Pular para o conteúdo
Blog Transformação digital e mercado Saas: maiores desafios

Transformação digital e mercado Saas: maiores desafios

  • Blog

Podemos defender que o modelo SaaS sem sombra de dúvidas é um dos acontecimentos mais marcantes das transformações de nosso tempo. Através desse modelo, profissionais estão mudando o seu modo de vida e assumindo o nomadismo, empresas estão programando o crescimento em escala com mais tranquilidade e os recursos tecnológicos estão alcançando um número maior de pessoas.

Sendo assim, a Amplifica Digital não poderia deixar de falar sobre esse assunto aqui no nosso blog. 

O que é SaaS

A melhor definição de SaaS é dizer que ele é um modelo de distribuição de software no qual os aplicativos hospedados em nuvem são disponibilizados por provedores do serviço para os seus clientes. 

O funcionamento do SaaS é baseado no pagamento de uma assinatura e tem papel relevante na Transformação Digital. A explicação de toda essa importância é que esse modelo permite o acesso de qualquer local e não exige uma estrutura interna de hospedagem. Desse modo, favorece a mobilidade, facilita atualizações e a escalabilidade. Além disso, segue a tendência de integração. São raros os casos em que essa possibilidade não tenha sido planejada no desenvolvimento e não esteja disponível para uso.

Outro ponto importante é que os softwares disponibilizados por meio do SaaS respeitam a lógica do “um para muitos”. Ou seja, um único código de programação é disponibilizado para todos os usuários.

Eles podem configurar diferentes parâmetros para que o sistema se adapte às suas necessidades, mas o desenvolvimento ocorre de forma a permitir a flexibilidade necessária sem que seja preciso programar funcionalidades específicas para cada cliente.

 

Os benefícios do SaaS

Entre os principais benefícios de adotar um modelo SaaS, é possível listar:

  • Eliminação de altos investimentos em licenciamento para o cliente e pagamento recorrente para o fornecedor;
  • Eliminação de custos indiretos para o cliente;
  • Pagamento de acordo com o uso: normalmente de acordo com o número de usuários, ações efetuadas ou registros armazenados;
  • Escalabilidade do serviço para o cliente e de crescimento para a empresa;
  • Uso imediato: na maioria dos casos basta se cadastrar e começar a usar;
  • Atualizações periódicas sem custos adicionais para o cliente e em um único ou poucos servidores para o fornecedor;
  • Facilita a oferta de testes gratuitos por períodos determinados.

Como fazer uma transformação digital com SaaS na sua empresa

Como fazer uma transformação digital com SaaS na sua empresa?

A Amplifica Digital separou algumas dicas para transformar digitalmente sua empresa com SaaS:

Acesso mais amplo aos consumidores

Os consumidores estão conectados via celulares, tablets, laptops e desktops. Um modelo de serviço online atende a todos esses clientes com uma plataforma integrada.

Essa abordagem é conveniente e fácil para os consumidores, levando a uma adoção generalizada em todas as localizações geográficas.

Sob demanda Self Service

Os modelos de autoatendimento sob demanda estão criando novos caminhos e serviços digitais para os consumidores. Podemos citar algumas empresas que oferecem serviços sob demanda self service: 

  • Spotify oferece música sob demanda,
  • Netflix oferece serviço de transmissão de vídeo 
  • Uber oferece serviço de mobilidade.

Rapidez e Escalabilidade

O modelo de serviço sob demanda permite que os aplicativos do usuário utilizem recursos em proporção aos requisitos do cliente. Os recursos como redes, servidores, armazenamento e serviços podem ser ampliados ou reduzidos, dependendo das necessidades da aplicação.

Independência do local

Com o software as a service, não há restrições quanto à localização dos clientes. O provedor de serviços pode escolher e configurar as opções.

Além disso, os clientes em todo o mundo podem acessar os mesmos serviços. Por exemplo, empresas de mídia e notícias podem usar canais digitais para expansão entre locais. Com isso, os usuários podem acessar as notícias digitais de qualquer lugar e local.

Medir e Configurar Serviços

Com os serviços sob demanda, os clientes pagam apenas pelo que usam. As empresas também podem medir o uso de seus serviços.

Portanto, o serviço medido permite que uma empresa analise o uso de recursos, faturamento, planejamento de capacidade e pense proativamente no uso aplicativo.

Dados Integrados

O modelo de serviço sob demanda permite que as empresas integrem todos os dados do aplicativo. Esses dados integrados são extremamente importantes para os padrões e controle de informações.

É possível planejar metas de desempenho, atendimento ao cliente e atividades administrativas completas utilizando esses dados integrados. Por exemplo, os dados podem ser extraídos para identificar grupos etários de usuários, localizações, horários de uso frequente e reclamações de clientes, entre outros aspectos relevantes.

Infraestrutura e Camada de Segurança

As empresas têm a capacidade de provisionar a camada de infraestrutura de nuvem de acordo com os requisitos dos aplicativos e serviços que oferecem. Além disso, com os recursos de nuvem, é possível reduzir a necessidade de infraestrutura de TI e da equipe responsável por gerenciá-la.

Outra vantagem importante é que a segurança dos aplicativos pode ser garantida por meio da utilização da infraestrutura de nuvem adequada, juntamente com políticas de segurança que abrangem o acesso, a autorização e o gerenciamento de identidade.

Integrações sem emenda de sistemas legados

As empresas estão procurando formas digitais para otimizar seus processos. Nesse sentido, quando novos serviços são introduzidos nos processos de negócios, é igualmente vital integrar os sistemas legados e seus dados.

Isso acontece, por exemplo, quando uma empresa de aluguel de imóveis começa a usar contratos digitais e documentação assinada eletronicamente para a locação de suas propriedades.

Os serviços baseados em nuvem são responsáveis por executar todas as renovações de arrendamento, pagamentos de aluguel e documentação. Nesse contexto, os dados dos sistemas legados desempenham um papel crucial na transição sem interrupções.

Atualizações e evolução contínua

A transformação digital é um processo contínuo. As ferramentas e tecnologias mudam com frequência e as empresas precisam seguir em frente com os tempos de mudança.

Com o SaaS, as organizações têm a capacidade de atualizar continuamente seus serviços. Além disso, os clientes podem aproveitar as atualizações e melhorias de uma só vez, sem que haja um tempo significativo de inatividade para a empresa.

Experimentação e Inovação

No mundo empresarial, a inovação é uma necessidade extrema, principalmente diante dos constantes desafios impostos pelas ondas de digitalização.

Os serviços sob demanda e softwares na nuvem dão espaço para experimentação e inovação que envolve novas tecnologias.

As empresas estão utilizando o software como um serviço para remodelar ativamente seus produtos e serviços existentes. Além disso, essa abordagem permite a aplicação de inovações digitais, as quais proporcionam experiências personalizadas, enriquecendo assim as interações com os clientes e impulsionando uma transformação em seus empreendimentos.

Gostou desse conteúdo? A Amplifica Digital possui Materiais Ricos que também serão bem úteis para a sua estratégia. Clique aqui para acessar! 

Conheça nossas redes sociais: LinkedInInstagram,  Facebook , Spotify 

Peça um orçamento à Amplifica Digital! 

Marcações: