é um poderoso estímulo para o crescimento. Ele enxerga as oportunidades de aprender com cada pessoa ao nosso redor. Essa abertura para o aprendizado contínuo permite aprimorar habilidades, expandir conhecimentos e estar sempre preparado para os desafios que surgem ao longo da jornada empreendedora.

Situações difíceis no empreendedorismo

Durante toda jornada do Rodrigo, ele passou por diversas dificuldades ao ponto de pensar em desistir. Mas nada disso o desanimou, porém ele entendeu que não dá para viver à toa em um mar de rosa e querer crescer com o empreendedorismo.

Em sua visão, ele relata que existe uma necessidade de ir e fazer, de solucionar problemas e elaborar um planejamento para crescer. 

Em sua jornada empreendedora, suas maiores dificuldades foram começar seu negócio praticamente do zero e estabelecer estratégias para o crescimento e retorno da empresa. Porém, sempre entendeu que para ter sucesso era preciso separar as coisas e sempre ter tempo para a família, filhos e para ele mesmo também. Caso fosse necessário mudar a agenda para ter esse tempo, então era essencial o fazer.
Rodrigo relata o quanto separou cada coisa e nunca desperdiçou um tempo em família.

Com base em todas suas experiências, ele entende que dinheiro não é tudo. Que dinheiro também não é um vilão, porém tudo precisa estar no seu lugar, sabendo que o dinheiro é o fim. Pois é por meio dele que existe a possibilidade de comprar e chegar onde queremos, mas todos esses desejos e sentimentos não significam nada se o dinheiro for apenas o foco das pessoas.

Para falar um pouco mais sobre sua trajetória empreendedora, ele mostra diante de suas dificuldades e experiência o propósito de fazer o que você está apto a fazer ou até mesmo deseja muito, ele orienta que o empreendedor precisa de dedicar ao que acredita e se cercar das pessoas certas.

Dicas práticas para se tornar um empreendedor de sucesso:

Cultive a humildade: esteja sempre disposto a aprender e ouvir os outros. Reconheça que ninguém sabe de tudo e que cada pessoa pode contribuir com conhecimentos valiosos.

Desenvolva empatia: Compreenda as dificuldades e desafios enfrentados pelas pessoas ao seu redor. Ao ter empatia, você será capaz de construir relacionamentos sólidos e criar um ambiente de trabalho colaborativo.

Encontre um propósito: Faça algo em que você acredita profundamente. Busque um propósito que esteja enraizado em seus valores e crenças. Ter um objetivo maior que vai além do dinheiro proporcionará uma motivação sustentável e um senso de realização pessoal.

Por fim, Rodrigo Pereira indicou um livro excelente que mudou completamente seu modo de ver o mundo empreendedor e passar por cima das dificuldades e vencer: Livro – O jeito Harvard de ser feliz, por Shawn Achor. 

Assista também nossos episódios de podcast:

Gostou do conteúdo? Que tal agendar uma reunião??
Fale com o nosso time comercial e conheça nossos serviços de marketing para a comunicação interna da sua empresa

Clique aqui para agendar uma reunião!

Marcações: