Quanto mais sociais somos, mais queremos coisas feitas sob medida para nós!
Em seu livro “MARKETING 4.0”, Philip Kotler evolui o que já começava a sugerir na sua obra anterior “MARKETING 3.0”.
Nunca antes o planeta havia experimentado níveis de horizontalização das relações sociais , ainda que muitas vezes virtuais, como agora.
Vivemos em meio à ambiguidade de fazer parte do todo e, ainda sim, querer ser exclusivo.
Os recursos tecnológicos que impulsionam as redes sociais, alimentam em nós o desejo, quase que competitivo, de adquirirmos mais seguidores e interações.
Logo, passamos boa parte do dia interagindo com pessoas que sequer conhecemos.
Por outro lado, se queremos acumular e nos misturar com o máximo possível de pessoas, não queremos ser como elas.
Queremos exclusividade, mesmo que conectado com os mais de 1 bilhão e meio de habitantes dos “Estados Unidos do Facebook”. Fazemos questão de exercer nossa individualidade como seres pessoais, detentores de identidades que são únicas .
Revolução através da democratização da informação
Através da democratização da informação as redes sociais estão, de alguma maneira, substituindo as mídias tradicionais de difusão de notícias. O que faz as noticias chegarem em tempo real para milhões de pessoas.
Assim, boa parte da população tem acesso à informação, fazendo que os processos sociais funcionem de forma horizontal e, potencialmente, mais inclusivos.
E o que o marketing digital tem a ver com isso?
Tudo! Seja na trajetória das empresas ou na vida particular de cada um de nós, o Marketing Digital está fazendo a diferença.
Desse modo, o mundo, sobretudo o dos negócios, se tornou dinâmico demais para as malas diretas, o atendimento pessoal com hora marcada, ou mesmo a conversa telefônica. Esses são recursos de abordagem ao cliente que pertencem ao passado, ao Século 20. Uma sociedade digital exige meios de relacionamento digitais entre fornecedor e cliente, e esse é o Marketing Digital.
Consequentemente, é através do Marketing Digital, e não mais por intermédio das grandes verbas que movem os comerciais de TV (cada vez mais caros e raros) que você irá atrair novas oportunidades de negócios para a sua empresa.
Quer saber mais?