Falamos anteriormente sobre os benefícios do Slack na comunicação interna de sua equipe. Hoje é dia de falar sobre organização de tarefas.
Na Amplifica Digital usamos o Trello como forma de gerir as tarefas de toda a equipe.
O que é Trello?
Disponível para desktop e também para celulares Android e iPhone (iOS), a plataforma é extremamente versátil. Detalhe, o Trello não precisa necessariamente ser usado só na empresa. Você pode utilizá-lo para organizar as suas tarefas do lar, os seus planos de viagens, as prioridades de seus estudos.
Por se moldar conforme os objetivos de cada usuário, o Trello pode ser tanto usado por um só indivíduo como para trabalhos em equipe.
Disponível em português, o Trello é uma ferramenta colaborativa que organiza projetos em quadros (boards), em que são inseridas listas de tarefas a serem seguidas individualmente ou em equipe. Cada lista recebe cartões (cards) com descrições, prazos determinados e objetivos a serem concluídos.
Os boards podem ser compartilhados com qualquer pessoa com cadastro no Trello, e é possível adicionar múltiplos usuários aos cartões. Marcar alguém em um card não só significa determinar que aquele membro da equipe está responsável pela tarefa em questão, como também faz com que todas as demais pessoas do quadro estejam cientes do que cada um está trabalhando no momento.
O Trello conta também com um sistema de etiquetas com cores. Dessa forma, além de ajudar a categorizar atividades, o recurso facilita a filtragem dos cartões durante buscas na plataforma. Itens urgentes podem ser sinalizados com a cor vermelha, e tarefas em andamento podem ser marcadas de amarelo, por exemplo.
Como utilizar o Trello?
1- Assine a ferramenta: como fazer sign up no Trello:
Acesse o site https://trello.com/. O Trello pode ser usado gratuitamente, só existe cobrança se você fizer um upgrade no seu plano gratuito para o Business Class ou para o Enterprise. No entanto, o plano Free do Trello já é bastante completo. No site, preencha seus dados ou use uma conta do Google para se cadastrar.
2- Crie seu primeiro quadro:
Depois de se cadastrar, clique em “ir para seus quadros”, mesmo não tendo criado nenhum ainda. Nessa etapa você poderá criar quadros pessoais, que só você vê, ou quadros para seu time. O quadro para time, oferecem mais funcionalidades. Para criar um quadro para sua equipe, clique em “Novo quadro”, abaixo de “Meu time”.
Coloque um nome no seu quadro, clique no canto superior esquerdo, onde está escrito “Novo quadro”. Escreva o nome que deseja dar a ele no campo que aparece e clique em “Renomear”, no botão verde.
3- Adicione membros
Enfim, próximo ao logotipo do Trello, existe um ícone para adicionar membros ao seu quadro, clique nesse ícone para abrir uma janela como esta, para convidar novos membros. Preencha os campos com o e-mail da pessoa que quer incluir como membro e inclua uma mensagem explicando do que se trata. Existe a possibilidade de enviar links, também, para convidar membros. Basta copiar e colar o link e compartilhar com quem deseja que integre seu quadro.
As demais funcionalidades podem ser acessadas de forma intuitiva, o Trello é uma ferramenta fácil de ser manuseada.
Um dos diferenciais do Trello é que ele é muito visual, sendo que os cartões são fáceis de localizar (ainda mais quando catalogados pelas etiquetas coloridas) e separados nas colunas por assuntos. Por mais que outros serviços sejam interessantes para criar listas e checklists, eles não oferecem as mesmas possibilidades que o Trello é capaz de proporcionar, principalmente no quesito de versatilidade.
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Até logo!