Quanto mais sociais somos, mais queremos coisas feitas sob medida para nós.

Em seu livro MARKETING 4.0, Philip Kotler evolui o que já começava a sugerir na sua obra anterior, MARKETING 3.0. 

Nunca antes o planeta havia experimentado níveis de horizontalização das relações sociais , ainda que muitas vezes virtuais, como agora. 

VIVEMOS EM MEIO A AMBIGUIDADE DE FAZER PARTE DO TODO E AINDA SIM, QUERER SER EXCLUSIVO.

    Os recursos tecnológicos que impulsionam as redes sociais, alimentam em nós o desejo, quase que competitivo, de adquirirmos mais seguidores e  interações.

Logo, passamos boa parte do dia interagindo com pessoas que sequer conhecemos.

Por outro lado, se queremos acumular e nos misturar com o máximo possível de pessoas, não queremos ser como elas.

Queremos exclusividade, mesmo que conectado com os mais de 1 bilhão e meio de habitantes dos “Estados Unidos do Facebook”. Fazemos questão de exercer nossa individualidade como seres pessoais, detentores de identidades que são únicas .

REVOLUÇÃO ATRAVÉS DA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Através da democratização da informação as redes sociais estão, de alguma maneira, substituindo as mídias tradicionais de difusão de notícias.  O que faz as noticias chegarem em tempo real para milhões de pessoas.

Assim, boa parte da população tem acesso à informação, fazendo que os processos sociais funcionem de forma horizontal e, potencialmente, mais inclusivos.

E O QUE O MARKETING DIGITAL TEM A VER COM ISSO? 

Tudo!  Seja na trajetória das empresas ou na vida particular de cada um de nós, o Marketing Digital está fazendo a diferença.

Desse modo, o mundo, sobretudo o dos negócios, se tornou dinâmico demais para as malas diretas, o atendimento pessoal com hora marcada, ou mesmo a conversa telefônica. 

Esses são recursos de abordagem ao cliente que pertencem ao passado, ao Século 20.

 Uma sociedade digital exige meios de relacionamento digitais entre fornecedor e cliente, e esse é o Marketing Digital.

 Consequentemente, é através do Marketing Digital, e não mais por intermédio das grandes verbas que movem os comerciais de TV (cada vez mais caros e raros) que você irá atrair novas oportunidades de negócios para a  sua empresa.

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