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Fenômeno Barbie: Estratégias poderosas de Marketing

O universo da Barbie, há mais de 60 anos vem cativando várias crianças e adultos, com faixas etárias indiscutíveis. E com a chegada do Filme Barbie, o marketing envolvendo essa boneca repercutiu mundialmente, alcançando não somente segmentos de roupas, ou brinquedos, mas também de comida, e empresas de doces mais variados.

Barbie

O marketing envolvendo essa boneca – tão antiga, mas também, tão nova – começou em 2022, na qual a empresa buscou fazer referências sobre a boneca e postar a Barbie em seu carro conversível nas redes sociais. Dessa forma, causando em milhares de fãs uma urgência em saber o que estaria por vir.

Esse envolvimento não acabou por aí. Muitos internautas puderam divulgar o filme da bonequinha, utilizando um aplicativo, que possibilita a criação de uma imagem, onde dizia que aquela pessoa era uma Barbie. Esse empreendimento foi um sucesso e todos dias uma Barbie surgia nas redes sociais.

O marketing de antecipação foi usado claramente nessa estratégia para viralizar a boneca e antecipar o filme. No entanto, para replicar essa estratégia em seu negócio, não é tão simples assim, e você vai entender mais neste artigo.

Barbie: Tudo cor-de-rosa

Barbie

Após essa antecipação de marketing do nosso mundo cor-de-rosa, o mundo literalmente ficou cor-de-rosa. Além disso, muitos internautas que um dia brincaram de Barbie (até mesmo as que nunca tiveram uma), repercutiram com a cor em suas redes sociais e no seu dia a dia.

Essa repercussão se dá pela psicologia, em entender que ninguém quer ficar de fora das modas e do que realmente está bombando na internet. Essa estratégia capta o máximo de pessoas, pois nenhuma delas (mesmo que nunca gostaram de Barbie, ou de rosa), querem ficar de fora. Portanto, essa estratégia se dá pelo fato de muitas pessoas desejarem ser aceitas e fazer parte de um grupo de pessoas. 

As redes sociais repercutiram essa cor. Em todos os lugares você encontrava a cor-de-rosa. Em todas as lojas de roupas, a máxima era a cor rosa. O mundo repercutiu de tal forma que até mesmo o pôr-do-sol rosa não ficou de rosa do marketing fenomenal da Barbie.

Fenômeno de engajamento

O marketing de antecipação não foi a única estratégia de marketing que o filme Barbie utilizou. Entretanto, o filme utilizou estratégias com as redes sociais que causaram esse fenômeno.

Muitos engajamentos foram calculados na internet, ultrapassando mais de 1 milhão de post nas redes sociais com a #Barbie. Esse engajamento foi fundamental para fazer desse filme um fenômeno mundial. Além disso, é preciso entender que a boneca tem mais de 60 anos, ou seja, o público alcançado por ela não seria apenas as crianças, e sim, adultos e idosos que um dia tiveram a oportunidade de brincar e ter uma Barbie.

Esse fenômeno alcançou diversas pessoas mundialmente por esse fato. Além disso, como foi dito anteriormente, as pessoas querem ser acolhidas e fazerem parte de grupos, elas querem se sentirem incluídas e não querem perder o ‘time’ de estar nas estatísticas do fenômeno Barbie.

No entanto, além do compartilhamento espontâneo de muitos internautas, não podemos nos esquecer das mídias pagas pela empresa do filme Barbie.  Foram gastos mais de US$ 100 milhões para utilização de mídias pagas e o patrocínio do filme.

Nostalgia Barbie

Não é apenas um filme para crianças sobre uma boneca, é isso um fenômeno mundial que traz uma parcela de nostalgia sobre a infância de muitos adultos dos dias de hoje.

O filme Barbie trouxe consigo um sentimento nostálgico para muitas pessoas que correram para as bilheterias e encheram os cinemas com looks cor-de-rosa.

E a nostalgia não para por aí, o filme Barbie trouxe também a sensibilidade de muitos adultos de serem crianças por um momento com doces, roupas, brinquedos e outros segmentos. Esse foi um foco primordial da divulgação do filme.

Licenciamento da marca

Barbie

O licenciamento da marca foi outra repercussão na estreia do filme. Uma estratégia de ganhos de mão dupla, todos ganharam. A Mattel (empresa fabricante da boneca Barbie e dona da marca), possibilitou que diversas marcas criassem produtos especiais com o foco na marca Barbie e em sua divulgação.

O Burger King, Magazine Luiza e Casas Bahia foram algumas empresas que não ficaram de fora dessa oportunidade. Além disso, essas empresas lucram e levam para público um produto personalizado e especial com o tema do filme em alta.

O licenciamento foi uma estratégia excepcional para o faturamento de ambas as marcas envolvidas, e é claro, o auge do engajamento e o marketing do filme.

Como replicar a estratégia na sua empresa

Diante dessas estratégias, a questão que fica é: como aplicar essas técnicas em seu negócio?

No entanto, pensando sobre a estratégia de antecipação é bem difícil implementar em qualquer negócio. Pois a boneca Barbie é reconhecida há anos e realizar essa estratégia foi genial para relembrar de algo que já era requisitada.

Ou seja, você precisa pensar e analisar bem essa estratégia para utilizar, dessa forma, evitando perda de dinheiro. Além disso, você precisa elaborar suas estratégias antecipadamente para estimar o gasto necessário para a divulgação.

Mas, caso essa estratégia de antecipação não seja seu foco, você pode investir em outras estratégias, como o filme da Barbie utilizou e se deu muito bem.

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