Pular para o conteúdo
Blog 5 Profissões em alta com o avanço da IA

5 Profissões em alta com o avanço da IA

Com o avanço da inteligência artificial (IA), que de algum modo vem dominando o ambiente digital e profissional, vemos o avanço a grande oportunidade de criar novas profissões e de se especializar em outras que logo também estarão em alta.

A ascensão da IA, não trouxe apenas a eliminação e substituição de algumas profissões, e sim a criação de novas outras profissões que serão promissoras e estabelecerá um novo caminho no mercado tecnológico e digital.

Portanto, mesmo com o crescimento e a distribuição de novas profissões, é preciso a prontidão de alguns profissionais para se adaptar à nova realidade.

  1. Cientista de Dados
  2. Engenheiro de machine learning
  3. Desenvolvedor de Chatbots
  4. Consultores de Transformação Digital
  5. Analista de Cibersegurança de IA
  6. Especialista em Ética de IA
  7. Engenheiro de Inteligência Artificial em Saúde

Dessa forma, trouxemos para você, amigo leitor, algumas profissões para você já começar a praticar e quem sabe crescer em um novo setor.

1. Cientista de Dados

Um Cientista de Dados é um profissional qualificado e especializado em extrair conhecimentos valiosos a partir de grandes volumes de dados, usando uma combinação de habilidades em estatísticas, programação, análise de dados e conhecimento de domínio específico. Começando pela coleta e limpeza de dados, eles identificam padrões e tendências usando métodos estatísticos avançados. Além disso, os Cientistas de Dados também projetam modelos de Machine Learning, permitindo que sistemas aprendam com dados e façam previsões ou tomem decisões. Sua capacidade de criar visualizações de dados claras e comunicar resultados complexos é muito importante para orientar decisões estratégicas. Em resumo, os Cientistas de Dados são os detetives do mundo digital, traduzindo dados em conhecimento e impulsionando a inovação e o sucesso empresarial.

2. Engenheiro de machine learning

Um Engenheiro de Machine Learning é um profissional especializado em projetar, desenvolver e implementar algoritmos e modelos de aprendizado de máquina para resolver problemas e extrair dados. Eles desempenham um papel importante na criação de sistemas que podem aprender e melhorar a partir dos dados, permitindo a automação de tarefas, previsões mais precisas e tomada de decisões.

Com o aumento da quantidade de dados e a busca por automação e eficiência, a demanda por Engenheiros de Machine Learning tem crescido proporcionalmente. Eles geralmente possuem formação em áreas como Ciência da Computação, Engenharia de Software, Matemática, Estatística ou campos relacionados. Além de habilidades técnicas sólidas, a capacidade de experimentação, resolução de problemas e comunicação são essenciais nessa função.

3. Desenvolvedores de Chatbots IA

Desenvolvedores de chatbots são profissionais especializados na criação, implementação e manutenção de chatbots, que são programas de computador projetados para interagir com seres humanos de maneira semelhante a uma conversa. Além disso, é uma estratégia muito utilizada pelas empresas que desejam uma comunicação diferenciada no digital. Essas interações podem ocorrer em plataformas de mensagens, sites, aplicativos móveis ou outros canais de comunicação.

Dessa forma, podemos ver o quanto os chatbots estão se tornando cada vez mais comuns em várias indústrias, desde atendimento ao cliente e comércio eletrônico até saúde e educação. Portanto, a capacidade de criar interações humanas naturais e eficazes com chatbots requer uma combinação de habilidades técnicas, compreensão de linguagem humana e conhecimento do setor específico. 

4. Consultores de Transformação Digital

Os Consultores de Transformação Digital são profissionais especializados em orientar organizações através de processos de mudança significativa e adoção de tecnologias digitais para melhorar seus processos, estratégias e modelos de negócios. Além disso, eles são importantes para ajudar as empresas a se adaptarem e tirarem o máximo proveito das oportunidades proporcionadas no meio digital.

No entanto, os consultores de transformação digital possuem uma combinação de habilidades técnicas e conhecimento de negócios. Eles frequentemente têm formação em áreas como Administração de Empresas, Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação ou áreas relacionadas. Além disso, eles precisam ter excelentes habilidades de comunicação, empatia e a capacidade de se adaptar por ambientes complexos de negócios para orientar com sucesso as empresas no caminho da transformação digital.

5. Analista de Cibersegurança de IA

O Analista de Cibersegurança de IA é um profissional especializado em proteger sistemas de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina contra ameaças cibernéticas. Com a crescente adoção de tecnologias de IA, os riscos relacionados à cibersegurança também aumentam, e é aí que entra o papel muito importante do Analista de Cibersegurança de IA.

De acordo com os sistemas de IA e os novos desafios de segurança que eles apresentam, os Analistas de Cibersegurança de IA geralmente têm uma base sólida em segurança cibernética e também compreendem os princípios de IA. Eles podem possuir formação em Ciência da Computação, Engenharia de Software, Segurança da Informação ou áreas relacionadas.

6. Especialista em Ética de IA

O Especialista em Ética de IA é um profissional que se concentra em garantir que o desenvolvimento, implantação e uso da inteligência artificial (IA) sejam éticos, responsáveis e alinhados com os valores humanos. À medida que a IA cresce, surge a necessidade de garantir que suas aplicações não apenas sejam eficazes, mas também respeitem princípios éticos e direitos fundamentais.

No entanto, eles geralmente possuem uma combinação de conhecimento em ética, direitos humanos e inteligência artificial. Sua formação pode variar, incluindo Ética aplicada, Filosofia, Ciência da Computação, Direito, Sociologia ou outras áreas afins. Habilidades de comunicação, pensamento ético crítico e a capacidade de influenciar e colaborar com equipes técnicas são essenciais para esse papel. Com a crescente conscientização sobre a importância da ética na IA, esses profissionais desempenham um papel muito importante na criação de tecnologias responsáveis e alinhadas com os valores humanos.

7. Engenheiro de Inteligência Artificial em Saúde

Um Engenheiro de Inteligência Artificial em Saúde é o que aplica técnicas de IA e aprendizado de máquina para melhorar a eficiência, a precisão e os resultados nos cuidados de saúde. Eles desempenham um papel importante na transformação do setor de saúde, aproveitando as capacidades da IA para otimizar diagnósticos, tratamentos e gestão de informações médicas.

Entretanto, eles geralmente têm formação em Ciência da Computação, Engenharia Biomédica, Medicina ou áreas relacionadas. Além disso, com o conhecimento em IA e aprendizado de máquina, eles precisam entender profundamente os desafios e regulamentações específicas do setor de saúde.

Com as mudanças tecnológicas, o cenário atual segue em constante alterações também. Esteja adepto a essas mudanças e adapte aos novos cenários que estão por vir.

Quer aprender mais e ficar por dentro de todas as estratégias de marketing?
Assista também nossos episódios de podcast:

Para mais episódios, acesse: 

AmplificaCast

Gostou do conteúdo? Que tal agendar uma reunião??
Fale com o nosso time comercial e conheça nossos serviços de marketing para a comunicação interna da sua empresa.

Clique aqui para agendar uma reunião!