Pular para o conteúdo
Blog User onboarding: aproveite o melhor deste sistema

User onboarding: aproveite o melhor deste sistema

 Apesar de ser um termo muito utilizado no mundo do software, o “User Onboarding” tem definições variadas. Existem pessoas que afirmam que o termo significa ensinar novos usuários, outros que é indistinguível da experiência do usuário, enquanto outros imaginam que seja apenas um toque de tela ou um rápido tour pelo produto. Leia esse artigo e tire suas conclusões!

Aqui você encontrará: 

  • O que é “user onboarding”?
  •  Quais os benefícios do “user onboarding”?
  • ROI de “user onboarding”
  • 3 Princípios do “user Onboarding” 
  • O que torna um “user onboarding” excelente?

O que é “user onboarding”?

 Em resumo,  o “user onboarding” é o sistema que orienta ativamente os usuários a encontrar um novo valor em seu produto.

     Esta definição está pautada nos seguintes argumentos:

  • Ela reconhece que a novidade de mercado user onboarding se estende por todo o ciclo de vida do usuário. Ele começa antes mesmo de um usuário se cadastrar e se estende além do ponto de uma compra efetivamente realizada.
  • Esta ferramenta de onboarding vai muito além de mostrar aos usuários como usar seu produto. Para tornar os usuários bem-sucedidos, você também precisa mostrar por que o seu produto é necessário, e dar a ajuda de que precisam para encontrar valor no que estão adquirindo.

     Para aplicar esses princípios de forma efetiva, você precisa de muito mais do que apenas uma ótima experiência do usuário ou um tour pelo produto. Ou seja, você precisa entender seu cliente e incentivá-lo a dar os próximos passos apropriados.

 Quais os benefícios do “user onboarding”?

   É quase impossível seguir o funil de vendas sem ter um “onboarding” nítido, que ajude o usuário a entender como funciona o produto. Tenha em mente que um produto que não ajuda o usuário a entender para que ele serve possui um engajamento super baixo. Essa máxima vale tanto para produtos físicos quanto digitais. Dessa forma, crescer de forma sustentável e escalável é um dos principais benefícios do “user onboarding”. 

ROI de “user onboarding”

  Outro benefício é o retorno financeiro, trabalhar com o “onboarding” ajuda o usuário nos seus primeiros passos e aumenta a probabilidade dele adquirir seu produto.

  Mas é na retenção que as coisas ficam realmente interessantes. Ao comparar os primeiros 60 dias de clientes com percepção ruim de integração àqueles com percepções positivas, os clientes com percepção positiva têm uma queda muito menor nos primeiros 21 dias. Esse resultado é em consequência de um bom onboarding que englobe o valor de um produto com um cliente ou, no mínimo, amenize as derrapadas que seu cliente vai dar ao começar a usar o produto. Principalmente para ele ou ela começar a ver o valor, e com isso acelerar significativamente sua jornada.

3 Princípios do “user Onboarding” 

Agora que você já conhece os benefícios do “user onboarding”, irei te apresentar os seus princípios. Esses princípios vão ajudar você na tomada de decisão. 

1. Obsessão pelo Onboarding

Basicamente é a obsessão por facilitar a vida do usuário e ajudá-lo nos primeiros passos usando seu produto. Seja obcecado por ajudar o usuário a dar seus primeiros passos de forma autônoma, sem alguém ajudando. Se o usuário não conseguir entrar no seu software ou dar os primeiros passos no seu produto por si mesmo, dificilmente ele irá se engajar.

2. Onboarding não é uma métrica, é um resultado

Você deve coletar quantos usuários estão entrando, qual a taxa de abandono, onde é o “gargalo” do nosso produto, se houver. Tudo isso obviamente é muito importante. A questão aqui é a métrica, é a consequência de um trabalho. Se você seguir o primeiro princípio (obsessão pelo usuário), provavelmente isso terá um resultado direto no resultado. 

3. Onboarding deve ser um processo contínuo para o negócio

  Tudo começa e se mantém com a mentalidade que Onboarding é um processo contínuo. Sendo assim, qualquer coisa que você olha, pode ser olhada com a ótica do Onboarding. Isso ajuda o usuário? Dentro da jornada em que ele se encontra, esse momento está nítido? Se pararmos de olhar para a jornada do usuário, o que era simples torna-se complexo. Isso está muito ligado a mentalidade do “day one”, todo o dia é como se fosse o seu primeiro dia tentando ajudar o usuário.

O que torna um “user onboarding” excelente?

Em primeiro lugar tenha em mente que ao trabalhar na experiência de “user onboarding” do seu produto você precisar criar algo único. Independentemente de como você constrói suas necessidades de integração, deve ter nítido o que está resolvendo, para quem está resolvendo e que valor agregará à mesa.

  Em segundo lugar, o que funciona para a empresa concorrente pode não funcionar para a sua empresa e produto. Reserve um tempo e faça sua pesquisa para conhecer melhor as necessidades do seu público e as facilidades que seu produto pode oferecer.

Fonte: UX Collective

  Gostou das dicas? Você encontrará outras no nosso blog e seção de materiais ricos, tudo feito para você. Aproveite! 

Marcações: