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Blog Data-Driven Marketing: como aplicar na minha empresa?

Data-Driven Marketing: como aplicar na minha empresa?

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Os dados são um dos recursos mais valiosos que uma organização pode ter. Mas só possuí-los não é o suficiente, é importante saber como organizá-los e ativá-los para serem usados nas suas estratégias.

Você sabe tirar proveito dos dados que estão à disposição da sua empresa?

A Amplifica Digital mostra aqui o que é data-driven marketing e como utilizá-lo nas suas estratégias. Aproveite a leitura! 

O que é data-driven marketing?

Utilizando uma tradução direta, podemos definir o data-driven marketing como um marketing dirigido por dados, ou seja, é tomar decisões estratégicas e obter insights com base nos dados gerados todos os dias pelos mais de 75 bilhões de dispositivos inteligentes que são usados por pessoas do mundo inteiro.

Esses dados podem ser obtidos a partir de quaisquer interações, desde hábitos em redes sociais e compras até dados de busca online. Graças à tecnologia moderna, as empresas são capazes de conhecer e entender os seus consumidores como nunca antes.

Alguns anos atrás seria impossível pensar em quantificar e analisar o comportamento dos consumidores através de dados, mas hoje essa é a realidade. Sendo assim, o utilizar o data driven marketing  tornou-se essencial para as empresas que aspiram ocupar o topo em suas áreas de negócio.

Saiba porém que, data-driven Marketing vai além de adotar novas ferramentas, como soluções de BI (business intelligence): envolve mudança cultural, revisão de processos e aquisição de novos conhecimentos.

Mesmo com números reais e precisos, sem a cultura data-driven, é comum as decisões ignorarem as informações e darem lugar às preferências pessoais. As pessoas tentam influenciar para aquilo que mais gostam ou têm mais conhecimento, e isto é o contrário de data-driven.

Por exemplo, um profissional que domina o Instagram mas não tem habilidade com Linkedin, tem a tendência de incentivar o uso da sua mídia preferida, o Instagram no caso. Ou simplesmente porque pessoalmente tem simpatia com alguma mídia, acredita que o público-alvo tem o mesmo comportamento, e torna este canal o centro da estratégia digital.  O data-driven Marketing evita este tipo de risco.

Qual a diferença entre o Marketing tradicional e o  data-driven Marketing?

Para visualizar as diferenças entre o marketing tradicional e o data-driven marketing, imagine a seguinte situação: para a gestão, a meta do setor no trimestre é o aumento das vendas, para traçar um bom plano de ação será preciso recorrer ao histórico de ações, acompanhar relatórios e planilhas de dados gerados por ferramentas, como o CRM, Facebook Ads e o Google Analytics, analisar essas informações e, a partir daí, tomar uma decisão assertiva sobre as estratégias a serem utilizadas, como a escolha de um canal de comunicação com o público-alvo.  

Neste cenário,o planejamento da campanha escolheria investir esforços da equipe na produção de um outdoor ou optaria por um e-mail marketing? No marketing tradicional, escolher as duas opções para tentar alcançar mais pessoas poderia ser uma opção. Elas seriam alcançadas, mas haveria resultado? No data-driven marketing, os dados do público-alvo estariam à vista e já ajudariam a escolher não apenas o canal, mas também guiaria como e quando falar com aquele consumidor, e ainda permitiria ajustar a estratégia ao longo da campanha.

Por que investir em data-driven Marketing?

Para o data-driven Marketing, você investirá em softwares, ferramentas e métodos que viabilizam a coleta, armazenamento, processamento e interpretação dos dados brutos, para então transformá-los em informações valiosas.

Um dos principais motivos para investir em Data-driven marketing é a garantia de resultados melhores baseados em tomadas de decisões a partir da análise de dados e não mais em experiência ou intuição.

A gestão das suas campanhas será totalmente científica, pautada em informações confiáveis e sistemas analíticos poderosos. As soluções estarão em forma automatizada e utilizando inteligência artificial. Além disso, as máquinas fazem o trabalho de análise enquanto você se preocupa em criar estratégias. No entanto, é importante salientar que por mais sofisticados que sejam os relatórios, os dados não falam por si só, e dependem da inteligência humana para interpretar corretamente as informações e aplicar no negócio. Dessa forma, você e sua equipe precisam realizar um bom trabalho com os dados obtidos. 

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