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CRM: Porque integrar sua plataforma de CRM na estratégia digital?

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A sigla CRM (Customer Relationship Management) se refere ao conjunto de práticas focadas no relacionamento com o cliente. Em tradução livre significa Gestão de Relacionamento com o cliente e engloba as estratégias utilizadas por empresas de todos os portes e segmentos, para gerenciar e analisar as interações com seus clientes e prospects, da forma mais personalizada possível.

Seu conceito gira em torno do conhecimento a fundo do cliente para que se possa atendê-lo, satisfazê-lo e consequentemente concretizar uma venda ou fechamento de negócio.

Quando falamos em ativos, nos dias atuais, em que o cliente é ou deve ser o centro nas tomadas de decisão, podemos afirmar que a carteira de clientes é o maior ativo de uma empresa. E, sendo assim, a relação que você mantém com os seus clientes é determinante para o sucesso dos seus negócios.

E as plataformas de CRM são grandes facilitadoras para que esse relacionamento com o cliente seja executado e monitorado. Nelas, é possível centralizar informações, automatizar processos e alertas e manter seu vendedor em posição de vantagem, com dados específicos para fazer a oferta no momento certo, evitando a perda de oportunidades.

Elas funcionam como uma grande base de dados estratégicos que mostram o comportamento do cliente e como ele se relaciona com a sua empresa. De posse dessas informações, sua equipe pode focar na antecipação dos desejos dos prospects, podendo oferecer a eles exatamente a oferta que procuram.

Equipes de vendas e marketing atuando em conjunto

As estratégias e plataformas que envolvem o CRM surgiram na década de 80. Nesse período, pouco se falava sobre seu uso pelo departamento de vendas. Essa era uma função atribuída às equipes de marketing. Com o passar do tempo as funções relacionadas a esse contato mais próximo com o cliente passaram aos times de vendas que começaram a atuar alinhados com as equipes de marketing. Parceria essa impossível de ser separada até os dias de hoje.

As plataformas de CRM têm a função de captar e centralizar as informações dos prospects, tanto pessoais como nome, telefone e e-mail como as interações feitas através do site, landing page, newsletter, e-mail marketing, chat ou telefone. Cria-se um histórico de cada lead para que seja possível conhecê-lo e rastrear sua posição no funil de vendas, identificando o momento certo para fazer um contato mais próximo ou oferecer de forma mais objetiva seus produtos e serviços.

O papel do marketing digital

Para encontrar potenciais clientes e nutri-los com conteúdo especializado em cada etapa do funil de vendas é essencial ter uma estratégia de marketing eficiente, alinhada com os objetivos de vendas da empresa.

A equipe de marketing digital é a responsável por definir o perfil ou a persona da empresa ou de um projeto específico. Além disso, pode atrair e nutrir esses futuros clientes, fazendo com que avancem no funil de vendas, chegando na posição ideal para receber um contato mais objetivo, que será feito pelo time comercial.

Nesse ponto, conseguimos entender a importância da integração entre a plataforma de CRM e a estratégia de marketing digital para o sucesso de um negócio.

As vantagens dessa integração

Em um passado não muito distante, as informações dos clientes e prospects se dividiam entre planilhas, anotações de gaveta e banco de dados, nem sempre acessados por todos os membros da equipe. No entanto, isso gerava cancelamentos, perda de oportunidades e desafios constantes na tentativa de realizar uma venda especializada.

A principal vantagem da integração de uma plataforma de CRM com ações de marketing digital é que toda informação confiável e personalizada.
Além disso, o cruzamento e análise desses dados passa a ser armazenada em um único lugar.

Isso é essencial pois sabemos que hoje um lead inicia o processo de compra ou fechamento de negócio muito antes da assinatura do contrato. De posse de informações concretas, interações realizadas pelo cliente e interesse pelos conteúdos propostos. Além disso, a identificação do momento ideal para a venda tem mais assertividade, evitando a perda de possíveis clientes e entendendo o comportamento do seu prospect.

Podemos listar, assim, as principais vantagens da integração entre CRM e marketing digital:

  • Centralização das informações e interações de cada lead em um único local, com acesso de todos os times.
  • De posse dessas informações, as equipes podem agir de forma rápida e assertiva. Dessa forma, contactando o lead no momento mais oportuno para realizar o fechamento de um contrato.
  • Traz mais objetividade a equipe de vendas que pode focar nos potenciais clientes ao invés de investir tempo em leads não engajados, garantindo agilidade operacional.
  • Automatiza o processo de seleção de leads qualificados e permite a identificação e nutrição daqueles que não avançaram no funil através de novas estratégias.
  • Possibilita o conhecimento a fundo dos interesses dos clientes, de forma personalizada, podendo agir de maneira diferenciada em cada ação e proposta comercial.
  • Permite avaliar o feedback de vendas para planejamento das próximas campanhas de marketing.

Agora que você já sabe da importância dessa integração, não vai deixar sua empresa perder mais negócios, não é mesmo? Então saiba que a Amplifica Digital pode te ajudar!

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