Pular para o conteúdo
Blog Stanford University estuda se Apple Watch pode identificar coronavírus

Stanford University estuda se Apple Watch pode identificar coronavírus

Cientistas investigam se relógios, como o Apple Watch, podem detectar a Covid-19 antes dos sintomas aparecerem. Estágios iniciais da pesquisa devem ser concluídos em poucas semanas.

A Universidade de Stanford desenvolve uma pesquisa com objetivo de comprovar se dispositivos vestíveis como o Apple Watch e a Fitbit são capazes de detectar o coronavírus. 

O estudo usará dados de frequência cardíaca e respiratória de voluntários que se encaixem em grupos de riscos.

A pesquisa deve durar dois anos e vai depender da colaboração dos participantes em seguir as orientações. Os voluntários precisam usar o dispositivo quase o tempo todo, além de compartilhar dados do Apple Watch com os cientistas.

A intenção é criar modelos estatísticos para detectar se os relógios podem indicar o contágio da doença antes mesmo dos primeiros sintomas se manifestarem. Em caso positivo, dispositivos como o Apple Watch poderão ser usados na combate à doença. Além disso, novos aparelhos podem ser desenvolvidos para serem distribuídos à população como forma de se antecipar a grandes surtos.

Os voluntários devem atender a alguns requisitos. É preciso ter tido um caso confirmado ou suspeito de Covid-19 ou contato direto com alguém que teve a doença. Outra possibilidade é fazer parte de grupos de pessoas com risco maior de contágio. É o caso de profissionais da área da saúde ou atendentes de lojas e mercados.

Embora o estudo tenha duração prevista de 24 meses, a estimativa é  que os estágios iniciais da pesquisa sejam concluídos em poucas semanas.

Fonte: TechTudo

Marcações: