Mobile Marketing, quais as vantagens dessa estratégia?

O uso de smartphones se tornou comum ao ponto deles parecerem acoplados ao nosso corpo. 

A partir desse cenário fica evidente que investir em mobile marketing é essencial para qualquer negócio.

O aparelho de celular é o meio que as pessoas mais usam para acessar a internet. 

Temos aqui alguns dados: 

  • Mais de 70 milhões de brasileiros usam diariamente seus celulares para acessar a internet.
  • 52% dos internautas brasileiros realizam pagamentos através de aparelhos móveis.
  • 83% dos brasileiros afirmam não sair de casa sem seus smartphones.

O que é mobile marketing?   

É uma estratégia que busca influenciar um determinado grupo por meio dos dispositivos mobile, ou seja,  busca alcançar o público-alvo em seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, através de e-mails, mensagens SMS, redes sociais e aplicativos. Basicamente, a intenção é divulgar produtos, serviços, marcas e empresas. O mobile marketing pode ainda ser  utilizado na construção de uma imagem positiva, reforço de reputação ou de autoridade da sua marca. 

Investir em mobile marketing é uma ótima forma de alavancar sua marca e se destacar no mercado. 

Além disso tem outras vantagens como: 

Aumento no número de vendas

O número de compras pelo smartphone acompanha o número de adeptos ao uso dos aparelhos. O consumidor está fazendo compras através de dispositivos móveis, não investir em mobile marketing é perder a oportunidade de alcançar seu público e vender mais. 

Segmentação do público

A maioria dos aparelhos celulares possuem GPS, essa funcionalidade permite que sua empresa faça uma segmentação e exiba anúncios apenas para os usuários que estão em um raio de distância próximo à sua empresa. Com a geolocalização é mais fácil atrair usuários com maior potencial de se tornar cliente, dessa forma, a taxa de conversão tende a aumentar. 

Permite a utilização de aplicativos

Como apontamos no texto “Alavanque o engajamento da sua empresa usando aplicativos” o uso de aplicativos é totalmente positivo para sua estratégia de marketing.

Além de poder criar seu próprio aplicativo, você pode utilizar os aplicativos de redes sociais, como Facebook, Instagram, whatsapp, LinkedIn

Agilidade no atendimento ao público

Em primeiro lugar, como as pessoas ficam com os celulares próximos a maior parte do tempo, é mais fácil delas verem suas mensagens e notificações. Além de poderem se comunicar de forma mais rápida com a sua empresa caso tenha alguma dúvida, sugestão ou reclamação. 

Exemplos de ações de mobile marketing:

Campanha de SMS e/ou WhatsApp

Uma estratégia em alta, mas não para todos. Certifique-se  de ter permissão para enviar mensagem de SMS e WhatsApp para seus clientes. 

Se sim, você pode utilizar esse recurso de diversas maneiras para manter ativo o relacionamento com o cliente. Por exemplo, pode ser para lembrar sobre datas de pagamento, informar lançamentos de produtos ou serviços, enviar promoções e cupons exclusivos, entre outras possibilidades.

Campanhas no Adwords

Como no Facebook, o Google Adwords permite que você segmente seus anúncios diretamente para quem está navegando através do celular. Então, além das palavras-chave certas, você pode tirar proveito da localidade do seu negócio. Afinal, grande parte das pesquisas nos mobiles são locais.

Bluetooth marketing

Derivada do mobile marketing, há um tipo de ação bastante interessante, que se chama marketing de proximidade. Ela utiliza a funcionalidade do bluetooth dos celulares para compartilhar arquivos e divulgar seu negócio para quem está perto do local.

Comunique aos consumidores sobre essa opção, pois, ela só terá êxito se eles estiverem interessados em receber esse tipo de mensagem.

QR Code marketing

A tecnologia do QR Code revolucionou a interação entre consumidores e marcas.

Com um simples código de barras em 2D, você consegue direcionar o consumidor para uma página específica do seu site de forma rápida e segura. Ou seja, através das suas peças impressas, um simples panfleto, por exemplo, você consegue expandir seus esforços de marketing offline.

Em resumo, seu cliente está com o celular na mão esperando suas ações, comece agora!

Para mais textos, acesse nosso blog!

Até logo!

Privacidade