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O que é persona no marketing digital?

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Você sabe o que é persona no marketing digital?

Compartilhamos aqui algumas dicas para a iniciação do processo de composição da sua persona.

Quando você cria a sua campanha ou seu projeto de marketing, você se questiona com quem está falando? Já parou para pensar quem realmente é a persona de sua estratégia de Marketing Digital ?

Antes de começar uma conversa com alguém, e para que a conversa seja interessante, é importante conhecer com QUEM você está conversando!

Para iniciar sua estratégia de Marketing Digital,  é preciso determinar para quem você está vendendo seu produto ou o seu serviço. Conheça a dor do seu cliente e como o seu negócio pode ajudar.

Tenha em mente que: o produto/serviço que você oferece,  não é para todo mundo. Por isso, é importante descobrir para quem ele é!

Neste texto daremos algumas dicas de como definir sua persona. Para maior entendimento sobre o assunto, aconselhamos que também assista ao vídeo abaixo.

Como descrever uma persona? 

Imagine explicar sobre direito para um advogado formado? Quem passou por uma situação parecida como esta,  sabe do que eu estou falando: você iniciou uma conversa e achou que conhecia tudo sobre determinado assunto. Porém, ao longo da conversa, você descobre que a pessoa com quem está falando sabe muito mais sobre o assunto que você. Já passou por isto ?

Qual a relação disso com Persona/Avatar ?

Em sua estratégia de Marketing Digital, é importante você definir quem quer atingir com suas ações de Marketing Digital para não falar sozinho ou com quem não se interessa pelo que você está dizendo.

Para que isto ocorra da maneira correta, é preciso conhecer o seu público alvo e entender perfeitamente suas necessidades, comportamentos, sentimentos, como pensam, onde moram, sonhos, frustrações, dores…

Por exemplo, esta publicação sobre persona não é para um especialista em marketing, mas sim, para pessoas que precisam aprender ou ter maior conhecimento sobre o assunto.

A Amplifica Digital criou uma Guia do Persona que ajudará você na sua estratégia.

Clique na imagem para baixar o material. Pode ficar tranquilo, ele é totalmente gratuito! 

Guia do persona

Confira  7 dicas para iniciar o processo de composição da sua persona

Persona  – Concepção Ideal

Persona é a concepção ideal do seu cliente, humanizada e personalizada. É preciso conhecer para quem você está falando, conhecer suas dores, dificuldades, sonhos, como vive, experiências, etc… 

Procure investir tempo em conhecer seu persona para que sua estratégia de Marketing tenha resultados e para que você consiga vender seu produto ou serviço para a pessoa certa.

Compreenda o perfil de seu cliente (Persona)

Compreenda, entenda, conheça. Faça entrevistas ao longo do processo da concepção da sua persona ideal. Desenvolva a habilidade de ouvir ativamente. Preste atenção em cada palavra que dita pelo seu  avatar.

Ao longo do processo, você compreenderá melhor o seu cliente e isto ajudará a entregar a melhor solução para resolver a dor do seu cliente.

Entenda a dor do seu cliente

Entenda a dor do seu cliente. O que o motivou a iniciar uma conversa com você? E se, por acaso, o possível cliente ainda não procurou pelos serviços da sua empresa, como você pode despertar o interesse no produto/serviço que você está oferecendo? Além disso, preocupe-se menos em vender e mais em entregar uma solução para o problema/dor do seu cliente.

Entreviste o seu persona

Faça entrevistas ao longo do processo da concepção da sua persona ideal. Saiba quais são as expectativas da parte dela e se a sua empresa é capaz de supri-las. 

Seja consultivo

Seja mais consultivo e menos vendedor. Demonstre interesse em ajudar sua persona. No anseio de fazer novas vendas, muitos se esquecem de que do outro lado há uma pessoa que possui anseios e expectativas. 

Entretanto, existeo  marketing que traz resultados e marketing totalmente ineficaz. Sabe qual a principal diferença entre os dois? Certamente, é pelo direcionamento que as campanhas tomam. 

Como apontado anteriormente, é necessário definir com quem você irá se comunicar. É imprescindível conhecer seu público alvo e entender suas particularidades, estabelecendo assim quem é seu persona.

Uma boa pesquisa de personas transformará de forma positiva o seu quadro de marketing. 

A tecnologia ganhou espaço nas últimas décadas, facilitando e poupando o tempo da equipe de marketing. Sendo assim, por que não utilizar os recursos tecnológicos na sua missão de estabelecer quem é sua persona?

Rafael Rez, em seu livro Marketing de Conteúdo, cita algumas ferramentas que irão auxiliar nesse processo: 

Google Keyword Planner:

Gratuito, o Keyword Planner é uma ferramenta integrada ao Google AdWords. Essa ferramenta te ajuda a encontrar as palavras que determinado grupo busca no Google. Além disso, outro recurso é o fornecimento de estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. 

Übersuggest: 

Essa  ferramenta sugere palavras-chave. O Übersuggest utiliza dados do Google e de outros buscadores, exigindo apenas que se coloque um termo, adicionando na frente dele uma letra ou um número. Ele faz as tarefas repetitivas de busca de palavras-chave de forma automática. 

Survey Monkey: 

Essa plataforma permite que você crie questionários e os envie por e-mail durante a pesquisa. Além disso, existe uma versão gratuita que inclui 10 perguntas por questionário e até 100 respostas para cada uma. Gera gráficos e tabulações de forma automática. Os questionários podem ser enviados por meio de aparelhos móveis, pela web ou via mídias sociais. 

Sua Pesquisa: 

Versão brasileira do Survey Monkey que permite fazer questionários, espalhar a pesquisa e coletar os dados para a tomada de decisões. Existe uma versão gratuita desta ferramenta que concede o envio de formulários com até 30 respostas. Ela possibilita o cruzamento de dados. Um modelo básico de formulário já vem pronto com exemplos de questões referentes ao tipo de aplicação escolhida e você pode alterá-los, conforme a necessidade. 

Google Forms:

Um formulário do Google que pode ser customizado e enviado aos entrevistados. O serviço é bastante útil para quem deseja preparar uma enquete rápida, coletar endereços de e-mail e criar questionários mais elaborados. No entanto, esse serviço só reúne as respostas, exigindo uma habilidade para poder cruzar os dados .

Entre essas ferramentas, estão algumas que já citamos em nossos textos aqui no blog, como institutos de pesquisa e redes sociais. Porém esses meios exigem um trabalho maior, mas possibilitam da mesma forma fazer uma segmentação em idade, sexo, região geográfica, entre outras.

Com tantos meios, você não tem mais desculpa para não conhecer bem sua persona!

Enfim, teste essas ferramentas e descubra qual encaixa melhor no seu setor e empresa, garantindo assim sua competitividade nesta era totalmente digital!

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