O que são métricas e quais as vantagens de seu uso?

É recorrente aqui no blog a discussão sobre as evoluções e mudanças no marketing digital. Disponibilizamos também dicas sobre estratégias de marketing para auxiliar a sua empresa. 

Já afirmamos que o  investimento em marketing digital é fundamental para manter a competitividade do seu negócio.

No entanto, apesar de existir uma vasta diversidade de estratégias na qual você pode investir, é indispensável um  tipo de análise ou monitoramento dos resultados.

As métricas existem para auxiliar neste processo. Para que haja sucesso em suas campanhas de marketing, é imprescindível o uso e acompanhamento das principais métricas para monitoramento de desempenho.

Por esse motivo, hoje a nossa conversa será sobre as métricas.

O que são métricas?

 Já falamos de estilos de métricas em textos como, O que são CAC e CDM e como afetam seu negócio? e O que é churn de clientes?

Mas, o que são métricas?

Basicamente, as métricas são ferramentas que possibilitam mensurar, monitorar e avaliar seus processos estratégicos, de uma maneira simples, clara e objetiva.  É importante que sua empresa veja as métricas como o ponto de partida para iniciar seus planos e ações estratégicas. 

Existem alguns tipos de métricas: 

ROI ou Retorno Sobre Investimento

Essa é uma das ferramentas mais simples e direta para mensurar os lucros da sua empresa e indicar onde e como investir. Com ela é possível traçar as estratégias que apresentaram um resultado significativo, e assim determinar como investir com maior rentabilidade.

Taxa de Retenção de Clientes

Sabemos que manter os clientes antigos é muito mais barato que conseguir novos. Dessa forma, ao utilizar esse indicador, você poderá mensurar a porcentagem e performance de clientes fiéis a seu produto ou serviço, além de deixar em evidência seu comportamento de compra e índices de lealdade.

Se a taxa de retenção for alta, você terá um alto índice de clientes satisfeitos e consequentemente fiéis. No entanto, se apresentar uma taxa baixa de retenção, é melhor rever suas estratégias de engajamento.

Ranking Nos Mecanismos de Buscas

Este indicador aqui é essencial para mensurar o tráfego de seu site ou blog, da mesma forma analisar a eficiência de suas estratégias de conversão.

Todo conteúdo de seu site ou blog, deve ser otimizados em SEO para garantir uma boa posição nas primeiras páginas dos principais mecanismos de busca. Lembre-se, quanto maior a taxa de visitas em seu site, maior a taxa de conversão, e por consequência, maior popularidade de sua marca.

Sessões do site

Temos aqui uma métrica de comportamento muito comum, com ela você consegue analisar as visitas que seu site recebeu.

Taxa de Saída

A taxa de saída é uma métrica que aponta em que página do site o usuário abandona a visita ao seu site. 

Além das métricas você tem o KPI para ajudar nas suas estratégias

KPI ou Key Performance Indicators, são indicadores criados a partir das métricas, mas que mensuram resultados de conversão. As métricas em si, também podem ser KPIs. Entre os KPIs mais conhecidos estão: 

Taxa de Conversão: 

A Taxa de conversão é um KPI que possibilita a  medição da conversão de metas, ou seja, a quantidade de pessoas que realizaram aquela ação importante do site, como efetuar uma compra, se cadastrar para receber newsletter, fazer download de um arquivo entre outras.

Duração Média da Sessão: 

A duração média da sessão é extremamente importante para sites de conteúdo e comércios eletrônicos. Pense que você precisa saber o tempo mínimo que o usuário utiliza para realizar uma compra ou lê um artigo.

ROI

O retorno sobre investimento, ou melhor ROI é o retorno que sua ação de marketing obteve. ROI = (Retorno – Investimento)/ Investimento. Este KPI nos ajuda a medir corretamente as ações de marketing e onde melhorar o desempenho ou realocar verbas.

Quais as vantagens de usar métricas?

É de extrema importância analisar as métricas e tomar decisões utilizando os KPIS. Em resumo, com uma análise constante desses números, você identificará problemas no site. Dessa forma, irá otimizará a conversão de vendas e assinaturas de newsletter, analisará qual o canal de mídia que tem o melhor retorno em vendas, qual o canal que tem o menor custo.

Para analisar os resultados das suas métricas você pode utilizar o Google Analytics. O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizada para consultoria de Web Analytics. Com ela é possível analisar tanto as métricas quanto os  KPIs. 

Para mais textos e dicas, acesse nosso blog!

Até logo!